A pescaria em rios, também conhecida como pesca de barranco, é uma das modalidades de pesca existentes. Muito popular, ela pode ser praticada até por amadores, que precisam estar atentos à segurança durante a prática do esporte. O local, as águas do rio, a presença de animais, entre outros fatores, podem configurar um risco para o pescador.

Por isso, preparamos uma lista com 5 cuidados essenciais para quem deseja pescar na beira de rios. Confira!

1. Observe as irregularidades da área onde deseja pescar

A pescaria em rios geralmente ocorre em locais cujo terreno é acidentado, possui pedras, risco de desbarrancar e ainda encharcos. Tenha cuidado ao explorar a área e observe bem por onde caminha, escolhendo sempre um local seguro.

Lembre-se de que não basta ser um cantinho que pareça firme, mas sim toda a área. Afinal, a pesca, algumas vezes, exige movimentação e manobras, e se você estiver limitado a um pequeno espaço, pode cair na água, escorregar em pedras ou sofrer outros acidentes.

2. Proteja-se do sol de maneira eficaz

O sol sempre deve ser uma das preocupações do pescador, que precisa proteger a pele, os olhos e a cabeça contra a radiação. A utilização do protetor solar é importante e pode ser usado juntamente com roupas apropriadas, que façam o bloqueio dos raios ultravioletas.

Camisetas de manga longa, luvas, máscaras e bonés ou chapéus com esse tratamento no tecido devem fazer parte dos seus equipamentos. Em relação ao protetor solar, lembre-se que deve reforçá-lo a cada duas horas e aplicar em cada parte do corpo exposta. 

3. Pesquise sobre a fauna da região

Cada região escolhida para a pescaria em rios abriga uma fauna diferente. Ao escolher o próximo local para pesca, procure conhecer um pouco sobre a fauna da região. Assim, saberá quais tipos de animais poderá encontrar ali.

Essa medida de segurança te ajuda a ficar prevenido e atento para esses possíveis encontros. Também ajuda na hora de escolher a melhor altura do rio para a pesca, já que os animais nem sempre estão ao longo de todo o rio, mas podem se concentrar em alguma região específica.

4. Fique atento à agitação da água

Sempre que estiver pescando no rio observe a movimentação da água, pois ela pode denunciar a presença de animais. Mais um motivo para conhecer de antemão aqueles que ocorrem na região.

Fique ainda mais atento caso o dia esteja chuvoso ou as chuvas previstas para cidades vizinhas. A água de um rio pode subir rapidamente por causa de enxurradas e causar graves acidentes, desaparecimentos e outros imprevistos.

Tenha sempre cuidado com a correnteza e movimentação natural das águas também. Observe as medidas de segurança para se pescar em locais com correnteza, caso esteja ali a espécie de peixe que você deseja.

5. Use equipamento de segurança para pés e pernas

Nas proximidades de rios sempre estão animais como cobras e lagartos, afinal, o rio é fonte de água e de alimento para muitas espécies. O pescador deve sempre vestir calças compridas de tecido grosso e calçar botas seguras para sua pescaria em rios.

O uso de perneiras também é indicado, já que evita ainda mais as picadas de cobras e outros animas peçonhentos. A maior parte dos incidentes com esses tipos de animais ocorre até a altura dos joelhos ou nas mãos e antebraço, por isso, proteja-se.

Além de observar essas medidas, ainda é preciso ter consigo repelentes contra insetos e medicamentos para alergia a plantas ou picadas de animais. Utilizar o equipamento correto também garante o sucesso da sua pescaria em rios. Procure estar atento à sua hidratação e alimentação.

Quer continuar a conhecer o mundo da pesca para se tornar um especialista no assunto? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!