Que tal ter um retrato com um peixe de 40kg? Certamente, esse é um dos objetivos almejados pelos amantes da pesca esportiva. Quem pesca carpa cabeçuda, com certeza, já passou ou conhece alguém que tenha passado por essa experiência única.

Pensando nisso, neste post, vamos apresentar dicas essenciais para que sua pesca seja digna dos grandes profissionais. Pronto para começar? Então, boa leitura!

Conheça bem o seu animal

A carpa cabeçuda é uma espécie de peixe de água doce e costuma ser grande. A pesca desse peixe costuma ser realizada em pesqueiros e constitui em uma alternativa de lazer muito divertida para ser feita com a família.

As “cabeçudas” ─ como são carinhosamente denominadas pelos praticantes de pesca ─ curiosamente, alimentam-se de algas e pequenos animais por meio de um processo de sucção.

Escolha adequadamente seus itens para pesca

O sucesso da pesca esportiva está relacionado não só à performance do praticante, mas também a qualidade dos equipamentos e acessórios empregados. Por isso, é muito importante que você saiba escolhê-los.

Vestuário

Quem pesca carpa cabeçuda tem que estar preparado para ficar durante horas em contato com a natureza. Portanto, comece elegendo as roupas adequadas. Boné e calça, além de protegerem do sol, impedem o desconforto causado pela ação dos insetos.

Você não vai errar ao investir em uma camiseta com sistema DryFit e proteção UV. Inclusive, é possível personalizá-la com estampa de peixes. Existem sites que oferecem peças exclusivas e de muita qualidade. É fácil, rápido e muito seguro adquirir esse tipo de produto.

Equipamentos

As “cabeçudas” sugam o alimento, lembra? Por isso, precisamos de um tipo de anzol especial, o famoso “chuveirinho”.

A boia é específica para carpa. Para apoiá-la, use chumbo poita, de 30 a 40g. A vara deve ter 2,70m a 3,60m de comprimento e capacidade para suportar de 60 a 120g de iscas.

O molinete deve ter capacidade para cerca de 150m de linha monofilamento de 0,35mm a 0,40mm de espessura. Também, use duas miçangas e um girador com snap.

Agora, atente para a sequência de montagem da boia;

  • passe o chumbo poita na linha;
  • faça um nó de correr;
  • coloque uma miçanga;
  • coloque a boia e sem seguida outra miçanga;
  •  ate o girador com snap e, por fim, coloque o chuveirinho.

Aplique as técnicas adequadas

Os arremessos para quem pesca a carpa cabeçuda devem ser longos e na direção do centro do lago do pesqueiro. Logo após, as varas devem ser colocadas nos suportes.

Quando a boca do peixe for fisgada, deixe a carpa deslocar até cansar. Em seguida, conduza-a até a margem e a retire com auxílio de um puçá.

Solte o anzol da boca da carpa com cuidado. Faça a pose para registrar o seu momento e, em seguida, devolva o peixe para a água sem machucá-lo.

Assim, procuramos destacar alguns pontos importantes para quem pesca carpa cabeçuda. Lembre-se, principalmente, de zelar pelas boas escolhas dos equipamentos, além de se proteger do sol e insetos. 

Gostou do texto? Aproveite também para conhecer algumas dicas de como pescar peixe-espada.