A pesca é um esporte incrível e cheio de pequenos detalhes. Quanto mais nos informamos e aprendemos, maiores serão as chances de caprichar nas técnicas e capturar grandes brutos. 

Para saber como pescar tainha, é preciso se atentar a alguns detalhes. Essa espécie geralmente é capturada com tarrafa por peixeiros, mas também é muito divertida de fisgar na pesca esportiva

Quer descobrir a melhor forma de capturar esse peixe? Abaixo, listamos 7 dicas imperdíveis. Confira conosco!

1. Conheça a espécie

Quando falamos no peixe tainha, estamos nos referindo a diversas espécies da família Mugil. A mais comum é justamente a variação brasileira, chamada de Mugil brasiliensis. No nosso país, além de “tainha”, também pode receber outros nomes, como curumã, taipara, cambira e parati.

Identificar esse peixe é fácil! Tem o corpo alongado, com o centro mais largo e as extremidades afuniladas. Sua pele é coberta por escamas bastante largas e reluzentes, o que lhe dá uma coloração prata-azulada.

como pescar tainha conheça as espécies
Para identificar a tainha, basta observar seu formato e sua coloração.

Com relação ao seu habitat, esse animal pode viver tanto a água salgada, geralmente em regiões mais rasas, perto de costões, canais e recifes, quanto a água doce, em manguezais, estuários e zonas costeiras.

Geralmente, se alimentam na parte do dia. Seus alimentos favoritos são algas, mas também comem microorganismos aquáticos e pequenos detritos.

2. Saiba onde encontrar a tainha

A tainha é bem presente em grande parte dos estados brasileiros: desde o Amapá até o Paraná, próximo ao litoral, é possível fisgar bons exemplares. Uma ótima notícia é que ela se movimenta em grandes cardumes, ou seja, ao encontrar uma, é bastante provável que na região em que você está pescando apareçam muitas outras.

Costuma se abrigar em águas mais tranquilas, um pouco abaixo da superfície e próxima da vegetação aquática, graças aos seus hábitos alimentares.

3. Escolha bons equipamentos

A principal dica de como pescar tainhas é que, por se tratar de um peixinho com a boca bastante frágil, é preferível utilizar varas leves, como a de bambu ou a telescópica. O comprimento pode variar entre 4,5 e 6,5 metros.

como pescar tainha escolha bons equipamentos
A vara telescópica é ótima para a pesca de tainha no anzol.

Em relação ao anzol, a melhor escolha são os chinu tamanho 3 ou 4. Para manter a isca sempre no fundo, utilize um chumbinho pesado junto da isca, e uma boia tipo palito para identificar a fisgada.

A linha pode ser de monofilamento ou multifilamento, entre 30 e 40 milímetros. Dependendo do local em que estiver pescando, também é interessante usar fluorcarbono na ponta, evitando que ela se arrebente entre a galhada.

4. Use iscas variadas

Quando falamos em isca para pesca de tainha, a boa notícia é que o peixe ataca uma infinidade delas. Portanto, para evitar que ele fique manhoso, leve uma boa quantidade de opções.

Algumas das ideias que dão resultados são:

  • pedacinhos de pão
  • peito e pele de frango
  • miúdos de boi (tripa, fígado, testículo)
  • massa pronta doce

Iscas artificiais não são recomendadas, já que o peixe ataca as naturais com frequência. Se quiser fazer sua própria massa, utilize ingredientes com cheiro forte e também algo adocicado, pois isso chama a atenção da tainha.

5. Aplique técnicas de pesca

Como já falamos, a tainha é um peixe bem mais modesto que outras espécies brasileiras, como tucunaré e dourado. Por isso, o segredo da sua pesca não está na força bruta, mas na paciência e na sabedoria.

como pescar tainha aplique técnicas de pesca
Quer pescar tainha? Tenha calma e paciência!

Primeiramente, é preciso procurar bem a profundidade em que o peixe está atacando. Você pode fazer isso ajustando seu sistema com stoppers ou simplesmente um nó de correr, deixando a chumbada mais para baixo ou para cima.

A tainha é arisca, e sua fisgada é bastante violenta. Assim que ela atacar, deixe-a cansar, trabalhando a vara com a mão, até que seja o momento de puxá-la para perto.

6. Vista-se corretamente 

A última dica é justamente uma das mais importantes. Ao sair para pescar, você fica exposto a inúmeros fatores externos – como calor, frio, sol, chuva, vento – que, com o tempo, podem acabar gerando danos à sua saúde.

Para se proteger, é muito importante utilizar uma camisa de pesca com proteção contra os raios ultravioleta. Essa peça de roupa vai impedir que você desenvolva queimaduras, ou até problemas de saúde mais sérios, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Outro recurso importante das camisas é o tecido dry fit, malha ultraflexível e confortável que facilita os movimentos do pescador e ainda ajuda no controle da temperatura corporal, evitando que o corpo se esquente ou se esfrie com facilidade.

Para completar a vestimenta, use máscara e chapéu ou boné, pois as regiões da cabeça, rosto e pescoço também ficam bastante expostas.

Agora que você já sabe tudo sobre como pescar tainha, chegou a hora de colocar esses conhecimentos em prática! Com os equipamentos e técnicas certas, você vai ver que se trata de uma pesca esportiva muito divertida.

Para se proteger com as roupas adequadas, acesse o site da Quisty! Você encontra diferentes modelos de camisas com proteção UV 50+ e tecido dry fit, além de kits completos para a sua pescaria. Clique no banner abaixo e confira!

como pescar tainha roupas para pesca esportiva