O tucunaré é um dos peixes mais cobiçados da América do Sul, atraindo pescadores do mundo inteiro para o Brasil. Por suas características predatórias, a espécie é um sonho de consumo para a maioria dos amantes de pesca esportiva.

Apesar de ser muito popular no território brasileiro, o peixe não pode ser encontrado em todas as regiões do país, estando localizado em áreas específicas. Pensando nisso, criamos um miniguia para que você aprenda de uma vez por todas como e onde pescar tucunaré em São Paulo. Confira!

Características do peixe

O tucunaré é um peixe conhecido pela sua fama de briguento. Espécie de hábitos diurnos, ele se alimenta principalmente de camarões e peixes menores. Seu habitat preferido são as áreas de vegetação, próximas às margens dos rios.

O peixe é inteligente e desconfiado, ficando sempre escondido em posições privilegiadas para observar suas presas. Por essas características, ele pode demorar um pouco a fisgar a isca. Tenha paciência e tente o arremesso várias vezes.

Tipos de iscas para pescar tucunaré

Predador feroz, o tucunaré ataca praticamente todos os tipos de isca que circulam em seu ambiente. Entretanto, as artificiais, de cores cítricas, são as mais indicados para localizar e atrair a espécie.

Os modelos mais utilizados para pescar tucunaré são as iscas de superfície (como as iscas Popper), as de semissuperfície, as iscas de meia-água (como as Jig), as Spiners ou as Shads, que são consideradas pelos pescadores mais experientes um modelo coringa.

Truques para a pesca

A escolha correta da isca faz toda a diferença na captura do tucunaré. Entretanto, para ter sucesso na pesca dessa espécie tão procurada, alguns outros truques e dicas podem ser fundamentais e fazer toda a diferença no resultado final da sua captura.

Antes de se aventurar, conheça bem o ambiente, procure saber a profundidade do ponto de pesca e o tipo de estrutura que você encontrará. Também é muito importante saber o que o tucunaré está acostumado a comer e o tamanho médio da espécie no local. Sempre cheque as condições climáticas e a previsão do tempo para o dia da pesca.

Com essas informações, você pode organizar melhor o tipo de embarcação que vai utilizar e os equipamentos de pesca necessários. Assim, já deu um passo em direção a um resultado positivo em sua pescaria.

Locais de pesca

Embora não seja muito comum encontrar esse peixe na região metropolitana de São Paulo, alguns locais do interior têm grande concentração da espécie. Cidades como Americana, Presidente Epitácio, Panorama, Pereira Barreto e Ilha Solteira são as mais indicadas.

Conhecido como oásis no interior de São Paulo, a cidade de Guararapes conta com um pesqueiro perfeito para pescar tucunaré. O local fica aberto de quinta a domingo, inclusive nos feriados.

Legal, não é? Pescar tucunaré é uma missão emocionante e, muitas vezes, bem difícil. Mas seguindo orientações corretas é possível ter sucesso na pescaria e garantir grandes capturas. Lembre-se de, sempre que possível, devolver o peixe ao mar para garantir a preservação da espécie.

Esse conteúdo te ajudou? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e novidades sobre o universo da pesca.

Banner-Blog-Dourado-do-Rio