A pescaria é um momento de tranquilidade e relaxamento, mas isso não é desculpa para descuidar da saúde! Nem sempre é possível ficar na sombra quando estiver pescando, e se proteger dos raios solares é essencial. Ao passar muito tempo exposto ao sol, além do protetor solar, há um acessório fundamental: a máscara para pesca.

Para quem ainda não está acostumado com esse item, pode parecer ele pode parecer incômodo, mas a verdade é que trata-se de uma grande aliado, podendo proteger o pescador de inúmeros acidentes

Continue a leitura para saber um pouco mais da importância dessa roupa para pescaria e algumas dicas para seguir na hora de escolhê-lo!

Funções da máscara para pesca

Você sabe quais as principais funções de uma máscara para pesca? Mesmo que pequena, essa peça de vestuário do pescador pode fazer muita diferença ao ser utilizada em uma pescaria.

  • protegem a pele dos raios solares ultravioletas, que causam queimaduras, envelhecimento precoce e podem favorecer o surgimento de câncer;
  • cobrem regiões de alta exposição, como pescoço, orelhas, nariz e boca;
  • ajudam a controlar a temperatura corporal, que se não mantida estável, pode causar náuseas e hipotermia;
  • auxiliam na transpiração, impedindo que o tecido se encharque;
  • servem como proteção para insetos;
  • podem evitar acidentes de pesca com anzóis e garateias.

Como escolher uma máscara de proteção para o rosto

Para garantir que você tenha toda essa proteção à sua disposição, é importante prestar atenção a certos detalhes durante a escolha da sua máscara de pesca. Confira alguns deles a seguir!

Verifique se a máscara tem proteção UV

A pesca esportiva não é uma atividade de lazer rápida, em que você fica ali alguns minutos e depois vai embora. Dependendo do tipo de peixe, pode durar horas e mais horas. Por isso, ao escolher a sua máscara de proteção solar, é preciso prestar muita atenção se ela tem proteção UV.

Esse fator, presente no tecido da máscara, é responsável por bloquear a radiação ultravioleta vinda do sol, o que ocasiona todos aqueles problemas que já citamos anteriormente. 

máscara para pesca
Uma máscara com proteção UV pode evitar problemas causados pela radiação solar.

Também é importante observar o fator de proteção (FPS) indicado na máscara. Esse número representa o tempo a mais que sua pele demora para ser afetada pelo sol: se naturalmente ela sofre danos em 15 minutos, com um FPS 10, ela levará dez vezes mais tempo, ou seja, 150 minutos. 

Para um pescaria longa, o ideal é que se utilize máscaras para pescaria com fator de proteção 50+, que multiplicará o tempo que sua pele demora para ser afetada por 50.

Para uma proteção completa, não esqueça de também utilizar óculos de sol, chapéu ou boné, camisa com proteção UV e, claro, protetor solar — indispensável, mesmo com todos os outros itens.

Analise o material da máscara de pesca

Com uma tecnologia especial, essas máscaras garantem conforto e segurança para que você foque no que realmente importa: os peixes. Procure por produtos que utilizem tecido dry-fit, que são os mais indicados para esse caso.

Esse tipo de tecido garante a respirabilidade, auxiliando na temperatura corporal. Isso é importante independentemente se você estiver pescando no frio ou no calor, por em ambos os casos, é importante que ser corpo tenha uma temperatura constantes.

Além disso, o dry fit auxilia na transpiração, já que suas microfibras expulsam e evaporam o suor, impedindo que o tecido se encharque e cause incômodo e até assaduras, com o passar do tempo.

Máscaras que sejam feitas com um tecido com ação bacteriostática também são importantes, pois as bactérias não se proliferam, evitando possíveis odores e até problemas de pele. 

Pela composição do tecido, é possível perceber a qualidade da máscara, analisando sua durabilidade e proteção. É muito importante verificar com cuidado esses fatores para comprar uma máscara que realmente proteja a sua pele, não apenas itens que sejam esteticamente bonitos.

Escolha a máscara que mais combina com você

A máscara não é importante somente pela proteção – do contrário, não haveriam tantas opções de estampas no mercado. Ela também pode ajudar no estilo e no visual do pescador.

Se você é dedicado à pescaria de um tipo de peixe específico, por exemplo, pode escolher uma máscara estampada com essa espécie, reiterando aos outros pescadores a sua especialidade na hora de fisgar os brutos. Se preferir inovar, também pode encontrar tecidos estilizados, camuflados, com escamas, armaduras, entre outros.

máscara para pesca
A máscara também contribui para seu visual de pescador.

Outra boa forma de criar um visual bacana é combinando a camisa de pescaria à máscara. É uma ótima proposta, especialmente se você faz parte de um grupo de pescaria, pois pode dar um ar de unidade entre todos.

Sobre a Quisty

A Quisty atua há quase 20 anos no mercado de vestuário esportivo para pesca. Todos os produtos são feitos em tecido de qualidade, com eficácia comprovada por testes em laboratório.

Se está em busca de uma boa máscara, a Quisty tem uma grande variedade de roupas para pescaria para você eleger a sua favorita. Garantindo a sua proteção com peças bonitas e de qualidade, a sua pescaria será mais divertida e terá mais segurança, o que é fundamental para guardar somente as boas lembranças desses momentos!

Você também pode optar pelos Super Combos Quisty, que são formados por máscara, boné e camisa de pesca. Nessa oferta, cada peça recebe um desconto, e você pode sair para a pescaria com toda a vestimenta renovada!

Agora que você sabe mais sobre o assunto, confira os modelos de máscara para pesca exclusivos que a Quisty oferece e garanta a sua!

máscara para pesca