Todo fim de ano, acabamos lembrando das várias vezes que deixamos de pescar, por falta de um calendário de pesca que ajude no planejamento e no entendimento das melhores épocas para arrumar o molinete.

Mas este ano vai ser diferente! Isso porque 2020 já começou com muito calor e a expectativa de diversos feriados prolongados para melhorar ainda mais as pescarias. 

Entendemos como é difícil planejar um final de semana tranquilo à beira do rio ou do mar conciliando o trabalho, a família, os amigos e os compromissos diários. Por esse motivo, organizamos um calendário de pesca 2021 completo, com todas as informações e datas que você precisa para deixar seus momentos de paz marcados desde já! 

Quer conferir as datas? Leia abaixo nossas dicas, e logo abaixo, acesse seu calendário!

calendário de pesca

Se atente às fases da lua para pesca 

Um dos fatores que mais influencia o calendário de pesca são as fases da Lua. Isso porque o corpo celeste interfere diretamente no movimento das águas dos rios e oceanos e, consequentemente, no comportamento dos peixes.

Para ajudar a interpretar melhor o calendário e programar suas excursões, explicamos um pouco sobre as fases da Lua para pesca. Confira:

Lua Nova

Os pescadores classificam como um período neutro. A Lua quase não aparece no céu, o que faz com que os peixes fiquem abrigados em águas mais profundas. Também é comum que haja uma grande amplitude na maré, formando mais ondas nos oceanos e deixando o nível dos rios mais altos.

Lua Crescente

Trata-se de um período médio para a pesca. A Lua começa a aparecer, porém, sua luz ainda é fraca. As águas se movimentam calmamente e os peixes começam a subir aos poucos. É recomendada a pesca em baías, canais e rios primários, em que há mais circulação.

Lua Cheia

É considerado o melhor período para a pesca. Além da forte luminosidade emitida, facilitando a visão do pescador, os peixes estão próximos da superfície e mais agitados.

calendário de pesca

Lua Minguante

Assim como a Crescente, a Lua Minguante é um período médio. Os peixes ainda estão ativos e visitam as partes mais rasas com frequência, por isso, opte por pescar em baías, canais e rios primários, em que a água se movimenta mais. 

Não pesque durante o período de defeso

Outra circunstância importante para prestar atenção é ao período de defeso, também conhecido como piracema. Durante essa época, os peixes aproveitam as condições favoráveis para buscar locais para acasalar.

Ao pescar durante essa época, você pode atrapalhar as fêmeas no processo de desova, e os machos a fecundarem as ovas, provocando a diminuição na população e até a extinção de alguns peixes.

Por isso, a legislação brasileira determina que a pesca de boa parte das espécies fique proibida entre os dias 1 de novembro e 28 de fevereiro do próximo ano. Em alguns estados, esse período pode ser maior, por isso é importante se informar.

Além disso, alguns tipos de equipamentos também ficam restritos durante a piracema. Para saber mais sobre o que é permitido durante o período, clique aqui.

Observe os feriados

Para os pescadores, saber quais são os feriados do ano também é muito importante. Muitos aproveitam os dias de folga no trabalho para programar excursões e capturar alguns brutos junto com os amigos.

O ano de 2020 terá nove feriados nacionais, e todos estão indicados no calendário de pesca da Quisty:

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal
  • 25 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
  • 10 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
  • 1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho
  • 7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (segunda-feira): Finados
  • 15 de novembro (domingo): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (sexta-feira): Natal

Se programe para as estações do ano

As ações da natureza influenciam diretamente na pescaria. Além do clima, que afeta o pescador, o comportamento das águas e os hábitos dos peixes mudam consideravelmente durante as diferentes estações do ano. 

A melhor época para pescar vai da primavera ao verão, pois é comum que os peixes estejam mais agitados e se alimentem mais, facilitando a vida do pescador. Entretanto, o ideal é se informar a respeito do comportamento de cada espécie, já que, em alguns casos, outono e inverno podem ser ainda melhores para a pesca.

calendário de pesca
Verão e primavera costumam ser as melhores épocas para pescar.

Bônus: Dicas para se preparar para a pesca

Se você chegou até aqui, se deu bem! Preparamos algumas dicas extras relacionadas ao calendário de pesca e que podem render melhores resultados na sua aventura. Confira!

Escolha o equipamento certo de acordo com a época

Como pescador, você sabe que a escolha do equipamento é essencial para uma boa pescaria. Entretanto, você sabia que esses utensílios podem variar de acordo com a época do ano?

Durante o inverno, por exemplo, os peixes estão mais manhosos, o que significa que eles beliscam mais a isca antes de mordê-la. Para contornar esse fator, é recomendada a utilização de equipamentos mais leves e sensíveis, para que você sinta melhor enquanto o animal estiver mordiscando.

Conheça os peixes daquele período

Outra questão que deve ser levada em consideração é o comportamento dos peixes. Embora algumas espécies tenham atitudes similares, cada uma tem suas próprias características com relação ao período do ano.

Use isso ao seu favor. Pesquise sobre as melhores espécies para se pescar naquela época e sobre seu comportamento e prepare-se para a fisgada!

Vista-se corretamente

Não importa o clima, todo pescador deve usar as roupas certas. Seja no calor ou no frio, elas protegem contra os raios ultravioleta emitidos pelo sol, auxiliam no controle da temperatura corporal e trazem mais conforto para a sua pescaria.

A principal peça de roupa é a camisa de pesca, pois cobre a maior parte do corpo. Entretanto, também é recomendado que você utilize máscara, boné/chapéu, óculos de sol, calças e sapatos apropriados. No frio, escolha um bom casaco ou jaqueta corta-vento.

Para se programar, é essencial que todo pescador tenha um calendário de pesca sempre à mão. Assim, é possível escolher as melhores datas do ano para programar excursões.


Quer saber quando pescar? Baixe gratuitamente seu calendário, clicando no banner abaixo! Não se esqueça de enviar nos seus grupos de WhatsApp para seus amigos pescadores.

calendário de pesca