Como pescar tambaqui? Essa é uma pergunta realizada com frequência por pescadores de todas as regiões do Brasil. Por se tratar de um peixe forte e grande, é natural que as pessoas tenham interesse imediato pela pesca desse animal, que acabou ficando famosa e ganhou até torneios próprios em algumas localidades.

Entretanto, apesar da vontade e da disposição de muitos indivíduos, é preciso informar que, para fisgar essa espécie, é necessário um conjunto de equipamentos, conhecimento e muita paciência.

Para encurtar esse caminho, trouxemos um passo a passo básico para que você consiga atingir o sucesso na sua pescaria! Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura!

Tambaqui e seu habitat

Os tambaquis são pesados, grandes e apresentam corpo com formato ligeiramente circular. São peixes considerados onívoros, pela alta variedade de alimentos que ingerem.

Costumam habitar águas quentes. Goiás, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso são alguns dos estados que apresentam essa espécie com maior facilidade para pesca.

Normalmente, encontramos esse peixe em rios e matas inundadas. Seu período de reprodução costuma acontecer durante as chuvas de verão, quando a temperatura e a água dos rios sobem significativamente, garantindo o ambiente adequado.

como pescar tambaqui
O tambaqui é um peixe onívoro que pode ser encontrado em rios e matas inundadas. Foto: Tino Strauss/Wikicommons

Um ponto que deve ser mencionado é que, no período de reprodução (também chamado de piracema), a pesca do tambaqui é proibida. A finalidade da restrição é garantir a proteção da espécie.

Portanto, os períodos de verão merecem atenção por parte dos pescadores. O ideal é que a pesca aconteça mais à frente no ano.

Para quem quer ter a experiência de capturar esse bruto, mas não mora próximo a rios em que ele se encontra com abundância, sempre é possível visitar pesqueiros especializados em tambaqui. Clique aqui para conhecer opções em São Paulo!

Prepare-se para a pesca

Agora que você está por dentro das informações essenciais, chegou a hora de falarmos efetivamente sobre a pesca. Saiba que ela exige um conjunto adequado de equipamentos e uma técnica ligeiramente diferenciada para atingir o êxito.

Confira nossas dicas e entenda como pescar tambaqui, em pesqueiros ou em seu habitat natural!

1. Escolha uma vara adequada

As varas adequadas para a pesca desse animal são as que apresentam comprimento de 7” a 8”, ou seja, entre 2,13 e 3 metros. Elas devem ser robustas e preferencialmente reforçadas, para garantir total segurança no momento da fisgada. 

Além disso, devem ter resistência entre 40 e 50 libras, para suportar os tambaquis mais robustos. Lembre-se que é preciso saber trabalhá-lo na hora da captura, ou a vara quebrará de qualquer forma.

2. Opte por linhas mais grossas e com multifilamento

Muitos pescadores se perguntam qual a melhor linha para pescar tambaqui em pesqueiro. Assim como a vara, é essencial que sejam mais grossas. Opte por modelos com multifilamento, que garantem entre 35 e 40 libras de resistência e que tenham espessura entre 0,40 mm e 0,50 mm.

Outra dica essencial, especialmente para a pesca em pesqueiros, é que a linha seja da categoria soft, pois a captura do tambaqui exige que você tenha um bom arremesso, e esse item pode ajudar nesse fator.

3. Escolha um molinete adequado

Os molinetes também devem ser adequados para essa pesca. O ideal é que o pescador tenha à disposição pelo menos 100 metros de linha 0,40 mm ou 0,50 mm, para conseguir apresentar bom desempenho na água.

como pescar tambaqui
Para a pesca de tambaqui, é recomendado utilizar molinetes com capacidade para 100 metros de linha.

4. Utilize iscas naturais de alta qualidade

O tambaqui é um peixe que come de tudo, porém, não se engane com isso. Apesar da variedade na alimentação, ele costuma ser bem seletivo, sempre optando por alimentos de alta qualidade.

O ideal é que você leve para a pescaria opções específicas, como fígado de frango, salsicha ou massas mafish. Entender mais sobre os tipos de iscas também pode ajudar no momento de escolher os produtos.

5. Priorize anzóis maruseigo ou octopus

A escolha dos anzóis costuma ser pessoal. Todavia, os modelos maruseigo e octopus são os mais recomendados para a pesca dessa espécie.

Muito importante: prefira os anzóis sem farpa, especialmente ao pescar em pesqueiros. Se seu equipamento não tem essa característica, retire-a para não machucar os peixes.

6. Escolha o sistema correto

Há como pescar tambaqui em diversas alturas, e em todos os casos é necessário escolher o sistema com cautela. Confira, a seguir, algumas dicas relacionadas a qual técnica utilizar para capturar esse bruto:

7. Pescando na superfície

Para capturar um tambaqui na superfície, você pode usar as boias do tipo torpedo ou cevadeira, de acordo com sua preferência. Para as iscas, é recomendado optar pelas naturais, como pão boiando, salsicha, pão de queijo e geleia de mocotó.

A fisga também é uma questão de perfil. Muitos pescadores preferem os tipos manhosinha ou anteninha, que são muito efetivas para essa espécie, ou apenas os anzóis comuns, como maruseigo e chinu. 

Se o peixe estiver muito manhoso e se concentrando no fundo, você pode pegá-lo por meio do sistema palminho, também conhecido como boinha-boião. Basta montar uma boia de isopor a cerca de um palmo do anzol. Assim, quando o peixe estiver subindo para alcançar a ração da boia grande, você conseguirá fisgá-lo.

8. Pescando na meia água

Para quando o peixe não está nem tão fundo, nem tão raso, o sistema ideal para se utilizar é o diretinho. Para isso, monte o anzol a uma distância entre 40 centímetros e 1 metro da cevadeira, e carregue-a com sua ceva favorita.

Quando você fizer o arremesso, o tambaqui será atraído pela movimentação na superfície e morderá a isca durante a subida.

Há uma grande quantidade de iscas que pode ser utilizada, desde massas e rações furadas a beijinho, lesma, minhocuçu, guelra, fígado e tilápia. Faça os testes e veja qual está atraindo mais os peixes.

9. Pescando no fundo

Para a pescaria de fundo, você pode utilizar sistemas para pescar tambaqui tanto com boia quanto com chumbo. Sempre faça os testes ou procure se informar com outros pescadores sobre qual o método ideal para aquele lugar.

Para utilizar as melhores iscas para tambaqui no fundo, utilize beijinho, lesma, minhocuçu, fígado, tilápia, goiaba, entre muitas outras. É recomendado ter sempre ração ou massa como curinga, já que costumam ser muito atrativas aos peixes.

10. Tenha paciência e respeite os peixes

Agora, com todo o equipamento em mãos, basta escolher o local adequado e ter muita paciência. O tambaqui se assusta com facilidade e é difícil de ser fisgado. O estudo do local e do comportamento desse peixe é essencial para o sucesso!

Não se esqueça: não exagere na ceva, ou você pode espantar os peixes e até atrapalhar a pesca dos seus companheiros.

Também é muito importante ter cuidado durante o manuseio desse bruto. Por ser um peixe muito grande, é ideal que você tenha um tapete para retirá-lo da água sem causar ferimentos. 

Tome cuidado ao segurá-lo, pois ele tem movimentos bruscos e pode acabar machucando você, e evite mantê-lo fora da água durante muito tempo, especialmente para tirar fotos. Vamos tomar consciência e ajudar a preservar o ambiente para que a pesca esportiva possa continuar por muitos anos!

Com essas dicas, temos certeza que você entrará na água com muito mais confiança. Comece a praticar desde já, para aumentar as chances de uma boa pescaria!

Por fim, você já usa a vestimenta certa para pescar seus tambas? Na Quisty você encontra camisas com proteção contra os raios ultravioletas, proporcionando uma pescaria mais segura. Confira os modelos clicando no banner abaixo!

como pescar tambaqui