Para quem está se iniciando na pesca esportiva, é fundamental saber que trata-se de uma prática complexa, com uma série de fatores e possibilidades envolvidas. Conhecer a fundo as técnicas de pesca fará com que você obtenha mais sucesso, mesmo com as variações que possam acontecer.

Se você é um iniciante, continue a leitura até o fim e aprenda oito técnicas infalíveis que vão facilitar seu aprendizado e garantir a captura de grandes brutos!

1. Prepare-se com antecedência

Antes de arrumar seus equipamentos para sair em busca de boas capturas, analise o que quer fisgar para saber tudo o que precisa e onde encontrar o animal. É um peixe capturado em alto-mar ou em água doce? Pequeno ou grande? Envolve pesca noturna ou diurna?

Saber exatamente o que quer fará você procurar as melhores maneiras para ter sucesso. O ambiente certo, equipamentos bem escolhidos e as técnicas corretas fazem parte de uma boa pescaria.

2. Escolha os lugares certos

Esse é um fator essencial para quem está começando. Seja na pesca de pesqueiro, água doce ou água salgada, o local em que você está buscando os peixes é determinante para o sucesso (ou fracasso) da sua pescaria.

Escolher um local para pescar é muito importante para encontrar os peixes que você deseja. As diferentes espécies gostam de lugares específicos que podem variar entre águas mais limpas ou turvas, calmas e agitadas, áreas com pedras e galhos, e muitos outros fatores.

Se você deseja capturar um tipo específico de peixe, pesquise antes em quais ambientes ele pode ser encontrado. Isso é fundamental para conseguir um lugar propício para a sua pescaria. 

técnicas de pesca escolha os lugares certos
Procure pelos peixes próximos da margem.

A dica que podemos dar é procurar por peixes próximos da margem ou barrancos, especialmente se houver vegetação, galhadas ou frutinhas. É nesses locais que a maioria das espécies se abrigam contra os predadores e se alimentam — ou seja, ao lançar a isca, eles estarão prontos para fisgá-la!

A presença de aves ou outros predadores também pode indicar que aquele é o local certo.

3. Use equipamentos adequados ao tipo de pesca

Depois de saber o que deseja pescar e o lugar para isso, chega a hora de separar os equipamentos. O tipo de anzol, as iscas, a carretilha ou molinete, as varas e tudo o que você precisar deve ser definido de acordo com a pescaria.

Os equipamentos para pesca em água salgada são diferentes daqueles utilizados em água doce, por exemplo. Se a pesca for de peixes grandes, equipamentos mais resistentes são essenciais. Para não ter problemas, se assegure de ter tudo preparado antes de sair.

4. Saiba a hora certa de fisgar o peixe

Mais importante que jogar a isca é saber a hora certa de tirá-la da água. No início, o pescador não tem tanta sensibilidade e dificilmente consegue entender o momento da fisgada, porém, com o tempo, isso vai se desenvolvendo. 

técnicas de pesca saiba a hora de fisgar o peixe
Preste muita atenção ao movimento da vara de pesca!

Por isso, esteja sempre muito atento ao movimento da linha. Logo que a ponta da vara der a primeira envergada, puxe-a para que o anzol entre na  boca do peixe e você não perca. Se você perder esse momento, é muito provável que o animal fuja.

5. Regule sua carretilha/molinete

É por meio da carretilha ou molinete que você sentirá que o peixe está beliscando a isca. Esse equipamento não pode estar nem muito travado, nem muito solto, para que a linha não se rompa, ou você não perca a sensibilidade dos movimentos.

As famosas “cabeleiras” também são muito comuns entre os principiantes. Uma dica para evitá-las (caso você esteja utilizando carretilha) é colocar o dedo no carretel após o arremesso, logo que a isca tocar na água. 

6. Valorize o silêncio

O silêncio é um dos principais aliados durante a pesca. Alguns pescadores de primeira viagem ainda não entendem seu valor, e com isso, acabam espantando os peixes e se frustrando.

Portanto, uma das técnicas de pesca mais valiosas para você que está começando é justamente evitar fazer barulho. Sempre que for conversar, fale somente o necessário e em um volume mais baixo, pois os peixes são manhosos e desconfiados quando o assunto é barulho.

7. Manuseie o peixe com cuidado

Todo pescador está sujeito a sofrer acidentes de pesca, porém isso ocorre com mais frequência entre os iniciantes pela falta de conhecimento do manuseio adequado. Portanto, tenha muito cuidado ao pegar os peixes na mão.

Esses animais podem ter comportamentos imprevisíveis, e quando você menos esperar, pode acabar levando uma cabeçada, rabada, e em alguns casos, ferroada. Utilize sempre um alicate de contenção para ajudar, e segure os peixes com firmeza (sem apertar), controlando seus movimentos.

técnicas de pesca
Evite acidentes de pesca manuseando os peixes com cuidado!

Também evite deixá-los muito tempo fora d’água. Além de fazer mal para a sua saúde, eles acabam ficando mais descontrolados, podendo atingir você com mais facilidade. 

Por fim, jamais coloque os peixes perto do rosto, mesmo que for tirar uma foto. Segure-os com as mãos esticadas por alguns segundos, devolva ao seu habitat e continue a pesca.

8. Use roupas adequadas

Não poderíamos deixar de falar das roupas de pesca, que são grandes aliadas dos pescadores iniciantes. Sempre que for pescar, vista-se corretamente com peças que ofereçam proteção contra os fatores do ambiente que possam prejudicar sua saúde.

O primeiro deles são os raios ultravioleta, um tipo de radiação emitida pelo sol e que pode causar queimaduras graves e inúmeros problemas de saúde. Por isso, use um modelo com fator de proteção alto, que permita uma pescaria saudável durante horas.

Além disso, também é importante que as roupas sejam feitas de malhas flexíveis e esportivas, como os tecidos dry fit. Eles facilitam a mobilidade e o uso das técnicas de pesca, auxiliam no controle da temperatura corporal e da umidade do corpo, evitando que você tenha hipotermia e outros problemas de saúde comuns entre os pescadores.

A vestimenta completa deve incluir máscara de proteção, chapéu/boné, óculos de sol e, principalmente, camisa de pesca. Também é importante escolher uma boa calça e um calçado antiderrapante.


Na Quisty você encontra roupas de pesca de altíssima qualidade, com fator de proteção UV+50 e feitas em tecido dry fit. Clique no banner abaixo e confira nossos modelos!

técnicas de pesca