Se dentro de casa eles já são difíceis de lidar, seu zumbido e suas picadas nos deixando irritados e incomodados, imagine ao ar livre. Numa pescaria, por exemplo. Estamos falando aqui dos terríveis insetos da família dos Culicídeos: os famosos mosquitos.

É importante repelir mosquitos não apenas pelo incômodo da coceira, mas também pelas diversas doenças que eles podem transmitir. Mas como fazer isso?

Neste post, vamos mostrar a você como se proteger das picadas dos mosquitos durante uma pescaria. Traremos os riscos das mordidas e a importância do uso de roupas adequadas para a atividade, a fim de evitar que você seja “comido” pelos mosquitos e para que curta sua pesca numa boa. Saiba que isso é possível!

Cuidado com as doenças transmitidas pelos mosquitos

Segundo dados do Ministério da Saúde, somente em 2017, cerca de 700 pessoas no Brasil morreram devido às doenças propagadas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre elas, estão a dengue, a chikungunya e a zika.

Por conta desses dados, é preciso ficar alerta ao cuidado e à proteção contra esses mosquitos, pois essa espécie de insetos oferece grande perigo se não for repelida. 

3 dicas de como repelir insetos durante a sua pescaria

1. Repelentes 

Uma das formas preventivas mais comuns de repelir mosquitos e suas picadas é com o uso de repelentes. O problema está na durabilidade do seu efeito. Conforme a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE), depois de colocar à prova a eficiência dos repelentes existentes no mercado, chegou-se às seguintes conclusões:

  • as promessas de tempo de proteção destacado nos rótulos das embalagens, muitas vezes, não condizem com o período apontado;

  • dos 11 produtos analisados, três deles feitos especialmente para crianças, quatro apontavam no rótulo um tempo maior de proteção do que os testes laboratoriais informaram;

  • todos foram considerados eficazes contra a ação dos mosquitos.

Resumindo, quando você decidir fazer a sua pescaria, apenas repelente não será suficiente. A menos que você fique repassando o produto a cada novo período após o vencimento do prazo indicado na embalagem.

2. Roupas especiais de pesca

Aquela mania de que em uma pescaria o ideal é vestir-se com suas roupas mais velhas e folgadas ainda persiste. Saiba que os pescadores habituais já estão em outro nível, e reconhecem que a evolução do material de pesca também chegou às suas vestimentas.

Agora, a pescaria pode ser um momento de estar bem vestido e protegido. O mercado oferece peças de roupas exclusivas para a atividade que evitam queimaduras do sol e picadas de mosquitos, que são produzidas com materiais altamente flexíveis e com qualidade, além de serem esteticamente bonitas

As roupas são desenvolvidas com modernos sistemas de ventilação que amenizam a sensação de calor. Os materiais utilizados possuem a capacidade de secar rapidamente e não amassar. Além de garantir conforto, também atuam de forma positiva na sensação térmica do pescador.

3. Acessórios 

A prática da pescaria leva algumas boas horas para acontecer e, por isso, é preciso estar preparado. Ficar exposto ao sol ou chuva exige o uso de acessórios específicos. Entre eles, é importante fazer uso de um bom chapéu, de um porta-vara e de luvas para retirar os peixes sem correr o risco de ferir-se. 

Então, agora que mostramos a você que em uma pescaria é possível repelir mosquitos de muitas formas e garantir seu passeio ou hobby, saiba onde encontrar todos esses produtos. 

Entre em contato conosco, acesse nossos produtos e siga nossas dicas de melhores lugares para pescar, tipos de peixes encontrados e muito mais!