A pesca esportiva é uma ótima prática para se divertir, relaxar e confraternizar com os amigos e a família. Entretanto, durante a atividade, muita gente acaba negligenciando um detalhe importante: a proteção contra raios UV.

Se no dia a dia se proteger do sol é necessário, durante a pesca isso torna-se fundamental, tendo em vista que você estará consideravelmente mais exposto, aumentando assim o risco de insolação e de queimaduras. Isso acontece porque a água reflete a luz solar.

Portanto, todo o cuidado é pouco na hora de se proteger. Quer saber como? Continue a leitura e fique de olho!

Só o filtro solar oferece proteção contra raios UV?

Muita gente não abre mão dos filtros e bloqueadores solares, que realmente são essenciais para a proteção da pele. No entanto, por mais que esse seja um ótimo hábito, algumas partes do corpo são ignoradas.

É comum passar o produto apenas nos braços, no pescoço e no rosto — ou mesmo somente no rosto. Assim, o restante do corpo continua exposto ao sol.

No geral, os tecidos comuns ajudam a proteger dos raios solares, principalmente os de cores escuras. Mas isso não é suficiente! Felizmente, existem hoje no mercado roupas feitas com tecidos especiais, desenvolvidos com tecnologias de proteção solar. Eles podem ser uma boa opção para a pesca, pois são bastante eficazes contra a radiação.

Como são feitos os tecidos com proteção solar?

As roupas com tecnologia de proteção solar realmente funcionam — e já existem diversas empresas que as fabricam aqui no Brasil! São vários modelos que atendem às necessidades de todo tipo de esportista, podendo também ser usadas no dia a dia.

A proteção solar se deve ao tipo de fibra usada para a confecção das roupas. Outra forma é mergulha as peças em um tipo de substância especial com ação protetora. Os tecidos, assim, refletem os raios UVA e UVB, impedindo que a pele absorva a radiação.

Assim como os filtros solares, os tecidos possuem uma classificação de acordo com o fator de proteção. Confira:

  • roupas com FPU 15 e 20 refletem de 93,3% a 95,9% da radiação ultravioleta,
  • de 30 e 35, bloqueiam de 96% a 97,4%;
  • com FPU 40, 45 e 50, refletem mais de 97,5%.

Esse critério foi criado pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (ARPANSA) e é adotado em muitos países, inclusive por fabricantes brasileiros. A informação costuma estar na etiqueta das peças, então, fique de olho!

Por falar nos australianos, eles foram os pioneiros na criação desses tecidos. Isso é resultado da grande incidência de raios solares no país e da pele muito clara da maioria dos habitantes. Depois, a ideia rapidamente ganhou força por diversas partes do mundo!

Essas roupas protetoras custam caro?

Como toda nova tecnologia, no início, as roupas com proteção solar custavam muito caro. Entretanto, com a popularização desse tipo de tecido, elas hoje são bem acessíveis! O preço desse tipo de roupa não difere muito das usadas para diferentes modalidades esportivas, como é o caso da pesca.

Outra vantagem é a variedade de modelos, cores e tamanhos. Chapéus, bonés, camisetas de manga curta e longa, calças e bermudas de todos os tipos ja são fabricados com tecnologia de proteção solar. Aí, é só escolher o seu tipo preferido e ir protegido para a sua próxima pescaria!

Gostou de descobrir como garantir a proteção contra raios UV durante sua pesca? Então, aprenda mais sobre roupas protetoras com nosso post sobre as 6 vantagens de usar camisetas com sistema Dry Fit!