Carretilha e molinete: afinal, quais as diferenças?

carretilha e molinete

Mais do que uma prática de subsistência praticada no mundo há milênios, a pescaria também é um esporte que exige uma série de conhecimentos e o domínio de técnicas pelos seus praticantes. 

Diante dessa realidade, saber as diferenças entre equipamentos similares, como carretilha e molinete, pode ser essencial tanto para quem está começando no esporte como quem já tem alguma experiência.

Ambos fazem parte do universo da pesca e possuem muitas similaridades, assim como algumas diferenças fundamentais. Quer descobrir um pouco mais sobre as especificidades de cada alternativa e qual é o tipo ideal para você? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos a seguir!

Para que serve a carretilha e o molinete?

Trata-se de dois artigos fundamentais para os praticantes da pescaria. De modo geral, podemos dizer que elas são mecanismos que servem para soltar e enrolar a linha, para movimentar a isca, atrair as presas e trazer os peixes para perto após serem fisgados.

Esses mecanismos estão ligados a uma manivela, que é operada pelo pescador durante a prática esportiva e transmite o movimento ao carretel, potencializado a força para recolher o animal. 

carretilha e molinete
A carretilha e o molinete (na foto) servem para trabalhar a linha e recolher o peixe.

Em seu interior, existe uma série de engrenagens e rolamentos responsáveis por facilitar o trabalho e aliviar o atrito das peças. Isso acaba facilitando a captura e amortecendo ou até freando os eventuais puxões violentos que podem ocorrer com espécies de grande porte.

Em termos de aparência, a principal diferença entre carretilha e molinete é que a primeira possui manivela dupla, com botões em ambas as extremidades, enquanto a segunda possui apenas um puxador. 

Quando falamos em suas características, os equipamentos possuem funcionalidades e aplicações diferentes, de acordo com o peixe, o local da pesca e as variações climáticas. A seguir, vamos falar com mais detalhes a respeito de cada um! 

Carretilha

A carretilha é um equipamento que foi desenvolvido na Inglaterra durante o século 17. De lá para cá, passou por inúmeras mudanças, e por isso continua sendo visto por muitos pescadores como um item atual e moderno. 

Uma das características desse dispositivo de recolhimento é o fato de que a linha é direcionada pelos passadores da vara de pescar, passa pela guia da linha e depois, vai direto para um carretel, que é móvel. Pela posição desse item, a carretilha tende a ser mais forte do que o molinete.

Assim, é uma boa opção ideal para situações que exigem arremessos mais longos e precisos, até mesmo contra o vento. A sua funcionalidade impede que a linha torça com facilidade e trabalha iscas artificiais mais prontamente. O sistema de tração mais robusto também ajuda na luta com peixes de grande porte.

carretilha e molinete
Carretilha: própria para uma pesca mais resistente, com arremessos longos e precisos.

Quando se vai comprar uma carretilha, é comum que elas sejam categorizadas de acordo com o perfil. Esses tipos se referem ao tipo de peixe que você procura: ao pescar animais menores, utiliza-se um equipamento de perfil baixo; já para os brutos, escolha uma de perfil alto

Também é importante que você confira a quantidade de linha que esse item comporta e se é próprio para ser utilizado na mão direita ou esquerda, de acordo com o seu tipo de pescaria. 

Molinete

Você sabe o que é molinete? Trata-se de um dos mais populares artigos de pesca e surgiu na França, por volta do século 19, e que, desde então, veio se aperfeiçoando e ganhando mais robustez. É mais simples de ser utilizado e se tornou uma escolha perfeita para locais em que predominam peixes mais leves.

Essa opção é a favorita dos iniciantes no mundo da pesca, já que o molinete é mais barato e não deixa a desejar em termos de desempenho. Entretanto, não se resume somente a isso e, em boas mãos, pode render ótimos resultados.

A manivela pode ser trocada de lado a qualquer momento e tem excelente eficácia em arremessos curtos e rios estreitos. Sua disposição também minimiza muito os riscos das temidas “cabeleiras”.

carretilha e molinete
Às vezes visto como uma tecnologia mais ultrapassada, o molinete facilita a pesca com iscas pequenas.

Outro diferencial é que o drag sai de forma mais progressiva, evitando os famosos “soquinhos” que atrapalham os pescadores na hora de trabalhar a isca ou até de ferroar os peixes. Operando de maneira correta, você também consegue lançar a linha a uma distância maior que a carretilha.

Por fim, também é um grande amigo de quem utiliza iscas pequenas, já que o arremesso desse tipo de item com uma carretilha pode ser muito difícil. 

Existe uma série de tipos de molinete para pesca de acordo com a espessura da linha, e o pescador deve prestar atenção nisso ao escolher o seu. A seguir, deixamos uma tabela de referência para que você saiba qual o tipo ideal para a sua pescaria!

Tipo de molineteEspessura da linha
UL – Ultralight/Ultraleverecomendado o uso de linhas entre 0.14 e 0.18 mm (ou 3 a 5 lb)
L – Light/Leverecomendado o uso de linhas entre 0.18 e 0.28 mm (ou 5 a 12 lb)
M – Medium/Médiorecomendado o uso de linhas entre 0.28 e 0.37 mm (ou 12 a 20 lb)
H – Heavy/Pesadorecomendado o uso de linhas acima de 0.37 mm (ou 20 lb)
XH – Extra-heavy/Extra-pesadorecomendado o uso de linhas acima de 25 libras

Para quem opta pelo molinete, não é preciso se preocupar com o lado, pois sua manivela é intercambiável e pode ser trocada. Isso é muito útil para pescadores que utilizam mãos diferentes para cada tipo de pescaria. 

Escolhendo entre a carretilha e molinete

Como já abordamos acima, tanto a carretilha quanto o molinete possuem vantagens interessantes. Por conta disso, escolher entre eles depende mais de suas preferências como pescador e do tipo de animal que você quer capturar. 

De maneira geral, o molinete tem uso mais fácil, enquanto a carretilha é mais robusta, porém, como já falamos, isso não é uma regra. 

Para ajudar você na escolha, fizemos uma tabelinha com algumas das principais vantagens de cada um dos equipamentos. Confira!

CarretilhaMolinete
Não torce a linhaNão há risco de cabeleiras
Arremesso mais longo e precisoArremesso mais longo
Agilidade durante a fisgadaPode ser utilizado com iscas pequenas leves
Mais capacidade de linhaMais prático de ser modificado

Para você, qual é melhor: carretilha ou molinete? Como conferimos, ambos esses equipamentos de pesca são essenciais, e cada um tem sua importância e função, de acordo com o perfil do pescador e o tipo de prática. 

Se você leu esse conteúdo até o fim e gostaria de receber novas dicas a respeito do mundo da pesca, basta preencher o formulário abaixo e assinar nossa newsletter! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *