Peixe de água salgada muito apreciado na culinária, a anchova é encontrada em todo o litoral do país, principalmente em áreas rochosas com arrebentação de maré. Essa é uma espécie que garante bons embates antes de ser capturada. Portanto, pescar anchova exige um esforço por parte do pescador, mas que vale a pena.

Com o apelido de “piranha marinha”, a anchova é um peixe que gosta de águas agitadas. Ela é capaz de devorar até membros da sua espécie. Essa voracidade é uma das principais características desse peixe de escamas e dentes afiados.

A anchova tem uma coloração em tons de azul no dorso, enquanto seus flancos e ventre são prateados. Chegando até 1,5 m de comprimento e 20 kg, há diversas formas de preparo. As possibilidades vão de pratos cozidos, fritos e até mesmo em saladas. Confira dicas de como fisgar esse peixe como um profissional!

Pesque por arremesso

Pescar por arremesso é a melhor forma de capturar a anchova. Jogar a isca em direção à espuma que se forma na arrebentação das áreas rochosas garante o sucesso da pescaria.

A utilização de varas de pescar resistentes é essencial para capturar um peixe grande como a anchova. Após o arremesso, dê toques curtos e enrole lentamente a linha para chamar atenção do pescado até ele abocanhar a isca.

A disputa com o peixe é uma das partes mais interessantes e divertidas na pesca esportiva.

Utilize os equipamentos certos

Como foi dito, a anchova é um peixe de porte grande. Dessa forma, o ideal é o uso de varas, linhas e molinetes ou carretilhas resistentes para não ter seu equipamento danificado no meio da pescaria.

O mais recomendável é o uso de varas de 6,6 a 7 pés (de 1,90 a 2,10 m) e linhas de resistência que vão de 20 e 25 até 40 lbs de multifilamento com líder de fluorcarbono ou náilon. Por se tratar de uma pescaria de longos arremessos, a carretilha ou molinete deve ter capacidade para, no mínimo, 100 m de linha.

Prefira molinetes

Entre carretilhas e molinetes, a segunda opção é mais indicada para arremessos longos. Os tamanhos para a pesca de anchova são de 2.000 a 4.000. Mas se ainda assim optar pelas carretilhas, escolha as que se comportam 120 a 175 m. Os anzóis devem ser 14 e 15 com chumbo médio.

Use as iscas indicadas

Se preferir utilizar iscas artificiais, opte por modelos do tipo pencil popper ou zaras que tenham de 11 a 15 cm. As iscas de estilo jigs brancos, tube jigs, meia água, colheres e lambretas também são eficientes.

Mas se preferir as iscas naturais, os filetes de savelha são muito atraentes para a anchova. Para chamar atenção do peixe basta costurar ao anzol e deixar a ponta solta. Paraty, tainha e até sardinha podem substituir a savelha, caso não seja encontrada.

Para pescar anchova é melhor ter uma boa preparação, pois o peixe não se entrega fácil.

Quer saber mais sobre pesca de anchova e outras dicas de pescaria? É só nos seguir nas redes sociais para não perder nada, estamos no Facebook e Instagram!