Os raios solares fazem muito bem para a nossa saúde, mas em excesso podem prejudicá-la e muito, levando até ao desenvolvimento de câncer de pele. A camada de ozônio, que ajuda a nos proteger das radiações ultravioleta, tem sofrido desgaste pela ação do homem e nunca foi tão importante usar produtos para minimizar os seus efeitos. Para isso basta escolher um protetor solar eficaz. Porém, como escolher um protetor solar?

São tantas opções nas prateleiras das lojas que é bem fácil ficar perdido no meio de tantos frascos e cores. Os fatores de proteção são muitos e fazer uma boa escolha ajuda a proteger a nossa pele de manchas e também do envelhecimento precoce que sofremos quando ficamos expostos ao sol durante muitas horas. Confira o que você deve observar quando for comprar um protetor solar.

Fator de proteção

O mínimo que você deve escolher é o protetor com FPS 30 e esse número aumentará conforme o fotótipo que pode ser tipo I ou tipo II para as pessoas de pele muito clara. Estas não conseguem ficar bronzeadas e a pele fica bastante avermelhada se em contato frequente com o sol. Nesse caso, é melhor escolher protetor solar com FPS 60 ou acima disso.

Já os fotótipos III e IV são aquelas pessoas que têm a pele em tonalidade mais escura, as que conseguem pegar um belo bronzeado durante o verão. No caso delas, é possível optar pelos produtos com FPS 50 no início da estação, quando os raios solares são mais fortes e há maior insolação. Ao final dela, é possível começar a usar protetor com FPS 30.

Por fim, mas não menos importante, estão os fotótipos V e VI característicos de peles negras que não “brigam” tanto com o sol, mas que também precisam estar protegidas por causa do risco de câncer de pele. Aqui, o FPS 30 durante todo o verão já é suficiente.

Diferença entre protetor e bloqueador solar

Se você sempre achou que esses dois produtos são a mesma coisa, enganou-se. O protetor solar possui substâncias que penetram na pele através dos poros e, por causa dessa absorção, a pele não fica branca ao passá-lo da maneira correta.

Por outro lado, o bloqueador não penetra na pele, formando uma camada que consegue impedir que os raios UVA e UVB a ultrapassem. Você perceberá que esse produto formará uma camada espessa e esbranquiçada sobre a pele. Ele é excelente para quem tem os fotótipos I e II ou são mais sensível à incidência dos raios.

Quando usar o protetor

Não importa a estação, apesar de a preocupação com a pele aumentar muito durante o verão, no inverno também não se deve descuidar. Por mais que o tempo esteja nublado, os raios solares estão atingindo a sua pele – especialmente se você for ficar muito tempo ao ar livre, como em uma pescaria, por exemplo.

Para aqueles que passam longas horas debaixo do sol, o ideal é escolher um protetor solar, além de bonés ou chapéus para proteger o rosto, já que essa região é mais sensíveis, e roupas com proteção UV para o corpo. Não se esqueça de reaplicar o produto a cada duas horas para manter o efeito protetor por mais tempo.

Quer receber mais dicas como essas e praticar a sua pesca com mais segurança e saúde? Assine a nossa newsletter!