Para aqueles que valorizam uma boa pescaria e encaram a atividade como um esporte que requer vigor e seriedade, a vara de pesca desponta como um instrumento primordial — muitas vezes desenvolvendo no dono até mesmo um apelo emocional.

Para assegurar uma boa experiência durante a pescaria e prolongar a vida útil do seu equipamento, é válido ficar atento a algumas orientações de conservação. Neste post, você confere os cuidados que deve ter com a sua vara. Vamos lá?

1. Não negligencie a limpeza

Após a pescaria, não deixe o cansaço ou a euforia impedirem você de limpar corretamente a sua vara. No caso de a atividade ter sido realizada em água salgada, o procedimento torna-se ainda mais necessário, pois a areia e o sal podem ocasionar a oxidação e a corrosão dos componentes do equipamento.

Para evitar o desgaste desnecessário, utilize água e sabão neutro para limpar toda a extensão da vara (os passadores e ponteiras podem requerer, também, o uso de uma pequena escova). Em seguida, deixe-a secar na sombra para prevenir manchas na pintura.

Se a sua vara contar com um cabo de cortiça, atenção redobrada: é ainda mais importante certificar-se de secá-la corretamente, evitando o estufamento do material.

2. Guarde-a em ambiente apropriado e transporte-a com segurança

Uma vez concluída a limpeza, certifique-se de armazenar sua vara de pesca em local adequado. Guarde-a sempre em posição vertical e, se possível, em suportes específicos.

Não é recomendado que sua vara seja simplesmente encostada à parede, uma vez que o material é bastante frágil e a pressão da posição pode resultar em trincas ou mesmo em quebra.

No momento de transportá-la, coloque-a em um tubo de PVC (de preferência, com possibilidade de amarrá-la), mantenha-a em posição vertical e jamais ande com a ponta da vara voltada para cima. O procedimento correto elimina impactos de manuseio e prolonga a vida útil do equipamento.

3. Faça uma revisão periódica dos componentes

Pode até soar estranho, mas fazer uma revisão geral e regular dos itens da sua vara pode evitar surpresas desagradáveis.

O enferrujamento por oxidação, por exemplo, pode ser provocado pelo ar e pela maresia. Caso você identifique o problema, use uma esponja fina de aço para remover a ferrugem.

No caso da pintura, com o passar do tempo a haste (blank) pode perder seu brilho. Para voltar a realçá-lo, é válido utilizar o polidor automotivo líquido. Se o desgaste for significativo e for preciso remover a tinta para voltar a aplicá-la posteriormente, faça uso de uma lixa d’água (sugestão: nº 400). O spray indicado é o mesmo utilizado em carros.

4. Utilize a vara de pesca adequada

Dependendo da modalidade de pesca escolhida e da espécie de peixe visada, a vara também apresenta variações para melhorar o desempenho. Além das tradicionais, produzidas com bambu, já existem modelos com fibra de vidro, fibra de carbono e ligas mistas.

De forma geral, para o caso de necessidade de fazer arremessos com precisão, as varas curtas (de até 5,6 pés) são as mais indicadas. Se a modalidade exigir ação rápida, os cabos longos são recomendados (6,6 pés).

Os cuidados com a sua vara de pescar garantem que ela seja mais efetiva durante a prática e que dure por mais tempo. Por se tratar de um artigo caro, é importante tomar os cuidados certos para garantir a diversão.

Agora que você já conferiu as dicas, pode usá-las em sua próxima pescaria. Para te ajudar a programá-la, baixe nosso e-book e veja o calendário de pesca que preparamos!