Para quem é apaixonado por pesca esportiva, qualquer oportunidade de lançar as iscas é valiosa e deve ser aproveitada. Na hora de se dedicar à prática, porém, é preciso considerar aspectos que vão além dos preparativos e dos equipamentos necessários: os cuidados ao pescar envolvem atenção à sua saúde e ao seu bem-estar — antes e durante a atividade.

Neste post, você terá acesso a dicas importantes para preservar sua integridade e aproveitar ao máximo a experiência de pesca. Os cuidados vão certamente contribuir para que você guarde apenas boas lembranças da ocasião! Vamos lá?

1. Não negligencie o protetor solar

Se o dia que você reservou à pesca amanheceu bonito e ensolarado, ótimo! Significa que, além de estar com sorte, você também precisa redobrar seus cuidados com a exposição ao sol.

Você não deve ignorar o protetor solar sob nenhuma hipótese — ou correrá o risco de lidar com as incômodas consequências da imprudência por vários dias após a atividade.

Como a pescaria, invariavelmente, pressupõe a extensa exposição à radiação solar, abuse do protetor para evitar alergias e queimaduras. A longo prazo, a ausência de proteção adequada ocasiona o envelhecimento precoce da pele e pode resultar até em câncer.

Para garantir segurança e tranquilidade quanto à saúde da sua pele, avalie qual é o fator de proteção indicado para você — atividades esportivas geralmente demandam itens a partir de 30 FPS — e não se esqueça de aplicá-lo, pela primeira vez no dia, 30 minutos antes da exposição solar. É indicado reforçar a proteção a cada 2 horas.

2. Escolha seus trajes com atenção (e fique de olho na previsão do tempo)

Em dias de sol, os trajes mais apropriados para a pescaria são aqueles que garantem conforto e conferem uma dose extra de proteção à pele. Roupas leves, preferencialmente confeccionadas em tecidos que favorecem a transpiração, são indispensáveis!

A tecnologia dry fit, por exemplo, permite que a pele respire e atenua a desagradável sensação de “camiseta molhada” após várias horas de suor, inclusive minimizando odores.

É válido lembrar, ainda, que camisetas de mangas longas ajudam a preservar a pele, diminuindo a área exposta, e podem ser uma boa opção para os mais sensíveis à radiação solar. Chapéus e bonés também são uma boa opção para poupar o couro cabeludo.

Antes de partir, porém, ainda que o dia esteja ensolarado, cheque a previsão do tempo: baixas repentinas de temperatura ou chuvas iminentes (comuns no verão) demandam um agasalho extra.

3. Hidrate-se com constância e alimente-se corretamente

Durante o período de pescaria é comum que a expectativa de bons resultados se sobressaia às demandas do corpo. A concentração é tão intensa que os praticantes se esquecem que é preciso nutrir o corpo mesmo durante a atividade.

A hidratação correta e constante é ainda mais necessária em dias quentes: certifique-se de contar sempre com uma boa quantidade de água e, se necessário, adicione bebidas esportivas que repõem nutrientes perdidos na transpiração.

A alimentação adequada também é fundamental: em dias abafados e ensolarados, prefira comidas leves e faça refeições intervaladas. De 3 em 3 horas ingira barrinhas de cereais, sanduíches ou frutas. A rotina garantirá sua disposição durante todo o dia!

Já está planejando a sua próxima pescaria? Então não negligencie os cuidados ao pescar! As dicas contribuirão para que você tenha sempre a melhor experiência durante a atividade.

Para maximizar sua performance e conferir mais proteção à sua pele e mais conforto aos seus movimentos, não deixe de conhecer nossa sessão de camisetas. Bom divertimento!