O trairão é um dos peixes mais famosos da comunidade pesqueira, sendo procurado não só por pescadores iniciantes que não possuem muitas habilidades, mas também por pescadores de longa data e com uma bagagem invejável de experiência.

No entanto, se você quer saber como pescar trairão, lembre-se que é um peixe que exige certa audácia para ser pescado, pois seu comportamento é traiçoeiro, inesperado e agressivo. 

Com cara de malvado e temperamento explosivo, o trairão é um peixe que lembra as criaturas pré-históricas. Seus dentes afiados e cor escura reforçam a ideia junto às suas atitudes violentas para caçar ou quando uma isca o provoca. A partir desses aspectos e de outras características importantes, algumas orientações podem se tornar valiosas na hora de pescar o bitelo.

Pensando nisso, separamos 10 dicas para lá de especiais para você saber como pescar trairão usando iscas naturais, aproveitando e utilizando diversos truques e artifícios para que a pesca seja perfeita!

1. Conheça a espécie

Como sempre falamos em nosso blog, o primeiro passo para capturar determinado peixe é se informar sobre sua espécie. Isso facilita na hora de escolher os equipamentos, técnicas e antecipar seu comportamento.

Os peixes que chamamos de trairão (ou “trairão do Amazonas”) são duas espécies da família Erythrinidae: o Erythrinidae H. lacerdae e o Erythrinidae H. macrophtalmus. Ou seja, esse peixe nada mais é que um “tipo” de traíra, o que explica seu comportamento similar.

Seu corpo é cilíndrico e pode chegar a medir 1 metro e pesar por volta de 20 quilos, sendo um belo troféu para os pescadores esportivos. Assim como a traíra, é uma espécie carnívora e bastante violenta. 

como pescar trairão
O peixe trairão é similar à traíra, e tem comportamento carnívoro e violento.

2. Escolha o local onde pescar trairão

Os habitats preferidos dos trairões são rios de água corrente ou os que possuem troncos e vegetação aquática abundante.

Fique de olho em regiões que apresentem essas características e se atente para as mais produtivas, preferencialmente junto às margens, onde se encontra a maior concentração dessa espécie.

As áreas em que o peixe mais aparece são as bacias amazônica, Tocantins-Araguaia e do Prata.

3. Saiba o horário certo para a pesca

Enquanto muitas espécies são bastante ativas pela manhã, o trairão fica lento, manhoso e difícil de capturar. Em compensação, nos períodos de fim da tarde e começo da noite, o animal fica mais ativo e se concentra nas laterais dos rios, pronto para ser fisgado.

A pesca noturna também é uma ótima opção. Durante a noite, o trairão pode se tornar um caçador. Como seu corpo reflete pouco a luminosidade, o peixe se sente camuflado e seguro para nadar e escolher suas presas. 

Nesse caso, utilize iscas reluzentes e que possam chamar a atenção dessa espécie, mesmo em meio à escuridão.

4. Aposte na variedade de iscas

Os trairões são conhecidos por atacarem qualquer coisa que se mexa ou que apresente algum perigo. Dessa forma, uma boa alternativa é variar no tipo de isca natural que será usado.

Em alguns locais, o uso de tilápias e lambaris dá muito certo, enquanto em outros, a minhoca e o minhocuçu mostram-se como excelentes aliados nessas horas. O segredo é testar e analisar sua eficiência.

5. Defina o equipamento certo para a pesca do peixe

Antes de qualquer coisa, é muito importante que todo o equipamento esteja em ordem e seguro. Escolhê-lo conforme o tipo de peixe também se mostra uma estratégia eficaz na hora de pescar.

Opte por empates de aço flexível de 10 libras e até 12 centímetros de comprimento. Com essas características, a linha dificilmente se romperá. Há quem prefira também o uso de arames, mas, neste caso, recomenda-se o uso de anzóis grandes de 4/0 ou 5/0, pois facilitam o procedimento.

como pescar trairão
Utilize empate de aço e anzóis grandes para fisgar o trairão.

6. Use técnicas diferentes para cada estação do ano

Os melhores dias para pescar o peixe, certamente, são os de verão. Nestes dias, basta jogar a isca em uma região produtiva que suas chances de pescá-lo aumentam.

No inverno, porém, especialmente em dias muito frios, o peixe entra em um estado de dormência e prefere ficar descansando em regiões mais profundas ou perto de troncos, algas ou no lodo, exigindo cautela e paciência para chamar sua atenção e induzi-lo a morder a isca.

7. Pesque em modo de “leque”

O modo “leque” de pescaria consiste em mudar os pontos de arremesso no formato de leque. Essa estratégia mostrou-se bastante eficiente, já que, conforme o pescador vai escolhendo os pontos para pescá-lo, o trairão tende a fugir ou se aproximar do anzol em um comportamento parecido.

Começando da esquerda e angulando-se para a direita, as probabilidades de encurralar o peixe em um só local aumentam, ideal para que se obtenha sucesso.

8. Use o silêncio e a paciência a seu favor

O trairão é um peixe muito sensível a estímulos externos e muito atento ao que ocorre na superfície. O segredo é mover-se de forma silenciosa ao andar sobre as encostas de terra ou ao mergulhar no lago.

A paciência também é importante, pois, ao mesmo tempo em que o trairão é agressivo com as iscas naturais, ele tem um tempo de reação lento e progressivo, testando a espera do pescador.

9. Tome cuidado ao retirar o peixe da isca

Além de seu comportamento instável e imprevisível, o trairão tem um detalhe muito perigoso para os pescadores esportivos: seus dentes posteriores são afiados, e podem causar ferimentos graves.

Por isso, não há como pescar um trairão gigante sem possuir equipamentos para tirá-lo da água, como puçá e alicate de contenção, sempre tomando cuidado para não machucar o animal. Para desprender o anzol da boca, use um alicate menor.

O mesmo vale para devolvê-lo ao rio, pois quando menos esperar, o peixe pode dar um bote e acabar machucando você. Segure-o sempre com as duas mãos, mantendo-o um pouco debaixo da água para que retome o fôlego, e só então, solte.

como pescar trairão

10. Vista-se para a briga

De nada adianta saber como pescar trairão e escolher todos os equipamentos corretos se você não se vestir adequadamente para a briga. O excesso de exposição ao sol sem roupas com proteção UV, por exemplo, pode causar náuseas, insolação e queimaduras graves, atrapalhando sua pescaria.

Prefira também camisas em tecido dry fit, que auxilia no controle da temperatura corporal e permite a transpiração. Além disso, é leve e flexível, facilitando sua movimentação na hora da fisgada.

Na Quisty, você encontra camisas com o conforto e a proteção que você precisa para sua pescaria. Clique no banner abaixo e confira nossos modelos exclusivos!

como pescar trairão