As roupas de pesca são itens essenciais para todo pescador. Além de dar um visual mais bonito e diferenciado, são a principal fonte de proteção para a saúde e o bem-estar durante a prática esportiva.

Entretanto, muitas perguntas surgem na cabeça dos pescadores na hora de escolhê-las. Afinal, quais peças são realmente necessárias? Qual o melhor tecido? Quais tecnologias e recursos elas devem oferecer? Qual o tamanho ideal? 

Para que não sobrem dúvidas na hora de comprar suas roupas de pesca, continue a leitura! Após ler este post até o fim, você se tornará um verdadeiro expert. Vamos conferir?

Guarda-roupas do pescador: o que é essencial? 

Antes de partir para a pescaria, é importante que você saiba como se veste um pescador, ou seja, quais suas principais peças de roupa. Dessa forma, estará sempre bem protegido, da cabeça aos pés.

Hoje, é possível encontrar uma infinidade de peças de roupa, porém, você sabe quais são as realmente essenciais? Para facilitar sua vida, fizemos uma lista com as principais!

Camisa de pesca

É a estrela das roupas de pesca. A camisa é muito importante, pois cobre uma região do corpo que está em contato direto com a luz solar (ou seja, os ombros, braços e tronco) e que, consequentemente, é a parte que mais necessita de proteção. Além disso, ela também facilita a movimentação do pescador.

Máscaras de pesca

Para proteger a região do rosto e do pescoço, é indicado que os pescadores usem máscaras. Elas são feitas dos mesmos tecidos que as camisas, e impedem as queimaduras na pele, bem como que moscas e mosquitos atrapalhem a pesca ao voarem em volta da região do nariz e da boca.

homem usando roupas de pesca: boné, máscara, camisa de pesca, óculos, pescando de baixo de um toldo.
Camisa, máscara, boné e óculos de sol fazem parte da indumentária de um pescador.

Chapéu/Boné de pesca

A região do couro cabeludo também pode sofrer danos durante a pesca, por isso, é importante utilizar um chapéu ou boné que proteja essa região. 

A aba dessa peça de roupa também ameniza a claridade causada pelo sol, facilitando a visão do pescador.

Óculos de sol

Por falar em visão, é imprescindível que o pescador utilize óculos de sol polarizados com proteção contra os raios ultravioleta. Além de facilitarem a visualização da prática esportiva, eles evitam que danos sejam causados a vista.

Calças

Para a parte inferior do pescador, é importante que ele use calças mais largas e confortáveis, que proporcionem uma boa experiência durante a pesca. Elas também devem ser impermeáveis, já que esse pedaço do corpo fica mais próximo da água, sendo passível de se molhar.

Sapatilhas de pesca

Por fim, para calçar os pés, o mais indicado são as sapatilhas do tipo babuche. 

Elas são leves, ficam bem fixas aos pés e são antiderrapantes, o que pode evitar uma série de acidentes de pesca. Outra opção são botas feitas de material similar.

Por que é importante utilizar camisa de pesca?

Muito se fala sobre a importância de se usar roupas adequadas para pescaria, e que elas são essenciais para garantir a proteção do pescador. Mas afinal, por que é tão importante utilizá-las?

De antemão, podemos dizer que são muitas as vantagens de se utilizar uma camisa de pesca. Por isso, para responder essa pergunta, vamos dividir nossa resposta em partes, explicando cada um dos benefícios separadamente.

Vale lembrar que nem todas as roupas de pesca oferecem os mesmos benefícios. Portanto, quando for comprar as suas, preste atenção a essas características!

Ajudam no controle da temperatura corporal

Para os bons pescadores, não há tempo ruim. Seja no frio ou no calor, com chuva, neblina ou mormaço, sempre é possível ir para a água pescar grandes brutos e se divertir. Porém, cada uma dessas condições climáticas afetam diretamente a temperatura corporal e podem causar prejuízos à sua saúde.

Em um dia de calor, por exemplo, o clima faz com que o pescador transpire muito rapidamente. Se ele estiver utilizando roupas de tecidos convencionais, como algodão e poliéster, esse suor fica acumulado na roupa e esfria seu corpo, podendo causar problemas como hipotermia.

homem utilizando roupas de pesca pescando no rio
Para pescar sem se preocupar com o clima e as demais condições, é importante que o pescador use roupas adequadas.

Em um dia frio, a situação é diferente, mas o resultado acaba sendo o mesmo. Como os tecidos convencionais acumulam umidade, a temperatura corporal do pescador deve se resfriar rapidamente e ocasionar malefícios ao organismo.

As roupas de pesca impedem que esse processo ocorra! Por serem feitas de malhas leves e com microporos, o tecido não se encharca, pois expele o suor. Dessa forma, a temperatura do corpo permanece controlada. 

Favorecem o conforto e a flexibilidade

Durante a pescaria, é preciso que o pescador se movimente muito para capturar os peixes – e vale de tudo, desde mexer os braços para os lados e girar a carretilha ou molinete rapidamente, até se agachar ou usar a cintura como apoio para a vara.

O grande problema é que, ao usar roupas que não sejam adequadas para essa prática esportiva, os movimentos ficam muito limitados, já que as malhas tradicionais não possuem a elasticidade necessário. Ou seja, na hora daquela fisgada, você pode acabar ficando na mão (e o peixe na água).

Já ao utilizar camisas de pesca, isso muda consideravelmente. Os tecidos são leves e elásticos, e favorecem o conforto e a flexibilidade do livre do pescador, permitindo que ele se movimente livremente durante a pesca. Da mesma forma, não há risco de que fiquem raspando na pele, como acontece como algodão, poliéster e sarja, por exemplo. 

O melhor de tudo é que, como a malha se ajusta bem ao corpo do pescador, isso não depende do tamanho. 

Qualquer que seja o número que você utilize, você terá o mesmo conforto ao vestir as roupas de pesca.

Protegem contra os raios solares

Entre os grandes inimigos dos pescadores estão os raios ultravioleta. Esse tipo de radiação é emitida pelo sol e pode causar uma série de malefícios à pele do ser humano, como queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele, dependendo do tempo de exposição e de outros fatores. 

As roupas de pesca são de grande utilidade para proteger os pescadores de possíveis danos. Os tecidos criam uma camada entre os raios na pele, impedindo que eles prejudiquem a saúde. 

Vale lembrar que algodão, poliéster e outras malhas convencionais não são capazes de criar essa camada. Sendo assim, ao vestir roupas impróprias para pesca, você acaba se prejudicando ainda mais, pois os tecidos permitem a passagem de radiação.

Dica: O mesmo vale para os olhos. Neles, os prejuízos dos raios ultravioleta são similares, podendo ocasionar lesões oculares, o surgimento de catarata e a perda da visão. Ao pescar, é essencial utilizar óculos polarizados e que ofereçam esse tipo de proteção. Do contrário, o pescador pode acabar prejudicando a vista.

Secam rapidamente

Todos nós sabemos que, durante uma viagem de pesca, não dá para ficar esperando uma roupa secar por muito tempo. Após lavá-la, o ideal é que no dia seguinte ela já esteja pronta para o uso.

A boa notícia é que muitas camisas de pesca e até outras peças de roupa que fazem parte da indumentária de um pescador secam muito rapidamente. Da mesma forma que as malhas eliminam a umidade causada pelo suor, basta colocá-las em um lugar com boa passagem de ar para que desencharquem.

Em dias favoráveis, com calor e vento, esse processo pode durar pouquíssimas horas, e o pescador pode até usar sua roupa durante dias consecutivos.

Quais benefícios uma camisa de pesca deve oferecer?

Agora que já apresentamos os problemas que as roupas apropriadas podem evitar, você sabe como perceber se a camisa que você está comprando oferece proteção contra eles, por exemplo?

A seguir, vamos citar os benefícios que você deve procurar na hora de comprar suas roupas de pesca para que sua prática esportiva seja segura e saudável. Todas essas vantagens estão disponíveis nos modelos fabricados pela Quisty!

Tecido dry fit

Há muitos tecidos utilizados para fazer camisas de pesca. Entre eles, um dos que mais se destaca é o dry fit, aplicado em roupas para diversos esportes graças à sua tecnologia. 

Como o dry fit tem microporos em toda a sua extensão, ele expulsa a umidade e impede que o tecido se encharque. 

Como falamos há pouco, isso evita que o corpo se resfrie rapidamente, causando hipotermia no pescador. Além disso, durante os dias de calor, o vento corre com facilidade por entre o tecido, proporcionando uma sensação agradável.

camisa de pesca e vara de pesca
Tecido dry fit: leve e tecnológico, oferece inúmeros benefícios ao pescador.

Outra vantagem desse tipo de tecido é sua maleabilidade, que permite que o pescador se mexa com facilidade durante a pescaria, sem que seus movimentos sejam prejudicados ou limitados.

Proteção contra os raios ultravioleta

Como você já sabe, os raios ultravioleta são grandes vilões para os pescadores, e podem causar danos à pele e até doenças, dependendo do tempo de exposição. Vale reforçar que esses malefícios podem ocorrer mesmo no frio, pois não tem a ver necessariamente com o clima, mas sim com a incidência de luz solar.

Por essa razão, é imprescindível que uma camisa de pesca tenha proteção contra os raios ultravioleta. Esse recurso impede que esse tipo de radiação penetre na pele do pescador, evitando seus malefícios.

Antes de comprar, confira se a loja tem um certificado autorizado por um laboratório ou instituição que comprove esse benefício. Do contrário, você pode acabar sendo enganado.  

Outra questão importante para se observar é o fator de proteção solar, às vezes chamado de FPS. Ele é definido por um número e está relacionado ao tempo de exposição ao sol que uma pessoa pode ter antes que a radiação atinja sua pele.

Explicamos: se uma camisa tem o fator de proteção 50, isso significa que a pele do pescador leva 50 vezes mais que o tempo convencional para se queimar. Uma pessoa com pele clara, por exemplo, que demora cerca de 15 minutos para sofrer os efeitos da radiação ultravioleta, levará um período 50 vezes maior, ou seja, 750 minutos (ou 12 horas e meia).

Vale lembrar que cada tipo de pele suporta um período de tempo debaixo do sol, de acordo com a quantidade de melanina. Ou seja, peles mais escuras demoram mais para sofrer os efeitos da radiação ultravioleta que as mais claras.

As camisas de maior tecnologia contêm proteção solar UV 50+, que oferecem proteção por tempo superior a 50 vezes a mais que o convencional. Dessa forma, o pescador pode aproveitar a pesca despreocupado.

Estampas de qualidade

Não é incomum ouvir pescadores falando que as estampas de suas camisas mancharam ou até sumiram depois de alguns dias de uso. Portanto, antes de comprar a sua, verifique se a tinta utilizada nas gravuras é de qualidade.

Uma dica é verificar a avaliação de outros compradores, seja nas redes sociais ou no próprio site da fabricante. Se outras pessoas estiverem satisfeitas, isso significa que trata-se de uma camisa de qualidade.

Também observe se a marca da camisa de pesca oferece algum tipo de garantia. Se a fabricante assegura a qualidade de seus produtos e cobre trocas e/ou devoluções, isso é um ótimo sinal.

Qual tamanho de camisa de pesca comprar?

Outra dúvida muito comum entre os pescadores está relacionada ao tamanho. Como as roupas convencionais têm formatos diferentes de acordo com o fabricante, qual é a modelagem ideal para uma camisa de pesca?

A resposta é que depende. Geralmente, essas peças de roupa têm uma modelagem que se adapta bem ao corpo do pescador. Isso facilita muito a prática esportiva, pois como já falamos, o tecido favorece a movimentação e facilita na hora de fisgar aquele bruto.

Porém, o tamanho também pode depender da preferência de cada um, pois há quem prefira roupas mais justas ou mais largas. O ideal é que, ao comprar, você se baseie nas camisas que usa no dia a dia.

Hoje, grandes fabricantes de camisa de pesca, como a Quisty, oferecem em seu site um guia de medidas, com os tamanhos de altura, largura, tanto do tronco quanto dos braços e ombros. Dessa forma, o pescador pode escolher seu modelo favorito e garantir que ele fique bem confortável no corpo.

A Quisty ainda traz uma grande variedade de tamanhos, desde o Infantil 2 até o Plus Size 7, portanto, não importa a sua preferência, você vai encontrar a camisa de pesca ideal!

Roupa de pesca feminina: como escolher?

As camisas de pesca femininas e masculinas têm algumas diferenças com relação à modelagem para se moldar melhor ao corpo das mulheres. Esses fatores devem ser considerados na hora de escolhê-las.

Em geral, a área peitoral é um pouco maior, considerando os seios. Portanto, se você for mulher e for escolher sua camisa, lembre-se de considerar essas medidas, pois elas podem ser diferentes de um tamanho para outro.

Os modelos femininos da Quisty vão desde o PP ao Plus Size 2

camisa de pesca feminina
roupas de pesca

Roupa de pesca infantil: como escolher?

Se você gosta de levar seus pequenos para pescar junto com você, é preciso pensar na proteção deles também. Para isso, existem as roupas infantis, com modelos apropriados para cada idade.

É essencial que as camisas de pesca infantis tenham os mesmos recursos que as para adultos, protegendo contra os raios solares a auxiliando no controle da temperatura corporal.

Por muitas vezes, as crianças são mais vulneráveis às condições climáticas e possíveis intempéries. 

Assim como outras peças de roupa, os tamanhos costumam seguir a idade dos pequenos, dos 2 aos 14 anos. A dica é sempre arredondar o número para cima, pois as crianças crescem rápido e podem acabar perdendo a camisa cedo demais.

Isso também vai depender da estatura de cada um, pois há crianças maiores que outras. Em todo caso, use a tabela de medidas por precaução.

camisa de pesca infantil
roupas de pesca

Como escolher camisa de pesca estampada?

Além do tamanho, há outra questão que deixa dúvidas nos pescadores: qual estampa escolher? Afinal de contas, não adianta ter uma camisa com tantos benefícios, mas que não seja bonita. 

Uma das opções mais comuns são as camisetas com estampa de peixe. Como muitos pescadores tem predileção por determinada espécie, seja de água doce ou salgada, acabam escolhendo roupas com desenhos desses peixes.

Algumas estampas bastante comuns são as de dourado do rio, tucunaré, tambaqui, piapara, trairão e tilápia

Outra tipo de modelo são as camisas de pesca camufladas, baseadas no famoso uniforme militar. Tem tudo a ver com a prática desportiva e simbolizam a batalha travada entre o pescador e o peixe. 

As camisas raglan também fazem muito sucesso entre os praticantes da pesca esportiva. Têm um corte diferenciado, com a costura das mangas nos ombros mais próxima da gola, deixando a modelagem mais justa ao corpo do pescador.

No site da Quisty, você encontra essas camisas essas opções, além de muitas outras estampas exclusivas. Clique no botão abaixo para conferir!

camisa de pesca estampada
roupas de pesca

Como lavar e cuidar das roupas para pesca?

Antes de comprar sua camisa de pesca, é importante que você saiba que essa é uma peça que pode entregar muitos benefícios, porém, é preciso cuidar muito bem dela. Sem a preocupação necessária, elas podem acabar perdendo a efetividade e até desbotando.

Por isso, fizemos um guia rápido com dicas de como lavar roupas com proteção UV e outros cuidados importantes que você deve tomar.

Como lavar roupa de pesca

Para começar, nem pensar em lavar suas camisas de pesca à mão! Ao esfregá-las, você pode acabar rasgando ou danificando a malha, o que faz com que ela perca a eficiência. 

Evite ao máximo deixá-las de molho, pois isso também prejudica o tecido.

O ideal é fazer uma lavagem leve na máquina de lavar, apenas com sabão neutro e água. O uso de alvejantes ou amaciantes costuma ser agressivo em tecidos leves, e pode diminuir o fator de proteção da camisa.

Por fim, não use secadoras! Mesmo que o tempo esteja úmido, pendure as roupas no varal e deixe secar naturalmente. Como já foi citado há pouco, esse processo costuma ser rápido.

Cuidados com camisa de pesca

Além de lavar sua camisa adequadamente, é importante tomar alguns cuidados adicionais. O primeiro deles é que, assim que ela estiver seca, é preciso guardá-la no seu guarda-roupas, seja dobrada ou pendurada em um cabide. É ideal que esse tecido não passe muito tempo em contato com o sol, ao menos que estiver em uso.

Também não é indicado o uso de ferro de passar – o que é desnecessário, pois essas camisas amassam menos que as feitas com tecidos convencionais. 

Por último e mais importante, evite usar protetor solar enquanto as veste. Pode parecer esquisito, mas os tecidos dry fit absorvem alguns componentes do protetor solar com facilidade. Como resultado, a camisa acaba ficando com manchas amarelas, algumas vezes, sem recuperação.

Sempre que for usar protetor solar antes de pescar, passe nas regiões em que a camisa não terá contato direto, como mãos, testa e bochecha, e espere uma meia hora antes de vesti-la, para que a pele absorva bem o creme. 

Conheça a Quisty 

Se você chegou até aqui, já está mais que pronto para comprar sua camisa de pesca. Para garantir as roupas certas, conheça a Quisty, uma fabricante com quase 20 anos de mercado e excelência em vestuário esportivo.

roupas de pesca
A Quisty é referência em vestuário para pesca esportiva.

As camisas da Quisty são feitas do famoso tecido dry fit, uma microfibra muito utilizada em diversos tipos de esportes. Tem um ótimo caimento e que age controlando a temperatura corporal, tornando a prática mais segura.

Por falar na modelagem, tanto a região da gola quanto dos punhos se ajusta bem ao corpo, evitando a entrada de insetos ou folhas. Dessa forma, você permanece completamente focado na captura do peixe. 

Além disso, elas também oferecem fator de proteção solar UV 50 + para que você curta sua pesca tranquilamente, sem sofrer os danos causados pelos raios ultravioleta.

Por fim, vale ressaltar que todas as estampas da Quisty são exclusivas, e você ainda pode ter sua camisa de pesca personalizada com nome sem nenhum valor adicional. Basta preencher os campos indicados no site.

Ficou interessado? Clique no banner abaixo e garanta suas roupas de pesca!

roupas de pesca