Cada pescaria é única, seja pelo lugar, pelas condições climáticas ou pelos tipos de peixes que serão capturados, já que cada espécie tem suas peculiaridades. Uma das diferenças é entre os peixes de água salgada. Essas mudanças podem interferir na pescaria, principalmente se você está acostumado a pescar um determinado tipo de peixe e depois muda para outro.

As características dos peixes de água salgada diferem devido às condições ambientais, como o alto teor de sais, o que provoca uma perda de líquido para que eles fiquem em equilíbrio com o ambiente.

Veja outras diferenças que podem ser encontradas nos peixes que vivem nos mares e oceanos!

Quais as características dos peixes de água salgada?

Apesar das características próprias de cada espécie, os peixes que habitam águas salgadas têm alguns atributos que os diferem. Confira alguns deles!

Tamanho

Os peixes de água salgada costumam ser maiores e mais robustos. Um exemplo disso é o agulhão-bandeira, que pode chegar a 3 m de comprimento e pesar 60 kg. Há também peixes menores, e entre eles está o bagre-bandeira, que tem até 50 cm e apenas 2 kg. Isso ocorre porque esses animais têm uma concentração de água menor em função da concentração de sal no meio em que vivem.

O ambiente em que estão inseridos é fundamental para a sobrevivência desses bichos, já que eles são menos resistentes às condições ruins de habitação, como a composição química da água e a temperatura. 

Cor

É comum encontrar uma grande cartela de peixes que tem como cores básicas o cinza e branco, pois cores neutras ajudam na camuflagem e sobrevivência das espécies. Mas os peixes de água salgada possuem cores mais variadas e vibrantes, com tons mais fortes e chamativos, como o dourado do mar. As cores de fêmeas e machos também podem ser diferentes, mesmo que sejam da mesma espécie.

Escamas

As escamas servem como uma armadura para os peixes, protegendo-os de predadores. Elas são essenciais para aumentar a concentração de cálcio no organismo, o que contribui para o metabolismo e a reprodução dos animais.

Além disso, as escamas ajudam na locomoção para que os peixes sejam mais ágeis, algo primordial quando migram de um lugar para outro, como o conhecido robalo.

Movimentação nos mares

Todas as características dos peixes se devem à adequação desses animais ao habitat em que vivem. Por isso, como peixes de água salgada costumam migrar em busca de alimento ou águas com temperaturas mais frias ou quentes, a movimentação deles é maior e eles são mais agitados.

Como se preparar para capturar esses peixes?

Cada espécie tem preferência por certo tipo de isca e equipamentos adequados. A preparação para a pesca em água salgada é muito importantes para o sucesso da pescaria. Descubra um pouco mais sobre o assunto!

Iscas

Mesmo com diversos tipos de iscas, algumas são capazes de atrair mais peixes que outras. As mais usadas para captura de peixes nos mares são:

  • camarão;
  • lula;
  • sardinha;
  • minhoca de praia.

Equipamentos

Utilizar os equipamentos certos para pesca em água salgada colabora para que as capturas sejam melhores. Levar em consideração as características dos peixes (como tamanho e peso) também deve ser uma prioridade, assim você consegue saber qual a melhor vara, molinete ou carretilha, linha e anzol.

Os peixes de água salgada são diferentes das espécies de água doce e, por isso, precisam de cuidados distintos para serem fisgados. Após saber o que você quer capturar e quais os passos para conseguir, escolha seus equipamentos e encontre os peixes que deseja!

Quer saber mais sobre os peixes de água salgada? Descubra as diferenças entre os peixes de água doce e salgada!