Como pescar com molinete? Aprenda a usar esse equipamento!

como pescar com molinete

Quando se está começando na pesca, há uma série de desafios a serem vencidos, como conhecer as espécies, encontrar os melhores locais, compreender o movimento das águas e, é claro, utilizar os equipamentos.

Entre todos os aprendizados, um dos mais importantes é como pescar com molinete, um item essencial para o trabalho da isca e da linha e que é recomendado para a captura de diversos tipos de peixes.

Quer aprender quando e como utilizar esse equipamento? Leia nosso post até o fim e confira as melhores dicas!

Entendendo o molinete

Você já deve ter visto um molinete, mas você sabe como ele funciona? Composto principalmente por manivela, bobina com carretel, alça pegadora e rolamentos, ele serve para você fazer arremessos, trabalhar a isca e puxar o peixe. 

como pescar com molinete entendendo o molinete
Um exemplo de molinete padrão.

O molinete é preso à base da vara por uma haste e, geralmente, fica direcionado para baixo ou para o lado da mão não dominante do pescador. A bobina é alimentada com uma linha, que também deve atravessar os passadores presos ao caniço. 

Os rolamentos, como o nome sugere, servem para controlar a relação de soltura da linha. Também é possível controlar a fricção por meio do freio, que fica junto ao carretel: quanto mais fechado, mais dura ficará a linha; quanto mais aberto, ela ficará mais solta.

É por meio da manivela que se deve puxar a linha, seja para trabalhar a isca ou puxar o peixe. Geralmente, as manivelas de molinete têm apenas uma haste e são anti-reversas – ou seja, só é possível puxar para um lado durante a fisgada, um recurso que ajuda muito o pescador.

A partir desse funcionamento básico, o pescador deve escolher e definir suas técnicas de pesca para a utilização do equipamento. Mais à frente, falaremos sobre isso.

Molinete ou carretilha: qual o melhor?

Essa é uma dúvida muito comum e que provoca discussões entre os pescadores. O fato é que isso depende muito do estilo de pesca de cada um e não há como definir qual é melhor, mas sim qual seria o mais indicado de acordo com cada situação.

O molinete costuma ser um equipamento mais robusto e também mais fácil de se utilizar. Como o drag sai de maneira natural, ele evita os famosos “soquinhos” e também as cabeleiras na linha, que são muito comuns na pesca com carretilha. 

A desvantagem do molinete está na precisão: ele é capaz de proporcionar um arremesso mais distante que o do outro equipamento, mas é mais difícil de controlar onde a isca cairá – o que, dependendo do contexto, acaba não sendo um problema. Também não é um item indicado para pescar peixes muito grandes.

como pescar com molinete molinete ou carretilha
O alcance do arremesso feito com molinete tende a ser maior.

A carretilha é um equipamento ligeiramente menor, com haste dupla, e que é mais indicado para quem quer mais precisão. Outro benefício é que ele evita que a linha torça durante o uso, sendo muitas vezes melhor para pescar com iscas artificiais.

Em geral, o sistema de tração pode ser mais forte, sendo recomendada para a pesca de peixes maiores.

Qual o melhor molinete para pesca?

Existem inúmeros tamanhos e tipos de molinetes, e é importante saber fazer a escolha certa. Se você utilizar um equipamento muito grande, pode acabar perdendo a graça e a esportividade pela facilidade de fisgar peixes menores; já se for muito pequeno, ele não vai dar conta de capturar os mais brutos.

Podemos resumir a escolha da seguinte maneira:

  • Para pescar com ultralight, escolha um molinete até tamanho mil e linhas entre 0.14 e 0.18 mm (ou 3 a 5 lb);
  • Para pescar carpas e tambaquis de fundo, escolha um molinete até tamanho 3 mil e linhas entre 0.18 e 0.28 mm (ou 5 a 12 lb);
  • Para pescar tambaquis com boia, escolha um molinete até tamanho 4 mil e linhas entre 0.28 e 0.37 mm (ou 12 a 20 lb);
  • Para pescar peixe de couro e pirarara, escolha um molinete de 5 mil (ou maior) e linhas maiores que 0.40 mm (ou 25 lb).

Como pescar com molinete

Agora que você já conhece melhor suas partes e como ele funciona, chegou a hora de aprender como pescar com o molinete. Vale lembrar que, na pesca, cada um tem suas próprias técnicas e preferências, e, portanto, as formas de utilizar o equipamento podem variar.

Começando pelo arremesso de pesca: segure a vara de maneira que a haste do molinete fique entre os dedos indicador e anelar. Com o indicador, você deve puxar a linha para bem perto do caniço. Feito isso, abra a alça.

Faça a posição de arremesso, com a vara perto da altura do seu ombro e o virado para cima, e com força, jogue a linha, fazendo o movimento de alavanca. Quando quiser que a isca caia na água, feche a alça utilizando a mão que não está no molinete – no caso dos destros, a esquerda.

Feito isso, use a manivela para trabalhar a linha. Vá puxando e dando pequenos toques em sua direção para que a isca possa fazer um movimento de zigue-zague e atraia o peixe. Assim que chegar ao fim, repita todo o processo. 

como pescar com molinete como pescar com molinete
Segure o molinete com uma mão e manipule a manivela com a outra.

Lembra que falamos sobre o uso do freio? Assim que a isca for fisgada, utilize esse sistema para controlar a fricção. Se sua linha ficar muito dura, é mais fácil do peixe estourá-la, portanto, vá sentindo a intensidade e fazendo a regulagem.

Abaixo, incluímos um vídeo do canal Tocandira Atividades Mateiras para você visualizar o processo!

Ao assistir a uma pescaria, podemos ficar com a impressão de que é muito difícil aprender como pescar com molinete, mas a verdade é que tudo vai depender do estudo e da prática. Agora que você já sabe a parte teórica, terá que testar seus conhecimentos na água. 

Não se preocupe se, no começo, você se atrapalhar. É a prática que leva à perfeição, e todos os grandes pescadores foram iniciantes um dia. 

Quer conhecer melhor o mundo da pesca? Preencha o formulário abaixo, assine nossa newsletter e receba dicas sobre técnicas, equipamentos, peixes e lugares, tudo isso diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *