Se você passa muito tempo exposto ao sol, provavelmente já sentiu na pele a dor causada por esse descuido. Até porque, se você não tomar os cuidados para não queimar a pele, pode acabar com grande desconforto, como vermelhidão e queimaduras. Em casos mais graves, a exposição excessiva ao sol pode, inclusive, causar até câncer de pele.

Quer aprender como se proteger do sol e ainda cuidar bem de si? Então não deixe de ler as dicas que preparamos para você!

Cuidados para não queimar a pele

Se você tem costume de praticar atividades ao ar livre, saiba que é possível evitar as indesejadas queimaduras do sol. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados essenciais antes e durante as atividades.

Além disso, os cuidados não devem ser tomados apenas durante horários em que o calor está mais intenso. Para se proteger, é essencial se precaver mesmo quando só há mormaço, pois qualquer incidência dos raios, se excessiva, pode prejudicar sua pele.

Abusar do filtro solar

Convenhamos, o protetor solar ainda é o primeiro tópico a ser lembrado quando o assunto é proteção contra as radiações solares. O filtro deve ser aplicado todos os dias, mas, mesmo sabendo disso, a recomendação não é seguida pela maioria das pessoas, não é mesmo?

São diversas as opções de protetores solares, sendo essencial escolher uma marca de qualidade e uma variação que esteja de acordo com o que você precisa, o tipo de pele, a exposição solar e outros fatores. Confira algumas dicas a seguir.

FPS

O FPS define o tempo que levará para que a sua pele comece a ficar desprotegida e sensibilizada. Por exemplo, se você utilizar um protetor com fator 15, isso significa que levará 15 vezes mais tempo para você se queimar do que o costume.

Portanto, o fator depende da sua pele. Se ela for mais escura, pode ser que um FPS 20 já seja o suficiente. Já se ela for mais clara, será necessário um fator maior.

UVB e UVA

São dois tipos diferentes de raios solares. Enquanto o UVA é emitido ao longo do ano todo e é o responsável pelo fotoenvelhecimento, o UVB é maior durante o verão e entre 10 da manhã e 4 da tarde.

Se você passa muito tempo exposto aos raios solares, é importante comprar um protetor solar que tenha proteção UVB, UVA e FPS de acordo com a sua pele. Além disso, não se esqueça de reaplicá-lo de acordo com as instruções da embalagem.

Investir em óculos com proteção UV

Muitas pessoas só utilizam os óculos de sol quando sentem algum incômodo devido à claridade excessiva. No entanto, os olhos também precisam de cuidados especiais, pois podem se desgastar ou danificar com a radiação.

Além disso, não é recomendado passar protetor solar na área dos olhos, já que a região é muito sensível e pode até ficar irritada. O ideal é investir em óculos adequados e com proteção para preservar sua visão em perfeito estado.

Usar chapéus ou outro tipo de proteção

Ao praticar atividades ao ar livre, é muito importante que os raios solares não incidam diretamente no seu rosto e nas orelhas, pois essas são algumas das partes mais sensíveis do corpo. Sendo assim, atente-se a medidas de proteção adequadas, como o uso de chapéus, viseiras, bonés ou, até mesmo, máscaras de proteção solar.

Procurar sempre por ambientes com sombra

Sempre que houver a possibilidade, procure por ambientes que ofereçam uma sombra. Dessa forma, seu corpo pode se resfriar e correr menos riscos de se queimar. Além disso, você ainda pode aproveitar o momento para renovar o filtro solar.

Caso você não tenha sombras à sua disposição no local, uma boa ideia é montar uma barraca ou amarrar uma lona no lugar em que você está. Assim, esses equipamentos absorvem parte da radiação solar. 

Porém, quando o sol for intenso, não deixe de se proteger mesmo na sombra. Afinal, você ainda fica suscetível a uma porcentagem da radiação, que, apesar de não incidir diretamente em você, ainda pode prejudicar a sua pele.

Manter o corpo saudável e hidratado

Esta é uma maneira que auxilia na hora de proteger a pele: beber muita água ou qualquer outro líquido que mantenha você hidratado. De quebra, você também deve ter uma alimentação equilibrada, pois isso ajuda bastante a manter o corpo saudável.

Ao estar com a quantidade de água em um nível adequado no seu corpo, a pele sente menos os efeitos do calor e da insolação e fica menos ressecada. Dessa forma, é possível se proteger ou se recuperar melhor de qualquer sintoma de insolação.

Explorar roupas com proteção

Atualmente, a tecnologia está tão avançada que já existem roupas que apresentam tecidos com proteção contra os raios UV que não atrapalham no conforto ou impeçam que a sua pele transpire.

Essas vestimentas são ideais para quem gosta de pescar ou se divertir com os amigos ao sol. Embora tenham um valor um pouco mais alto do que as camisetas comuns, elas devem ser vistas como um investimento. Assim, você vai poder se divertir sem enfrentar problemas posteriores.

Precauções com a pele queimada de sol

Como já foi abordado, a melhor maneira de não sofrer com a queimadura é se protegendo dos raios solares utilizando produtos adequados e tomando outros cuidados.

No entanto, se você acabar se descuidando e ficar queimado com o sol mesmo assim, saiba que existem alguns truques para amenizar os principais sintomas. Confira:

  • evite água quente na hora do banho para não machucar ainda mais a área sensibilizada;
  • hidrate bastante a pele para amenizar os sintomas e auxiliar na recuperação da pele;
  • beba água em grande quantidade. Isso evita a desidratação do corpo e, consequentemente, da cútis;
  • utilize compressas de água fria. Essa prática auxilia no resfriamento da pele queimada, diminuindo a sensação de calor e de ardência;
  • não se exponha ao sol enquanto não se recuperar, de maneira a não agravar a sua condição.

Sendo assim, ao investir em todos os cuidados para não queimar a pele, você garante eficácia na proteção, não deixando com que as queimaduras venham a atrapalhar a sua saúde e impeçam você de continuar a se divertir ao ar livre. Em caso de sintomas mais graves, lembre-se de procurar um médico para receber orientação profissional.

Gostou das nossas dicas sobre como proteger a pele do sol? Assine já nossa newsletter para ficar por dentro de mais assuntos e dicas como essas!