O uso de equipamentos coloridos é uma polêmica entre os pescadores. Alguns acreditam que é uma ótima técnica, já que facilita na hora da fisgada; outros dizem que pode espantar os peixes.

Mas será que a cor da linha influencia na pesca? E da isca? Hoje, há muitas opções de equipamentos de pesca coloridos no mercado, mas será que elas realmente são efetivas na hora da pesca? 

Neste post, você vai saber o que pescadores, experientes ou não, pensam sobre o assunto e tirar as principais dúvidas se realmente as cores da linha e da isca influenciam na hora da fisgada.

Os peixes podem ver cores?

A visão dos animais é muito diferente entre si e está diretamente ligada à quantidade de pigmentos que cada um tem nos olhos. Os seres humanos, por exemplo, têm três: azul, verde e vermelho.

Já os peixes têm um pigmento a mais, e por isso são capazes de enxergar a luz ultravioleta. Isso significa que esses animais conseguem identificar  ainda mais cores que os seres humanos. 

Quais os fatores que influenciam nas cores vistas pelos peixes?

A interferência de diversos fatores, como o tipo de água, a posição do peixe, o horário da pesca, entre outros, podem alterar a maneira como o animal vê a cor da isca e da linha de pesca. Vejamos algumas mudanças e suas influências:

Tipo de água

A água influencia na absorção de luz que, por sua vez, influencia na cor que o peixe enxerga. Assim, para os animais, uma isca de cor vermelha, por exemplo, com apenas três metros de profundidade, aparece cinza, e quanto mais abaixo, mais ela escurece.

Profundidade e luz

Assim como nós, os peixes dependem da luz para enxergar. Isso significa que, quanto mais profundo estiverem, menos cores eles verão e, quanto mais próximos da superfície, melhor será sua visão.

A quantidade de luz que entra na água vai depender também do estado dela. Por exemplo, se for clara como a água do mar, a luz atinge maior profundidade, mas, se for mais escura ou “suja’, a profundidade atingida pela luz é bem menor.

linha de pesca
Apesar de verem muitas cores, a falta de luz pode atrapalhar na visão dos peixes.

Posição do peixe

A distância do peixe para a isca também muda a forma como ele vê a cor dela. Isso porque a luz precisa refletir na água, na isca e, por fim, no peixe que enxerga quando devolve a luz para a isca. 

Afinal, a cor da linha influencia na pesca? E da isca?

A resposta para essa pergunta é: sim e não. Como já explicamos, apesar de uma excelente visão, há uma série de fatores que podem influenciar na maneira como os peixes enxergam os equipamentos. 

A seguir, listamos algumas dicas para que você escolha seus equipamentos:

Linha

Para nós, pescadores, a melhor linha de pesca é aquela em que nossa adaptação acontece, ou seja, é a linha que dá certo sempre que usamos, considerando a pescaria um sucesso.

A maioria de nós não vê muita influência na linha que sai do carreto, por isso, preferimos optar pelo tradicional, como a linha transparente, ou por linhas que possuem qualidade, independentemente da cor. 

A principal razão para utilizar uma linha de pesca colorida é a maior facilidade para enxergá-la debaixo d’água. Muitos pescadores utilizam essa técnica para ter uma melhor visão, como os locais que estão saindo mais peixes, a direção em que ela está indo e se está correndo bem ou não.

Para quem não abre mão de ter essa visão durante a pesca, um macete é utilizar um líder, arranque ou chicote de pelo menos 1 metro, feito de uma cor neutra. Assim, a parte que estará em contato com o animal será incolor e imperceptível.

Isca

Ao contrário da linha, a isca artificial deve atrair a atenção. O grande problema é que, ao mesmo tempo, o peixe pode ficar desconfiado, caso a coloração seja muito artificial, pois ele saberá que não se trata de algo do seu ambiente.

Por isso, a dica de como escolher a cor da isca artificial é sempre se atentar à cor e às condições da água. Se o rio ou mar estiver muito limpo, ter uma isca de uma tonalidade muito chamativa pode espantar os bocudos. No entanto, ao utilizar um equipamento de coloração neutra em um ambiente turvo, o peixe mal enxergará.

pesquisas que afirmam que as cores que mais instigam a visão dos brutos são as fluorescentes, especialmente o verde-limão, laranja e rosa, portanto, sempre tenha alguma dessas cores à disposição.

Além disso, também é comum que cada peixe se atraia mais por uma cor ou tipo de isca. Sempre que estiver em busca de uma espécie específica, pesquise com antecedência qual a melhor forma de capturá-la. 

Dica extra: além da cor, o efeito da isca também é muito importante! As iscas holográficas, ou que reluzem de alguma forma, podem ocasionar efeitos na água que são atrativos para os peixes.

linha de pesca
A escolha da cor da isca depende diretamente das condições da água.

Outros fatores

É preciso lembrar que o que mais chama a atenção dos peixes são os sons e movimentos, pois eles usam sua audição e seu olfato aguçados para identificar presas e possíveis predadores.

Também é essencial saber em que altura se localizam os peixes que você está buscando, pois cada isca artificial tem um potencial específico para um tipo de profundidade.

São muitos os fatores que vão influenciar na hora de escolher a isca e a linha de pesca, por isso, o importante é que entendamos que as condições para a pescaria podem mudar, e essas dicas devem ser pensadas dentro das nossas possibilidades e necessidades.

Por fim, sempre que for pescar, não se esqueça de se vestir adequadamente! De nada adianta ter a linha e a isca certas e continuar vulnerável ao sol, que pode causar queimaduras, hipotermia e insolações.

Na Quisty você encontra diversos modelos de camisas para pescaria feitas com tecido dry fit, que ajuda a controlar a temperatura corporal e oferece proteção UV +50. Clique no banner abaixo para garantir a sua!

linha de pesca