Pescar é um momento de descontração relaxante e divertido, para curtir com os amigos, com a família ou até mesmo sozinho. Entretanto, a prática exige alguns conhecimentos. 

Durante a pescaria no inverno, por exemplo, até quem possui um domínio sobre as técnicas deve se planejar levando em conta alguns aspectos como a temperatura e o comportamento dos peixes, por exemplo.

Pensando nisso, neste post, daremos algumas dicas de pescaria no frio para você se dar bem nessa estação. Confira!

1. Atente-se ao comportamento dos peixes

No período de inverno não ocorre aquela euforia dos peixes como no verão, o que dificulta pescá-los e até mesmo encontrá-los. Isso ocorre porque os peixes se adaptam à temperatura em que estão, já que são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos.

Como nessa estação a temperatura da água cai, o metabolismo do peixe também, deixando-o com as atividades corpóreas reduzidas, para que não necessite buscar tanto alimento. Dessa forma, a isca pode não ser um atrativo.

Em comparação com o período de calor, a produtividade pode ser considerada mais baixa. Contudo, isso é uma generalização. Ainda assim, é muito possível que você consiga fazer uma boa pesca.

2. Saiba como usar as iscas artificiais

No frio, alguns peixes tendem a ficar mais no fundo da água, por ser um lugar mais confortável para eles. Para a pescaria de traíra no inverno (ou outras espécies com comportamento similar), deve-se usar as iscas artificiais– como os Jigs –, que são mais lentas e, portanto, alvo fácil.

pescaria no inverno
As iscas tipo jig ajudam a trazer o peixe do fundo da água.

Preste muita atenção na isca: como o peixe está muito lento, é comum o pescador não perceber que o fisgou.

Também é possível pescar alguns peixes de água fria na superfície. O ideal, então, é ir intercalando as iscas de superfície com as que ficam no fundo da água, garantindo uma melhor performance.

3. Saiba como usar as iscas naturais

Algumas espécies de peixes ficam bastante seletivas durante essa época do ano. Uma boa forma de atraí-las é investindo em iscas naturais, sejam elas massas e ração, frutas, embutidos ou pequenos peixes.

Isso porque, ao contrário das artificiais, essas iscas devem aguçar não somente a visão do animal, mas também seu olfato e paladar. Você cria uma situação em que, mesmo selecionando suas presas, ele escolhe atacar.

Dica: leve vários tipos de iscas para que possa ir trocando durante o dia. Assim, você pode ir fazendo testes caso não fisgue o bruto de primeira.

4. Conheça lugares e peixes para a pescaria no inverno

Pescar no frio pega peixe? Depende! É preciso conhecer bem a espécie que você pretende capturar, assim como seus hábitos e os locais em que vive. 

Tenha em mente que as espécies oriundas de países frios possuem uma resistência maior quando o inverno chega, o que pode garantir uma boa jornada, principalmente para iniciantes não acostumados com o período.

Confira, logo abaixo, uma lista de peixes recomendados para a pescaria esportiva no inverno e as localidades nas quais eles se encontram:

Água doce

Estes animais se encontram em água doce e, portanto, é possível achá-los em rios, lagos e afins:

Carpa

A carpa é um dos peixes que se mantêm ativos, independentemente da época do ano. Quando a temperatura é fria, entre 15ºC e 17ºC, aumenta sua atividade, se tornando uma presa mais fácil. 

Ela pode ser encontrada em vários rios e lagos do Brasil, e recomenda-se o uso de cevas para atraí-la. Uma dica é investir na pescaria de fundo, já que é uma espécie filtradora.

Tilápia

Outro animal muito ativo durante o frio é a tilápia. Se você busca uma pesca tranquila, com varas de bambu e em pesqueiros, lagos ou pequenas represas, invista nesse peixe!

Truta

Outro peixe queridinho para o período é a truta, sendo ainda melhor se a água estiver entre 10ºC e 12ºC. Pode ser encontrada facilmente em regiões montanhosas, como em Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo. O uso de spinners pode facilitar bastante a atividade.

Tucunaré

No Sudeste e Centro-Sul, é possível aproveitar a coincidência entre o inverno e o período de vazante – perfeito para pescar o tucunaré –, sem se importar tanto com o frio.

Black Bass

Originário da América do Norte, o Black Bass é muito bem adaptado às baixas e médias temperaturas – sua introdução no território brasileiro se deu por volta das primeiras décadas do século XX. O leito dos rios é a localidade ideal para pegá-lo.

pescaria no inverno
Apesar de ser um peixe estrangeiro, o Black Bass é abundante no Brasil e ideal para pescaria no inverno.

Água salgada

Certas espécies, por outro lado, só podem ser encontradas em regiões marinhas, seja em alto-mar ou na beira da praia.

Também é fundamental frisar: atente-se para o vento sul. Ele é facilmente identificável, pois geralmente vem com mau tempo. Além disso, traz ondas sujas e deixa o mar agitado, “batendo” muito.

Suas consequências são desanimadoras, afinal, ele diminui drasticamente a chance de fazer uma boa pescaria.

Badejos e olhos-de-boi

Ambos são bastante encontrados no Nordeste durante as épocas mais frias. Atuns pequenos são bons atrativos naturais para pescá-los.

Anchovas e sororocas

Essa outra dupla também faz muito sucesso nas praias do Sudeste brasileiro. Para pegá-la, basta usar o corrico ou as iscas de arremesso. A região de Ilha Bela, localizada no estado de São Paulo, é famosa por ser uma boa fonte para encontrá-la.

Betara

Também conhecida como papa-terra, a Betara é uma ótima pedida para quem deseja pescar na praia. Ela é frequentemente encontrada no Sul do país e adora puxar camarões.

Miraguaia

É costeira e vive perto das rochas ou em canais. Tem um grande porte e é sútil na ferrada, portanto, requer muita atenção.

Outras espécies

Se a intenção é pescar pacu, dourado, tambaqui, robalo ou pintado, o inverno não é um período recomendado, pois eles são muito afetados pela queda da temperatura. Por isso, aguarde a estação mais quente e aproveite aqueles que estão disponíveis com maior facilidade.

5. Aumente a sensibilidade do equipamento

Como o inverno não é o principal período de alimentação da maioria das espécies, é comum que os peixes estejam mais manhosos. Ou seja, durante a estação, eles ficam seletivos, e namoram a isca por muito tempo antes de atacar.

Uma forma de driblar esse fator é escolhendo equipamentos de pesca mais leves e sensíveis. Assim, quando o bruto começar a beliscar a isca, você pode sentir para fisgá-lo com mais facilidade.

Nesse caso, as varas tipo ultralight são uma excelente opção para pescaria no inverno. Equipada com uma linha leve e anzol, o peixe não sentirá o peso, e ficará mais propenso a atacar sua isca. 

No caso dos anzóis, prefira os do tipo chinu, com numeração entre 4 e 7, e sem fisga. Não use chumbada nem líder, pois isso pode pesar a isca, fazendo com que o peixe se espante.

6. Redobre a atenção

Durante o verão, a quantidade de peixes que ataca a isca é muito maior, e muitas vezes o pescador pode se dar o luxo de se distrair em alguns momentos. No inverno, porém, as coisas são bem diferentes.

É necessário prestar muita atenção para que você não perca nenhum bruto. Esteja sempre com as mãos na vara e de olho na água, e ao menor indício de que ele beliscou a isca, esteja pronto para fisgá-lo.

Além disso, nunca deixe a linha esticada, pois isso dificulta na hora de perceber a movimentação. 

7. Converse com outros pescadores

Além de ser relaxante e divertida, a pesca esportiva é uma oportunidade de socializar e fazer amigos. Em momentos em que os peixes estão atacando menos, vocês podem se ajudar para que ninguém saia com as mãos abanando.

Se você estiver em um local com outros pescadores, troque ideia para saber qual isca está sendo mais efetiva e quais peixes estão mais ativos. Em pesqueiros, você também pode pedir dicas para os funcionários e donos do estabelecimento. 

E se for pescar sem companhia, mande um WhatsApp para os amigos que costumam frequentar aquele lugar pedindo dicas para o clima frio. 

pescaria no inverno

8. Tenha persistência para pescar no inverno

Lidar com os peixes nas baixas temperaturas pode ser muito desafiador. Afinal, se você está acostumado a pegar muitos durante as estações quentes, precisará se adaptar às diferenças entre os períodos do ano.

Entretanto, não desista da atividade, já que ela pode ser bastante gratificante. Aos poucos, com paciência e dedicação, será muito prazeroso e divertido tentar fazer as coisas de um jeito diferente.

9. Tome cuidados específicos com seu bem-estar

Se você já reuniu todas as informações que precisava a respeito do comportamento dos peixes e de quais espécies pescar, é preciso tomar alguns cuidados consigo próprio.

Para não sofrer com as baixas temperaturas, o ideal é se proteger com uma boa quantidade de agasalhos. Quanto mais baixo o termômetro estiver, maior a necessidade de cobrir bem todas as partes do seu corpo – em especial, não se esqueça das mãos e do pescoço.

Caso esteja chovendo, use uma capa de chuva e aumente a quantidade de roupas utilizadas.

No frio, também precisamos reforçar a alimentação. Se você pretende passar um tempo no barco ou à beira da praia, leve pequenos lanches para não ficar de barriga vazia. Isso ajudará você a se manter quente por mais tempo e, por consequência, tornará sua experiência mais agradável.

Outro ponto que precisa de atenção é o sol. Por mais frio que esteja um dia, isso não quer dizer que você não se queimará. Portanto, é necessário pensar em proteções para não sofrer com a longa exposição aos raios solares.

10. Vista-se adequadamente!

Se você já pescou no clima frio sabe que, à beira da água, a temperatura é mais amena, além de condições como sereno, vento e neblina, que podem diminuir mais alguns graus na sensação térmica.

Por isso, se não quiser ficar doente, nunca saia para uma pescaria de inverno sem a vestimenta adequada. O uso de camisas dry fit de manga longa é essencial, pois elas ajudam a controlar a temperatura corporal, impedindo que o suor esfrie seu corpo em excesso. Além disso, é um tecido leve, que permite uma boa movimentação durante a prática esportiva. 

O restante da vestimenta também é muito importante: chapéu ou boné, máscara, casaco e calça impermeável e um sapato quente e confortável.

Na Quisty, você encontra diversas peças de vestuário para pescadores. As camisas de pesca de manga longa, indispensáveis para a pescaria no frio, têm estampas exclusivas e tamanhos variados, desde o infantil ao plus size. Clique no banner abaixo e escolha as suas!

pescaria no inverno