Pescar é uma excelente atividade de lazer — mas nem por isso deve ser encarada com uma empreitada displicente. Quando se está sob a luz do dia tudo fica mais simples, mas quando anoitece a visão já não é a mesma, a atenção com os bichos requer cuidado redobrado e o movimento demanda cautela.

Quem aprecia a pesca noturna defende que esse é o momento em que os peixes estão mais vulneráveis, enquanto algumas espécies aproveitam a escuridão da noite para caçar e outros ficam mais calmos pela ausência de luminosidade.

Mas, como fazer para pescá-los? Para ajudar, separamos 6 dicas especiais que você precisa saber! Acompanhe!

1 – Coloque um prendedor de som na vara

É fácil encontrar em lojas especializadas um grampo com dois sininhos presos, similar àqueles de coleira de felinos.

Em síntese, é um sino para vara e serve para fazer barulho toda vez que um peixe morder a isca, facilitando a sensibilidade do pescador e dando um alerta cada vez que for necessário puxar a vara.

Contudo, é possível improvisar. Valer-se de algum outro de tipo de “sino”, usar alguma outra campainha e um pregador também funcionará sem maiores problemas!

2 – Não se descuide da segurança

Uma das principais variáveis que devem ser observadas é a segurança do local de pesca, isso para que as pessoas não fiquem totalmente desprotegidas e vulneráveis. Para tanto, convide um grupo de amigos (por exemplo, cerca de 10 pessoas), para ter mais tranquilidade.

Ainda assim, diferentes situações podem acontecer, como mau tempo, um arrastão, desorientação geográfica, enfim. Por isso é importante que todos estejam com os aparelhos celulares bem carregados e tenham mantido os familiares avisados sobre o local ao qual se dirigiram.

3 – Proteja-se dos insetos

Ainda que durante a noite o protetor solar possa ser dispensado, o repelente é essencial. Mas, não só isso, uma calça leve e camisa comprida auxiliam muito na proteção contra os inclementes pernilongos e os “borrachudos” do final de tarde.

4 – Não se esqueça da iluminação

Mesmo que o lampião e o fogareiro possam servir para iluminar os apetrechos, as lanternas de cabeça com lâmpadas LED estão sendo muito usadas por proporcionarem uma excelente luminosidade e economia.

Algumas custam cerca de R$25 e permanecem acesas por até por 120h. As baterias são baratas, normalmente tipo AAA.

5 – Utilize bolsas adequadas

É importante que o pescador transporte o equipamento em bolsas fechadas e/ou impermeáveis.

Eletrônicos como celulares e câmeras fotográficas devem estar em mochilas estanques, enquanto os demais itens devem ser protegidos e cuidados para que seus compartimentos sejam abertos somente no local da pesca, evitando a queda de objetos que certamente ficarão perdidos.

6 – Utilize fitas adesivas

Além das luzes, fitas adesivas florescentes podem ser de grande valia! Você pode aplicá-las em todos os seus pertences e também na embarcação.

Na vara de pescar, aplique da metade até a ponteira para enxergá-la sem grandes dificuldades. Mas, sempre que for possível, use lanternas de cabeça para iluminar no momento de iscar o anzol ou mesmo monitorar o movimento da vara.

Munido dessas dicas, não deixe também de conferir essas ferramentas essenciais para o sucesso da sua pesca noturna!