Quem tem costume de pescar pirarara (ou já pescou pelo menos uma vez na vida) pode se considerar um bom pescador. O peixe é um verdadeiro bruto, joga sujo durante a briga e costuma cansar e até arrebentar a linha de quem a desafia.

A verdade é que saber como pescar pirarara exige uma série de técnicas especiais, além da escolha acurada de equipamentos e iscas. Para saber mais, continue a leitura até o fim!

1. Conheça a espécie

Do menor ao maior peixe, seja qual for, é importante que você conheça bem suas principais características antes de sair para pescá-lo. Isso é essencial para você se programar e saber o que pode esperar durante a prática esportiva.

A pirarara é um peixe de couro (ou seja, sem escamas) de água doce, natural da região da Bacia Amazônica. É bastante robusta, com a cabeça achatada e ossificada, e pode ter em seu corpo cores como vermelho, laranja, amarelo, cinza, além de pequenas pintas por toda sua extensão. Os maiores exemplares podem chegar a medir 1,5 metro e ultrapassar os 70 quilos. 

como pescar pirarara conheça a especie
As maiores pirararas podem chegar a medir 1,5 metro de comprimento.

Quanto a seus hábitos de alimentação, costuma comer tudo o que vê pela frente. Para se ter uma ideia da força da pirarara, além das frutas e plantas da margem dos rios, ela pode se alimentar de caranguejos, aves, tartarugas e até piranhas – ou seja, não se intimida com facilidade. 

Curiosamente, o peixe também é muito utilizado em aquários como ornamento graças à sua beleza. Entretanto, não é recomendado deixá-lo com outras espécies, ou ele pode acabar abocanhando tudo.

Hoje, além de na Amazônia (Bacia Amazônica e Araguaia-Tocantins), é possível encontrá-la nos estados de Goiás e Mato Grosso. Alguns pesqueiros também oferecem a opção de pescá-la.

2. Escolha a data e o local certo

Uma dica muito importante de como pescar pirarara é que há um período em que o peixe se encontra mais ativo: entre maio e outubro. A explicação é que essa espécie não gosta de rios muito cheios nem vazios, mas com seu nível normal, o que costuma ocorrer entre outono e inverno.

Para avistá-la, preste atenção na superfície, pois ela pode nadar com sua nadadeira superior à mostra. Também é comum que, durante os horários de sol, ela busque a superfície para se esquentar. 

Entretanto, é em meio aos igapós e galhadas que ela passa a maior parte do tempo, escondida entre a vegetação aquática e caçando. 

3. Utilize equipamentos reforçados

A fisgada desse peixe não é brincadeira, e você pode passar muitos minutos brigando com ele. Por isso, é preciso um bom equipamento para pescar pirarara, que aguente a força e a persistência do bruto.

Para começar, é importante saber que sua escolha dependerá do tamanho das pirararas do pesqueiro ou da região. Uma vara de 40 libras, por exemplo, aguenta muito bem um peixe até 15 quilos, porém não mais que isso.

Já para uma pirarara grande, invista em uma vara de entre 80 e 120 libras, com uma boa envergadura. Ela poderá oferecer a robustez necessária para que você não perca o peixe (ou o equipamento).

Independentemente se você pesca com carretilha ou molinete, escolha um modelo de perfil entre médio e baixo, com carretel com grande capacidade e um bom drag. As linhas devem estar entre 0,50 e 0,70 milímetros.

Por fim, o anzol depende muito do perfil do pescador. Os modelos comuns entre 7/0 e 10/0 são bem reforçados e preparados para fisgar a bocuda; outra opção seria utilizar um circle hook.

4. Prefira iscas naturais

A pirarara é um peixe muito voraz, e por isso, as iscas naturais costumam ser a melhor escolha. Elas atraem o peixe não somente pela aparência, mas também pelo cheiro e sabor.

As melhores escolhas são justamente os pequenos peixes inteiros, como tilápia e lambari. Outra opção é usar somente uma parte desses animais, como a cabeça, a guelra, o couro ou o filé.

como-pescar-pirarara-iscas-naturais
Iscas naturais, como pequenos peixes, são ótimas para atrair a pirarara.

Outras opções comuns são comidas como salsicha, queijo, bacon, ovo cozido, fígado, filé e coração de frango. Minhocuçu e lesma também podem funcionar, dependendo da ocasião.

O pulo do gato é ter diversas opções à sua disposição. Assim, se o animal estiver manhoso, basta trocar.

5. Use chumbada

Seja na beira dos pesqueiros ou em lagos fundos, sempre que você precisar fazer um arremesso a melhores distâncias, pode ser interessante a utilização de chumbo. Assim, você consegue manter a isca próxima da altura em que a pirarara ataca.

Não é necessário fazer um sistema complexo, porém escolha uma chumbada que ancore bem no local em que você pesca.

6. Não tenha medo de correr atrás

Não pense que a fisgada da pirarara é como a de qualquer outro peixe. Além de atacar a isca com força, ela toma muita linha, e muitas vezes, é impossível se manter parado em um só local.

Por isso, não tenha medo de ir atrás! Se o peixe estiver puxando muito para algum lado, deixe que ele tome distância e, aos poucos, vá trabalhando a linha e girando o carretel até trazê-lo para perto.

como-pescar-pirarara-nao-tenha-medo-de-correr-atrás-1
Insista na pirarara! Se ela se movimentar, vá atrás!

No barco, muitas vezes, é preciso manter o veículo andando. Já nos pesqueiros, avise seus amigos para saírem do caminho: você está buscando seu troféu.

7. Vista-se para a briga!

Preparado para pescar pirarara? Não sem antes se vestir da maneira correta! Sem uma camisa de pesca, você fica exposto aos raios ultravioleta, que podem desencadear uma série de problemas de saúde, como queimaduras, envelhecimento precoce e até contribuir para o surgimento de câncer de pele.

Além disso, as camisas ajudam no controle da temperatura corporal, evitam que o corpo fique encharcado de suor e proporcionam mais flexibilidade ao pescador durante a briga.

Para completar a vestimenta, não se esqueça de utilizar chapéu, máscara e óculos polarizados. Assim, a proteção é maior ainda e se estende ao corpo todo!

Agora que você já sabe as melhores dicas de como pescar pirarara, prepare-se! A captura deste peixe pode não ser fácil, mas valerá a pena assim que você o tiver nas mãos!


Na Quisty, você encontra roupas de pesca para se proteger. Clique no banner abaixo e confira nossos modelos!

como pescar pirarara vestuario para pesca esportiva