Em qualquer atividade física, seja em uma pescaria ou em uma corrida de rua, fazer a escolha de vestimenta adequada — usando as roupas certas, com os tecidos apropriados — é decisivo tanto para o desempenho da atividade quanto para o conforto na prática.

O dry fit é um tecido sintético, composto por substâncias como poliéster, poliamida e elastano. A combinação desses fios permite que o tecido seja mais flexível, leve, confortável e adequado para facilitar a respiração da pele.

Por isso, as camisetas dry fit são altamente indicadas para quem pratica atividades físicas. Além de serem confortáveis, elas melhoram a performance do atleta. Quer saber mais vantagens desse tecido? Então, veja o que separamos para você!

1. Os tecidos dry fit facilitam a transpiração 

O tecido dry fit é leve e permeável, o que facilita a transpiração durante os exercícios. Mas você pode estar se perguntando: por que eu deveria querer suar durante as minhas atividades físicas?

Acontece que é exatamente o suor o responsável por manter a homeostasia dos órgãos — condição de estabilidade da qual o organismo necessita para funcionar corretamente. As glândulas sudoríparas, portanto, têm a função de regular a temperatura corporal, aumentando a eficiência física. 

Ao mesmo tempo, os tecidos dry fit absorvem a umidade provocada pelo suor, evitando o desconforto de estar com a pele muito suada. As camisetas com predominância de poliamida absorvem o suor quatro vezes melhor do que o outro tipo, com fios de poliéster. As duas são mais absorventes que as camisetas feitas de algodão.

2. O conforto é outra vantagem das camisetas dry fit

A composição do dry fit evita a sensação de roupa úmida e pesada que costuma ocorrer durante os exercícios e depois deles. O grande espaçamento entre os fios também colabora para um maior conforto: o suor é eliminado por esses intervalos no tecido, diminuindo a umidade no corpo.

Enquanto nos tecidos de algodão a umidade fica impregnada nas roupas, no dry fit isso não acontece. Apesar de facilitar a transpiração do atleta, as camisetas são feitas para que o suor chegue mais rapidamente do lado de fora da peça, facilitando a sua evaporação. 

3. Dry fit protege contra os raios UV

Quem pratica atividade física ao ar livre está sujeito aos raios UV. A longa exposição ao sol pode ocasionar uma série de complicações, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele e até mesmo problemas oculares. 

Nesse sentido, as camisetas dry fit ajudam a proteger contra a radiação provocada pelos raios UV, quando se pratica atividades ao ar livre — uma garantia extra na prevenção de doenças provocadas pela radiação solar. 

4. As camisetas são as campeãs de praticidade

Sabe aqueles dias em que chegamos da atividade física cansados e sem vontade de lavar a roupa suada? Com os tecidos dry fit, você poderá se dar ao luxo de limpar suas camisetas somente no dia seguinte. 

Isso porque a leveza das camisetas faz com que elas sequem extremamente rápido, em apenas alguns minutos. Além disso, o tecido não amarrota. Basta lavar a camiseta rapidinho, colocá-la para secar e pronto: já pode ser usada de novo!

Por isso, se você preza por praticidade no seu dia a dia, as camisetas dry fit não podem ficar de fora do seu guarda-roupa. 

5. A resistência é outra característica das camisetas

Além de secagem rápida, leveza, conforto e resistência ao amarrotamento, os tecidos feitos de poliéster também são conhecidos pela sua alta resistência ao uso. Isso faz com que as camisetas tenham um ótimo custo-benefício, já que tendem a durar muito mais tempo. 

Lembre-se de que as atividades físicas requerem uma roupa de alta qualidade, já que elas serão submetidas ao suor, às altas temperaturas, aos raios UV e UVA, dentre outros fatores. Jamais compre um tecido somente por ele ser o mais barato. Caso contrário, você correrá o risco de ter que trocá-lo com frequência — o que desperdiçaria toda a sua economia anterior. 

6. Os tecidos aumentam a performance durante os treinos 

A leveza do tecido, o conforto, a flexibilidade e a evaporação mais rápida da umidade são alguns fatores que fazem com que os atletas consigam um maior desempenho durante as práticas de atividade física. 

Além disso, até mesmo a confiança e a autoestima tendem a mudar com o uso dos tecidos dry fit. Afinal, com esse tipo de roupa, você sabe que está usando a tecnologia certa para aquela atividade; além de sentir-se mais confortável. Isso, naturalmente, aumenta a segurança. 

As camisetas dry fit são altamente recomendadas para todos os tipos de exercícios físicos, mas principalmente para aqueles de longa duração — quando é necessário regular a temperatura corporal. Por isso, se você é praticante de corridas, caminhadas, escaladas ou futebol, por exemplo, aposte no tecido. 

Cuidados ao usar camisetas dry fit

São muitas vantagens, não é? Mas as camisetas dry fit também exigem alguns cuidados especiais. Por se tratar de um material sintético, o dry fit pode derreter se for submetido a temperaturas muito altas. Por isso, esse tipo de tecido não deve ser passado a ferro ou ficar próximo a fontes de calor.

Também é importante evitar o uso de alvejantes e amaciantes durante a lavagem de suas camisetas. As substâncias químicas contidas nesses produtos podem reagir com o material dos fios e estragar as peças. O ideal mesmo é fazer a lavagem à mão, usando apenas água e sabão.

Durante a lavagem, a roupa deve estar virada do avesso, junto com outras de cores similares. A secagem deve ser à sombra. Outro detalhe: a lavagem a seco deve ser dispensada. Seguir todas essas dicas vai garantir maior durabilidade para suas roupas.

Esperamos que você tenha percebido todos os benefícios dos tecidos dry fit! Além de tudo o que dissemos, vale lembrar que ele é uma das grandes tendências do mundo esportivo na atualidade e, por isso, vem ganhando mais espaço em diversas modalidades. Por isso, não importa se você é profissional ou amador — a importância de estar com a vestimenta correta é a mesma!

Agora que você já sabe tudo sobre as camisetas dry fit, conheça 5 vantagens das camisetas Quisty para pesca esportiva e amplie os seus conhecimentos agora mesmo!