O domínio do arremesso na pescaria é fundamental para uma prática esportiva de maior rendimento já que, apesar de parecerem intuitivos, os movimentos mudam de acordo com a distância que se pretende alcançar.

Utilizando-se da técnica correta, será mais fácil lançar a isca no local onde há mais peixes e, assim, aumentar a probabilidade de sucesso na captura. Quer saber mais sobre essas técnicas que prometem aumentar seu desempenho na pesca esportiva? Acompanhe nossas dicas!

1. Respeite as especificações do seu equipamento

Quando são usadas iscas e chumbadas que estão de acordo com o padrão da vara, a força que elas exercem na ponta do caniço “trabalha” por você, isto é, elas impulsionam o lançamento.

Para capturar peixes médios, por exemplo, recomenda-se uma carretilha de perfil redondo, vara de 40 libras e chumbada de 30 gramas. Nesse caso, o arremesso deverá ser frontal, em movimento contínuo, trazendo a ponta da vara para cima da cabeça.

Se a isca e a chumbada não correspondem à especificação do equipamento, é preciso mudar o tipo de arremesso para não estressar ou quebrar a vara: uma estratégia é trazê-la para trás em vez de para cima e, claro, não aplicar um solavanco muito forte.

2. Conheça os estilos de arremesso

O tipo de arremesso na pescaria é definido a partir do seu objetivo e local de pesca, por isso, é preciso avaliar todas as condições antes de escolher a mais adequada à sua prática.

Para curtas e médias distâncias, utiliza-se mais o arremesso conhecido como machadada, ou seja, com a vara por cima da cabeça de forma horizontal. Já o arremesso lateral, feito com a vara na horizontal ao lado do corpo e finalizado com um ângulo de 45 graus, permite alcançar maiores distâncias, porém sem muita precisão.

Já o off the ground e o pêndulo, são arremessos mais técnicos, que pretendem atingir longas distâncias e que requerem muito treino. Em ambos, o lançamento é feito de costas para o local desejado.

3. Atente-se ao seu corpo

Use seu corpo como aliado para fazer lançamentos mais certeiros: ele pode servir de referência para arremessar a isca de pesca na direção do ponto desejado com maior precisão, e é por isso que, entre todos os tipos de arremesso, o frontal é o que oferece maior benefício. Nessa estratégia, basta alinhar os pés e o tronco na direção em que a linha será arremessada.

4. Evite atritos

Um dos erros mais comuns na pescaria é deixar o carretel do molinete contraído, sendo que o ideal é deixá-lo alongado para evitar atritos entre a linha e a alça. O atrito entre as peças reduz a velocidade e faz com que a linha caia na água antes de atingir o ponto desejado. Manter a vara suspensa em uma posição mais alta ao final do lançamento também ajuda a minimizar atritos e a alcançar distâncias mais longas.

5. Posicione seus braços e dedos

Procure formar um ângulo de 90 graus com o braço que segura o molinete, para que seu membro funcione como uma alavanca. Assim, será possível modular a velocidade e aumentar ou reduzir a potência do arremesso conforme seus objetivos.

Os dedos também desempenham papel importante: o indicador deve ficar próximo à linha, servindo de apoio. Para obter maior precisão, esse dedo pode travar a linha e soltá-la apenas quando o anzol chegar ao ponto em que se encontra o cardume.

Gostou? Se você quer ficar por dentro de todas as dicas do seu esporte preferido, curta nossa página no Facebook!