A pesca esportiva é um dos esportes mais acessíveis que existem. Não importa a idade, a situação financeira ou a forma física, todos podem facilmente participar.

O que muitos não acreditam e não levam a sério é que, sim, esse hobby oferece vantagens incríveis para a saúde. Por isso, separamos 9 dos principais benefícios que essa modalidade de esporte pode trazer. Fique com a gente e confira!

1. Promove um exercício contínuo 

Ao contrário do que muitos pensam, a pesca pode ser um bom exercício físico. Seja caminhando, andando de bicicleta ou remando (caso esteja em um barco) para vasculhar os melhores locais no lago ou no rio, arremessando iscas ou se movimentando durante muitas horas… Tudo isso pode fazer com que você acabe realizando um bom exercício aeróbico.

Os movimentos serão mais intensos caso a opção seja pela modalidade da pesca com mosca (fly fishing) — tipo específico de pescaria em que se usa uma mosca artificial e uma linha ponderada. Nesse tipo de pescaria, a movimentação terá de ser mais ágil e vigorosa, fazendo com que o corpo tenha que trabalhar mais.

É claro que a pesca não é o tipo adequado de exercício para perda de peso, mas, com certeza, sua saúde cardiovascular sairá no lucro.

2. Oferece movimentos de baixo impacto

Exercícios muito intensos têm os seus benefícios, indiscutivelmente. Entretanto, a corrida, por exemplo, pode comprometer as articulações, uma vez que o impacto com o solo é muito grande. Ao contrário, a movimentação realizada durante a pesca é muito mais suave e, dessa forma, você não corre esse risco. 

Para quem deseja sair do sedentarismo e iniciar a prática de atividade física, há algumas restrições quanto a exercícios mais intensos. A pesca pode ser uma ótima opção. Através desse esporte, consegue-se fortalecimento muscular, flexibilidade, além de melhora na respiração e na postura.

3. Ajuda a descontrair

O dia a dia é muito veloz e faz com que nossa mente fique a mil. A pesca esportiva pode ajudar nesse sentido: estar em contato com a natureza num lugar calmo, desconectado dos computadores e celulares, faz com que o seu cérebro se permita desligar um pouco dos problemas e compromissos.

Momentos como esse são fundamentais para a saúde mental, uma vez que virtudes como a paciência e a tranquilidade passam a ser constantemente exercitadas.

4. Melhora a destreza

À medida que envelhecemos, nossas habilidades motoras vão se deteriorando. A pesca esportiva pode auxiliar a manter essas habilidades, afinal, ela envolve uma série de movimentos pequenos e complexos que podem ajudar a melhorar a destreza e a agilidade dos movimentos.

Além disso, a pesca também faz com que movimentemos músculos que não estamos tão habituados a mover, tais como os das costas e alguns dos braços.

5. Proporciona bons momentos e diversão

Tudo o que fazemos e que nos proporciona prazer pode trazer benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente. Assim, tirar um tempo da rotina estressante para se dedicar a uma atividade que gera bem-estar, com certeza, trará mais qualidade de vida.

A pesca esportiva também é uma boa oportunidade para momentos agradáveis em família e até para fazer novos amigos. Essa interação aumenta o divertimento e proporciona ótimos momentos de alegria.

6. Reduz o estresse 

Devido à grande necessidade de concentração, essa prática faz com que o pescador tenha que manter o foco e esquecer dos estresses do dia a dia. Dessa forma, consegue-se oxigenar melhor o cérebro e aliviar as tensões cotidianas.

Os locais de pescaria geralmente são ambientes que passam mais calmaria e proporcionam maior bem-estar. E somente o fato de estar em um local agradável já contribui para a obtenção de um estilo de vida mais relaxado.

7. Aumenta o contato com a natureza

A pesca, seja no rio, no mar ou em pesqueiros coloca a pessoa em contato com o verde, com o vento, com o som da água, com o sol. E isso proporciona diversos benefícios para a saúde.

O ar mais puro, por exemplo, contribui para o bom funcionamento dos pulmões e o sol, na medida certa, beneficia o corpo, inclusive com a vitamina D. Já o som tranquilo da natureza colabora com a concentração e tranquilidade.

Além desse contato, a pescaria aumenta a possibilidade de se aprender mais sobre a natureza, como as espécies de peixe e seus habitats, as características dos animais aquáticos e os tipos de vegetação. Tudo isso entre vários outros benefícios.

8. Melhora a concentração

Ao praticar essa atividade, a pessoa aumenta, e muito, sua concentração, pois o processo assim exige. 

Concentrar-se é muito necessário no momento em que se espera o peixe morder a isca. Por isso, é importante ficar atento a cada movimento, desde os mais bruscos até aqueles bem suaves e difíceis de serem percebidos.

Com isso, o cérebro se desliga de vários outros assuntos e mantém sua atenção no que está acontecendo ali. Assim, você está treinando a mente e fazendo com que, ao voltar à rotina, consiga enxergar as situações de forma diferente, solucionando mais facilmente os problemas.

9. Melhora a autoconfiança

Os pescadores, além de conseguirem vários benefícios para a saúde, adquirem, também, maior confiança. No momento da pescaria, várias habilidades vão sendo melhoradas e o desejo de se aprimorar aumenta. Consequentemente, são criadas metas individuais, o que leva a pessoa a querer se superar cada vez mais.

Durante a prática, essas habilidades vão aumentando e, quando se consegue tirar o tão esperado peixe da água, o pescador se sente um verdadeiro campeão. A autoconfiança é aumentada, favorecendo que, no dia a dia, a pessoa esteja com boa autoestima e consiga enfrentar melhor as dificuldades.

Frente a isso, fica claro que a pesca esportiva possui uma série de benefícios para a nossa saúde. Da saúde mental à saúde física, ela traz vantagens a curto e longo prazo. Sem esquecer, é claro, dos benefícios trazidos pelo contato com a natureza, o desenvolvimento das habilidades esportivas e a socialização que essa prática proporciona.

E você? Já pratica a pesca esportiva? Agora que você já aprendeu sobre os benefícios desse esporte, aproveite e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades. Estamos no FacebookInstagramTwitter e YouTube!