O aumento do número de adeptos da pesca com caiaque fez crescer também as discussões sobre as medidas de segurança durante a prática do esporte. No Brasil, não existe uma regulamentação oficial, mas há um consenso entre pescadores experientes e organizações especializadas no assunto sobre normas que podem ser adotadas durante a pescaria para garantir a segurança de quem estiver a bordo.

Para você saber um pouco mais sobre o tema, elaboramos este artigo. Continue a leitura e fique por dentro dessa modalidade de pesca esportiva. Confira!

Como escolher o seu caiaque

Antes de falar mais sobre essas normas, vamos abordar outro tema fundamental para sua segurança: a escolha do caiaque. Os três tipos de embarcação mais usados no país são o caiaque a remo, de pedal ou inflável. Em geral, os caiaques a remo são os mais baratos e os mais fáceis de encontrar no mercado; costumam ser a primeira compra dos iniciantes.

Já os caiaques de pedal são mais rápidos, porém também são mais caros. E os infláveis são ótimos para quem não tem muito espaço em casa para guardar os equipamentos. A escolha do seu caiaque deve levar em conta o ambiente aquático onde você vai pescar.

Se estiver em águas abrigadas (represas, lagos, mangues), você precisará de caiaques com maior estabilidade. Por outro lado, se estiver em mar aberto, os caiaques mais velozes podem ser uma melhor opção.

Dito isso, vamos às dicas de segurança que todos precisam seguir durante a pesca:

1. Use os equipamentos de segurança necessários

Colete salva-vidas

Sempre vista o colete salva-vidas quando estiver pescando. Não adianta apenas deixá-lo no barco, porque você não pode prever quando vai acontecer um acidente. Caso o caiaque emborque, por exemplo, mesmo que você saiba nadar, é muito melhor flutuar para guardar sua energia. Outro ponto importante: caso você fique inconsciente, o colete salva-vidas é o único equipamento que pode manter você flutuando.

Apito

O apito é fundamental em casos de emergência, caso você queira chamar a atenção para alguma coisa. Amarre seu apito no colete ou em um cordão no pescoço.

Faca

São utilizadas para tarefas mais simples, como cortar linhas ou cordas. Podem ser importantes em situações de emergência: se o pescador se enroscar em algum material, ou em redes de pesca, por exemplo. 

2. Proteja-se do sol

Durante a pesca, você permanece muito tempo com o corpo exposto ao sol. Isso pode causar insolação, perda da consciência e, em casos mais graves, queimaduras na pele. Passe protetor solar e reaplique o produto a cada duas horas. Se preferir, use camisetas esportivas com proteção UV ou máscaras de proteção solar.

No mercado, você encontra alguns modelos específicos para a prática da pesca. Não se esqueça do boné e do óculos de sol. É importante também que você se mantenha hidratado. Beba água regularmente e lembre-se de se alimentar.

3. Planeje seu dia de pesca com caiaque

Combine pontos de partida e de chegada

Antes de sair para pescar, você precisa definir algumas coisas importantes: ponto de partida e pontos de pesca; caminho de retorno; rotas alternativas, caso algo não saia como planejado. Mesmo que você já tenha conhecimento sobre o local, não custa se organizar para evitar contratempos. E estabeleça um horário para o retorno.

Verifique a previsão do tempo

Ler as condições de tempo não é algo tão difícil. Tente se acostumar com os dados em sites especializados. Quanto mais intimidade você tiver com a leitura da previsão, mais confiante e seguro você estará.

Seguindo essas dicas, sua pesca com caiaque tende a ser uma prática muito mais segura! Gostou deste post? Quer ler mais sobre outros assuntos relacionados à pesca? Saiba mais sobre as diferenças entre a pesca artesanal e a pesca esportiva!