Seja na praia, na costeira ou em alto mar, a pesca em água salgada é uma verdadeira paixão para muitos. E apesar de muito prazerosa, ela exige que o pescador tenha uma tralha apropriada para a modalidade.

Os equipamentos para pesca no mar podem se diferenciar bastante daqueles para uma pesca de água doce. Naturalmente, equipamentos mais robustos são necessários, assim como uma boa escolha de iscas, anzóis e outros materiais importantes.

Ao longo deste post, faremos uma lista com equipamentos, iscas e roupas para que a sua pesca no mar seja um grande sucesso! Pronto para saber mais? Continue a leitura!

Equipamentos

Mesmo que você seja o melhor dos pescadores, sem o equipamento ideal é impossível capturar os peixes. Você precisará de uma tralha adequada para aguentar a briga com os animais marinhos, e que ainda suporte as ações causadas pela correnteza e pela água salgada.

Varas

O primeiro cuidado da sua lista deve ser a escolha da melhor vara de pesca. No caso da pesca de praia ou costeira, é preciso ter um arremesso longo, por isso, esses equipamentos devem ter um grande comprimento – em média, entre 3 e 4,2 metros.

Já no alto mar, o comprimento ideal é um pouco diferente: boas varas para essa modalidade devem ter de 1,5 a 2 metros de comprimento. A escolha sobre modelos tubulares ou maciços fica por conta do pescador.

A razão para esses equipamentos serem menores é a sensibilidade na prática do esporte e mais facilidade para o arremesso.

molinetes, ótimos equipamentos para pesca em alto mar
Para pescaria em alto mar, você pode optar por usar varas mais curtas.

Em todos os casos, se você puder, tenha mais de uma vara à sua disposição, com tamanho e peso diferentes. Dessa forma, você pode ir alternando e sentido em qual os peixes estão atacando com mais facilidade.

Molinete

Para trabalhar e a isca no mar, prefira sempre o uso de molinetes. O mais indicado é que você escolha um modelo grande, com uma boa capacidade para linha, para que você alcance altas distâncias durante o arremesso, e tenha mais segurança ao capturar grandes peixes.

É muito importante que esse equipamento seja marinizado, ou seja, protegido para que não enferruje em contato com a água salgada. Para isso, você pode utilizar um spray de silicone.

Linha

A escolha da linha depende do equipamento do pescador. Quem pesca em praia costuma optar por linhas de monofilamento mais finas, com espessura entre 0,14 a 0,25 mm. Já para o alto mar, é necessário utilizar números maiores, entre 0,50mm a 60 mm. 

Quanto ao comprimento da linha, procure ter pelo menos 100 metros à disposição para ter segurança e uma boa capacidade de pesca.

Para aguentar a fisgada dos animais marinhos, monte um sistema simples com líder de fluorcarbono na ponta da linha, com capacidade entre 35 e 50 libras. 

Anzol

Se a linha depende do tipo de equipamento, a escolha do anzol está diretamente relacionada aos peixes que você quer fisgar. A dica principal é sempre ter uma grande variedade de tamanhos e formatos à sua disposição, e ir substituindo durante o dia.

Outros equipamentos

Entre os equipamentos para pesca no mar, não pode faltar o alicate de contenção. Ele é muito útil para manipular os peixes de água salgada, que costumam ser bastante ferozes, evitando eventuais acidentes de pesca. 

Para a pesca de fundo, também é importante que você tenha boas chumbadas à disposição, de vários tipos e formatos. Para trocá-las com facilidade, leve alguns chicotes já armados – dessa forma, basta encaixá-los na ponta da linha. 

Iscas

O uso de iscas é algo muito pessoal, e que depende do perfil do pescador. Para pescar em água salgada, é possível utilizar uma grande variedade, tanto naturais quanto artificiais, desde que você saiba trabalhá-las. 

Naturais

Na hora de escolher iscas para peixes de água salgada, muitos pescadores preferem as naturais. Elas são muito eficazes pois instigam o olfato e a visão dos animais marinhos, atraindo-os para perto do anzol.

Entre as mais utilizadas, podemos citar peixes e frutos do mar, como sardinha, camarão, lula e siri. Além disso, você também pode usar animais encontrados facilmente nas praias, como corrupto, tatuíra e sarnambi.

pessoa utilizando camarão como isca entre os equipamentos para pescar no mar

Muito importante: Lembre-se de usar o elastricot para deixar as iscas naturais bem firmes no anzol, ou você pode acabar perdendo durante o arremesso.

Artificiais

Entre as iscas artificiais mais utilizadas para pesca em água salgada são jumping jigs, shads e shrimp dancers. As três imitam bem os movimentos feitos por animais marinhos, chamando a atenção dos peixes.

Se você é do time desses tipos de iscas, saiba que é importante trabalhá-las bem com o molinete. Vá alternando as técnicas e movimentos para que não passem despercebidas.

Roupas de pesca

Por fim, as roupas são tão importantes quanto qualquer outro equipamento para pesca no mar. Sem elas, o pescador pode acabar tendo problemas de saúde, como queimaduras e hipotermia, e até desenvolver doenças mais sérias como envelhecimento precoce e câncer de pele.

Primeiramente, invista em uma boa camisa de pesca. Ela protege a região dos ombros, braços e tronco, protegendo o pescador contra a radiação ultravioleta do sol e também controlando a temperatura corporal.

Por serem feitas de tecido dry fit, que ao contrário de outros tipos de malha, são flexíveis e não acumulam líquidos. Dessa forma, você pode se movimentar livremente e com segurança. 

Para a cabeça, vista um chapéu ou boné de pesca que também ofereça proteção contra os raios ultravioleta. Complete o visual com óculos de sol polarizado, que evita possíveis danos à visão, e uma máscara, cobrindo o restante do rosto.

As roupas de pesca, assim como as iscas e os equipamentos para pesca no mar são decisivos para que você capture belos peixes, priorizando segurança e integridade física. 

Na Quisty, você encontra modelos exclusivos de roupas de pesca, feitos com tecidos de alta tecnologia e com proteção UV 50+. Clique no banner abaixo e confira!

equipamentos para pesca no mar