10 lugares incríveis no Brasil para praticar pesca esportiva

pesca esportiva

Gigante pela própria natureza – como é belo esse nosso Brasil! E um dos destaques do patrimônio ambiental nacional é a extensa rede fluvial, que conta com a maior reserva de água doce do mundo.

Por conta disso, praticar pesca esportiva no Brasil é um verdadeiro privilégio. Ao respeitar a natureza, o praticante se diverte e ainda ajuda a perpetuar a conservação do meio ambiente, retroalimentando o próprio esporte.

Já que estamos no paraíso da pesca esportiva, vamos listar dez lugares incríveis para você extrair o máximo que essa experiência pode proporcionar. Embarque com a gente!

1. Amazônia

A Amazônia é a maior bacia fluvial do planeta e conta com uma estrutura de primeiro mundo, com todo o conforto necessário e equipamentos com as mais diversas tecnologias. Esse é o destino onde você encontrará com mais abundância um dos peixes de água doce mais cobiçados do país, o tucunaré.

Seus rios mais prestigiados são: Tapajós, Xingu, Madeira, Negro, e Trombetas. O Rio Madeira é o terceiro maior do Brasil e atravessa a Bolívia, marcando a divisória entre os dois países.

Confira algumas fotos abaixo!

pesca esportiva
Paisagem do Rio Negro, no Amazonas.
pesca esportiva
Tucunaré capturado no Rio Amazonas.

2. Pantanal

Sem dúvidas, um dos sonhos dos praticantes da pesca esportiva no Brasil. O Pantanal é um bioma brasileiro com belezas naturais de tirar o fôlego. Os rios mais procurados são: Paraná, Grande, Araguaia e São Francisco.

O Rio Araguaia banha Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Pará, e é o sétimo maior do país. A sua temporada de pesca vai de março até outubro, com destaque para os peixes pintado, piraputanga, barbado e jaú.

pesca esportiva
Pantanal: com grande diversidade de espécies, é o sonho de muitos pescadores.

3. Litoral de Vitória, no Espírito Santo

Vamos sair um pouco dos rios e ir para a água salgada. Para quem gosta da pesca oceânica, seja na praia ou em alto mar, deve conhecer o Litoral de Vitória, no Espírito Santo. 

Lá, é possível praticar a pesca de marlim-azul e marlim-branco, duas das espécies mais cobiçadas entre os pescadores, além de peixes como bonito, dourado-do-mar, olho de boi, atum, garoupa e sailfish.

4. Litoral da Bahia

Com mais de 1,1 mil quilômetros de praias, é o maior litoral do Brasil. Recebe grande quantidade de turistas e, por isso, conta com uma ampla estrutura de hotéis e serviços. Porém, o que alguns pescadores não sabem é que trata-se de um ótimo local para fisgar brutos.

Você pode fisgar ótimos peixes desde a Baía de Todos os Santos, em Salvador, passando por Canavieiras e Trancoso, até chegar ao litoral Sul, próximo a Caravelas. As espécies mais encontradas são caranhas, robalos e pescadas.

5. Rio São Francisco

O Velho Chico, para os íntimos, ocupa uma área de mais de 600 mil km² e se estende desde o Sul de Minas, passando por diversos estados do Nordeste, até chegar à divisa entre Alagoas e Sergipe e desaguar no Atlântico.

A biodiversidade é um dos atrativos da pescaria no Rio São Francisco, já que possui mais de 150 espécies de peixes já catalogadas. Os procurados por aqui são pacu, surubim, traíra, dourado e piranha

brasil pesca esportiva são francisco
O rio São Francisco vai da região Centro-Oeste até o Nordeste brasileiro.

6. Brotas

Capital do turismo de aventura, Brotas é uma cidade com cerca de 25 mil habitantes no interior do estado de São Paulo. É banhada pelo Rio Jacaré-Pepira, um dos poucos da região que permanece livre da poluição.

Na região, são catalogadas cerca de 34 espécies de peixes, como mandi, bagre, piava, pacu, dourado, piapara e tilápia. Além da pescaria em Brotas, também é possível praticar outros esportes náuticos na região.

7. Bacia do Prata

Também conhecida como Platina, é a segunda maior bacia da América do Sul e se estende desde o Pantanal até Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, ocupando uma área de 4,3 milhões de km². Seu principal rio é o Paraná.

Com toda essa dimensão, é de se esperar que a biodiversidade seja grande. É possível encontrar exemplares de espécies como cachara, cachorra, curimbatá, dourado, mandi, pacu, piapara, pintado, traíra e tucunaré.

Além da região do Pantanal, que já citamos acima, você pode se aventurar pelos estados do Sul nos rios Paranapanema, Iguaçu, Canoas e Pelotas e pescar bons brutos. Prepara-se para o frio, especialmente durante o inverno.

8. Represa de Furnas

Graças a seu volume útil de mais de 17 bilhões de metros cúbicos de água, é chamada pela população de Minas Gerais de “mar de Minas”. Foi construída para abastecer a Usina Hidrelétrica de Furnas.

Entre cânions e cachoeiras da região, você encontrará grandes exemplares de tucunaré, trairão, corvina e pintado.

Dica: sabe qual o melhor lugar para pescar na represa de Furnas? Procure os peixes sempre na vegetação à beira do rio, local onde costumam ficar abrigados.

9. Barra de Maricá

Muito além das belezas naturais e dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, é possível encontrar ótimos lugares para a pesca em água salgada, como a Barra de Maricá, localizada a cerca de 60 quilômetros da capital.

  • Conheça 15 peixes de água salgada do Brasil para pesca esportiva

De madrugada, antes mesmo do nascer do Sol, dezenas de pescadores se instalam nas praias da cidade à procura de pampos, baiacus, sardinhas, corvinas e papa-terras. Para quem prefere, também é possível pescar na Lagoa de Maricá, que é ligada ao Oceano por um canal na baía.

10. Praia de Massaguaçu

Entre os locais mais procurados para pesca esportiva no Brasil está a Praia de Massaguaçu, no município de Caraguatatuba, localizado no litoral Norte do estado de São Paulo. Lá, é possível tanto lançar a isca diretamente da areia, ou se aventurar com um barco em alto mar.

Há uma grande variedade de espécies disponíveis, como corvina, cação, baiacu, bagre, farnangaio, maria-luíza, ubarana, pilombeta e robalo. Antes de se aventurar, lembre-se de consultar a legislação e o período de defeso local, que é diferente do restante do país.

pesca esportiva
Ao pescar na Praia de Massaguaçu, respeite o período de defeso. Foto: Silvio Emanuel Fernando/Wikicommons. 

Preparado para a aventura? Lugares incríveis é o que não falta! Aproveite as nossas dicas e continue praticando a pesca esportiva – que, além de ser um esporte em franco crescimento, ainda contribui para conscientizar sobre o impacto positivo que o homem pode fazer no meio ambiente e na economia do nosso grande país.

Agora que você já conferiu os melhores locais para pesca esportiva no Brasil, que tal assinar nossa newsletter? Preenchendo o formulário abaixo, você recebe conteúdos como esse toda semana diretamente no seu e-mail.

4 comments

  1. Se todos nós praticarmos pesca esportiva, faremos pescarias fantásticas hoje e sempre. Vamos nessa pescadores.

  2. Estou gostando muito do conteúdo que vocês tem divulgado . Moro em formiga Mg , a minutos da represa de Furnas , as dicas que vcs dão são sensacionais .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *