Sentar no barco em um rio, lago ou lagoa, curtir a paz do silêncio e pescar alguns peixes em uma manhã ou tarde tranquila. Essa é a definição da pesca esportiva, uma arte que necessita de uma série de equipamentos para que a prática seja realizada corretamente.

Se você deseja entrar neste universo e não sabe por onde começar, confira 17 equipamentos para pesca esportiva que são fundamentais para que você consiga iniciar nesse esporte. Saiba mais!

Utensílios

São todos os equipamentos utilizados para a pesca propriamente dita. Confira, a seguir, quais são os essenciais.

1. Varas

Item principal e mais conhecido dos equipamentos para pesca esportiva, a vara é parte fundamental na prática da pesca. Também conhecida como caniço, ela pode ser feita de diversos materiais, como bambu, nylon, carbono, metal, entre outros,  cada uma com as suas especificidades (menor peso, maior resistência, maior maleabilidade) e voltada para um tipo específico de pesca.

Para quem está começando, é indicado que as varas tenham de 1,90 m a 2,10 m de comprimento, com um molinete simples. Esse acessório será essencial para auxiliar o pescador iniciante a direcionar a isca no momento do arremesso.

equipamentos pesca esportiva
As varas podem ser feitas de diversos materiais e são importantes para direcionar a isca durante a pesca.

Geralmente, uma vara de pesca telescópica ou uma simples de bambu, como as encontradas em pesque e pague, conseguem suportar peixes de até 15 quilos.

Os modelos mais conhecidos, disponíveis no mercado, são fabricados com esses materiais: fibra de vidro, bambu, carbono e metal. As varas de grafite e carbono são, atualmente, as preferidas pela maioria dos praticantes de pesca esportiva, por serem leves, eficientes e muito resistentes (se tornando, assim, mais econômicas).

2. Carretilhas e molinetes

As carretilhas e molinetes são alguns dos equipamentos de pesca esportiva mais usados. O molinete é responsável por enrolar e armazenar a linha, bem como puxá-la e lançá-la. Oferece mais maleabilidade na hora de manejar e, principalmente, recolher o peixe do mar.

Também são classificados de acordo com seu peso, sendo conhecidos como: ultraleve, leve, médio e pesado.

A carretilha é semelhante ao molinete, porém, tem maior capacidade de armazenamento de linha e não tem risco de retorcê-la. Muitos pescadores dizem que as carretilhas são responsáveis por lançamentos mais longos.

Porém, pescadores iniciantes devem prestar atenção nas cabeleiras, o ato das linhas se embolarem a cada lançamento mal realizado.

3. Iscas

Usadas para atrair o peixe, podem ser naturais ou artificiais. As artificiais são as mais usadas por não serem perecíveis, feitas normalmente de chumbo ou estanho. Há ainda a opção do Popper, uma espécie de isca que faz um estalo na água para chamar atenção dos peixes.

Para alguns tipos de peixes, há outras iscas artificiais mais eficientes como, por exemplo, o tipo Spinner, que simula um crustáceo se debatendo ou fugindo, o Twitch Bait, que é uma isca de superfície, Buzz Bait, que produz zumbido na água, e o tipo Rattlin, que é uma isca de profundidade.

A escolha vai depender do seu objetivo no dia da pesca.

4. Boias

As boias são essenciais para a prática, sendo responsáveis pela estabilidade da isca dentro d’água. Isso porque esses itens mantêm as iscas a uma certa altura, não deixando que elas afundem. Para quem conhece os hábitos dos peixes da região, é fácil regulá-las em uma altura que facilite a pesca.

Existem diferentes tipos de boia e, assim como outros equipamentos, cada uma possui uma utilidade específica.

5. Anzóis

Os anzóis são equipamentos de pesca essenciais, pois são onde são fixadas as iscas. Possuem vários tamanhos e modelos diferentes no mercado, e cada um é designado para o tipo de peixe que se pretende pescar. Por isso, é importante manter uma coleção com os mais variados.

Para fisgar peixes maiores, será necessário utilizar um anzol de 7 cm, por exemplo, desenvolvido especificamente para a prática.

Os anzóis podem ser classificados da seguinte maneira (de acordo com seu tamanho):

  • pequeno: 1 ao 20, onde o 20 é o menor tamanho;
  • médio: 1/0, 2/0, 3/0, 4/0 e 5/0;
  • grande: 6/0, 7/0, 8/0, 9/0 e 10/0.

6. Chumbos

As chumbadas possuem utilidades muito específicas na prática, sendo responsáveis pela estabilidade entre o molinete, a linha e o anzol. Também são utilizadas para aumentar o arremesso entre o pescador e o ponto em que se pretende pescar.

Em resumo, os chumbos são necessários para ajudar no momento do arremesso, no afundamento do anzol com a isca, sendo um grande aliado dos pescadores iniciantes.

Existem diversos modelos de chumbos e cada um foi desenvolvido para um determinado tipo de pesca. Os mais encontrados são Garra, Carambola e Pirâmide.

equipamentos pesca esportiva
Ao utilizar o chumbo, o pescador direciona o arremesso e mantém a isca no fundo.

7. Linhas

Item imprescindível para a pesca, a linha é também classificada de acordo com seu peso e é ela que orienta as demais escolhas para o resto dos equipamentos: linhas mais pesadas, ou seja, que aguentam peixes maiores, exigem produtos mais resistentes. Linhas mais leves podem utilizar equipamentos menos robustos.

São fabricadas em nylon e sua classificação é realizada de acordo com a espessura em milímetros. Ao procurar no mercado, as linhas são classificadas da seguinte maneira: 0,10, 0,20, 0,40, 0,60, 0,80 e 1,00 mm.

Acessórios

Além dos utensílios para capturar o peixe, é recomendado que todo pescador tenha outro acessórios à mão. Eles podem ajudar no manejo e facilitar sua pescaria.

8. Caixa térmica

Caixas térmicas de pesca são equipamentos muito úteis: você pode passar o dia pescando e acabar precisando de uma para armazenar os peixes, as iscas naturais, e também água, comidas e bebidas que você vai consumir durante o dia. 

Escolha uma de tamanho adequado às suas necessidades, e não se esqueça de considerar o peso, já que você terá que transportá-la durante algum tempo. 

Importante: caso esteja levando alimento e bebida, não se esqueça de recolher seu lixo para descartar no local correto. Preserve a natureza!

9. Maleta 

A organização é um fator essencial para todo pescador. Além de facilitar a pescaria, que muitas vezes exige rapidez nas ações e no raciocínio, também evita que ocorram acidentes, já que muitos dos equipamentos são cortantes ou perfurantes.

Para isso, é recomendado que se tenha uma maleta de pesca. Hoje, é fácil encontrar modelos com divisórias para arrumar anzóis, garateias, iscas e chumbos de forma simples. 

Se você carrega muita tralha, utilize uma maleta articulada. Quando abertos, esses modelos formam andares e possibilitam a concentração de mais itens em um pequeno espaço. 

equipamentos pesca esportiva

10. Garra

O uso da garra é indispensável para o manejo dos peixes, principalmente as espécies que apresentam dentes e ferrões. Assim, você evita o contato direto com animal e diminui o risco de acidentes.

Alguns tipos de garra têm balança, fazendo com o que o pescador saiba o peso do peixe ao tirá-lo da água. 

11. Alicate

Muitas pessoas confundem esse utensílio com a garra de pesca, porém ambos têm funções diferentes. Ao contrário do item anterior, o alicate pode servir para tirar anzol da boca dos peixes ou para manipular aço, linha e outros materiais comuns na pesca.

Os melhores modelos são os que possuem bico multiuso. As ranhuras facilitam na dobra de materiais mais resistentes e o biquinho ajuda a abrir as argolas para trocar anzóis e garateias de iscas artificiais.

12. Passaguá 

Também chamado de puçá, jereré, landuá ou simplesmente coador, o passaguá facilita o trabalho do pescador ao recolher peixes que estão perto da margem ou da lateral do barco.

Dica: antes de comprar um passaguá, considere o tamanho dos peixes que você pretende pescar. Outra opção é fazer seu próprio acessório com materiais improvisados e pedaços de rede. 

Vestimenta e proteção

Na hora de pescar, estar protegido é tão importante quanto ter os equipamentos corretos. Confira os itens que não podem faltar para uma pescaria mais saudável!

13. Chapéu ou boné

O chapéu ou boné, tal como as roupas específicas, é importantíssimo para a proteção do pescador. Ele impedirá que a cabeça fique exposta à insolação durante o dia e também evita dores de cabeça provenientes do calor, e que os raios solares agridam a pele.

O acessório precisa ser confortável, pois chapéus muito apertados podem causar desconforto. Procure por modelos desenvolvidos especificamente para pescadores, que são facilmente encontrados em lojas especializadas.

equipamentos pesca esportiva
Proteja a cabeça com um chapéu ou boné de pesca.

14. Protetor solar

Junto com os dois itens anteriores, o protetor solar faz o conjunto completo de proteção ao pescador, que ficará exposto aos raios ultravioletas a manhã e/ou a tarde inteira. Utilize sempre os de maior fator de proteção, para evitar danos prolongados.

15. Óculos de sol 

Uma pesquisa realizada pelo Ibope recentemente revelou que apenas 30% das pessoas se preocupam com os danos que a exposição excessiva ao Sol pode causar aos olhos. 

Para os pescadores, o cuidado deve ser redobrado, já que costumam ficar durante horas debaixo da luz solar, constantemente expostos aos raios ultravioleta. Sem a proteção adequada, isso pode gerar doenças como fotoceratite, pterígio,  degeneração macular e até catarata.

Sempre que for pescar, lembre-se de usar óculos de Sol com lentes com proteção UV, que bloqueiam o efeito da luminosidade e oferecem mais conforto durante a captura.

16. Máscara 

O rosto é uma das partes do corpo mais afetadas pelo Sol durante a pesca e, sem proteção, pode sofrer queimaduras e insolação, que por sua vez podem gerar doenças relacionadas à pele.

A utilização de máscara é a solução ideal. Além de bloquear os efeitos do Sol, essa vestimenta impede que mosquitos e outros insetos pousem no seu rosto. 

17. Roupas específicas

Como você passará o dia pescando, é preciso ter em mente que o uso de roupas de pesca específicas é fundamental para a prevenção de insolação e doenças. 

Opte por camisas com proteção ultravioleta, feitas para pesca esportiva, para evitar que os raios solares agridam sua pele a longo prazo, podendo causar envelhecimento precoce e câncer de pele.

Além disso, camisas produzidas para este fim costumam ter tecido dry fit, que impede que você fique com aquela sensação de “úmido” devido ao suor ao longo de um dia quente de pesca, além de ajudar no controle da temperatura corporal.

Os equipamentos de pesca podem parecer muitos, mas cada um tem uma função importante dentro da prática. Para ter bons resultados e capturar bons brutos, é essencial que você tenha esses itens à sua disposição.

No site da Quisty, você encontra a vestimenta adequada para a sua pescaria. Todas as peças têm proteção UV+50, são feitas com tecido dry fit, têm estampas exclusivas e são personalizáveis. Para conferir, clique no banner abaixo!

equipamentos pesca esportiva