Para quem deseja começar a pescar pintado, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse peixe de água doce, também chamado de Brutelo, Caparari, Moleque e Surubim-Caparari, dependendo da região. Ele é um peixe de couro, tem uma coloração levemente cinza e é repleto de pintas pretas que originaram o nome.

Ele tem um corpo roliço e alongado, além de ferrões nas nadadeiras laterais e longos barbilhões. São reproduzidos em novembro e dezembro e gostam de habitar bocas de corixos e de rios, sob camalotes e em locais de fundo arenoso. Mas é devido à dificuldade de retirá-lo da água que a pesca esportiva deste peixe tão exótico é visto como um troféu.

Ficou interessado em encarar esse desafio? Continue acompanhando o texto para se preparar e ser bem-sucedido na pesca!

1. Conheça bem a espécie

Não importa qual peixe você quer pescar, comece sempre se informando sobre suas características. Assim, fica mais fácil de encontrá-lo e também de prever seu comportamento durante a pescaria. 

O peixe pintado, também conhecido como surubim, moleque, caparari, brutelo e loango, pode ser encontrado em boa parte das calhas dos rios das bacias do  São Francisco, Paraná e Prata. 

Esse peixe de couro tem formato alongado, cabeça achatada, barbilhões, e como o nome sugere, pintas nas laterais. Os maiores exemplares chegam a medir 1,80 metro e pesar mais de 80 quilos.

O pintado é um peixe de corpo alongado e que pode chegar a medir 1,80 metro.

O pintado tem hábitos majoritariamente noturnos, saindo para caçar na parte da noite. Suas presas são outros animais, como minhocas, tuviras, minhocuçus e até pequenos peixes, como o curimbatá.

2. Tenha um equipamento para pesca de pintado

Devido às dimensões que o peixe pode alcançar, recomendamos para a pescaria de pintado o uso de equipamentos reforçados, de ação média/pesada, para que você esteja bem preparado.

Outra ponto é utilizar bons materiais de pesca. Opte por varas para linhas que sejam de 15 a 45Lbs. Os anzóis precisam ser encastoados com dimensão 7/0 até 10/0. Já o molinete ou carretilha deve guardar 100 cm de linha com, aproximadamente, 0,50 milímetros.

3. Escolha as iscas certas

Como dissemos, o pintado é um peixe conhecido por ser carnívoro. Por isso, suas iscas podem ser salsichas cortadas em fatias grandes, massas e pedaços de peixes como os piaus, curimbatás, minhocuçu, tuviras, lambaris, entre outros. 

Isso não significa que o peixe não ataca as artificiais! Se você prefere fazer uso desse tipo de isca para pintado, escolha as de meia-água ou fundo, com uma boa barbela que possa buscar o animal do fundo para a superfície.

4. Pesque no período certo

O pintado possui hábitos noturnos, o que significa que, ao pescar nesse período, o peixe está mais agitado e atacará mais a isca. Se você está buscando bons brutos, esse é o melhor horário para a pesca.

Já se você prefere a pescaria diurna, há como pescar pintado durante período de inverno, entre junho e agosto. Ao contrário de outras espécies, o peixe está mais agitado e mais propício a atacar as iscas.

como pescar pintado

5. Escolha os locais mais adequados

Essa espécie tem costume de se esconder durante o dia da luz em locais com estruturas, pontes, ilhas, calhas dos rios, árvores, galhadas, entre outras coisas. Para ter uma chance de pescá-la, é interessante se posicionar próximo a essas regiões.

Além disso, o pintado nada a favor da correnteza. Sempre se posicione de lado contrário (ou seja, contra a correnteza) para que o peixe seja atraído enquanto você trabalha a isca.

6. Prepare-se para fisgá-lo pelo rabo

Quanto maior o pintado, mais desconfiado ele é. Se você já participou de alguma pescaria dessa espécie sabe que não é incomum que o anzol fique preso no rabo ao invés da boca do animal.

Isso ocorre pois, em muitos casos, antes de morder sua presa, o peixe dá uma rabada para imobilizá-lo. Se você estiver pescando o animal, prepare-se pois a fisgada pelo rabo pode ser diferente.

7. Tome alguns cuidados durante a pesca

Um ponto importante que merece atenção são os ferrões laterais que esse peixe possui. A ferroada é dolorida e apresenta uma espécie de “veneno” que deve ser evitado, deixando essa área do peixe longe do corpo. Caso seja de tamanho menor, é possível segurar firme essa parte para evitar com que se fure.

Por isso, para a pescaria de pintado, é preciso estar preparado com um equipamento para utilizar na hora de de manuseá-lo. Faça uso de alicates para segurar o peixe, e também para tirar o anzol.

8. Devolva o peixe com cautela

Um erro que muitos pescadores cometem é devolver o peixe na água de qualquer jeito. Isso pode prejudicá-los, pois após ficarem muito expostos ao ar, pode faltar oxigenação e eles podem até morrer ao serem colocados em seu habitat.

Por isso, lembre-se de tirar o anzol com cuidado para não machucar o bichinho, seja de sua boca ou rabo. Em seguida, segure o pintado na água por alguns segundos a favor da correnteza, para que ele possa se oxigenar aos poucos.

Quando estiver pronto para voltar a nadar, o próprio peixe dá um sinal, voltando a se mexer com vigor. Nesse momento, chegou a hora de soltá-lo.

9. Vista-se para a briga!

Assim como a escolha dos equipamentos, iscas, horário e local para a sua pescaria, é necessário que você se vista com as roupas adequadas para se proteger do clima e dos raios solares.

Comece escolhendo uma camisa com proteção UV, pois isso pode evitar as queimaduras causadas pelos raios solares. Além disso, prefira roupas feitas em tecido dry fit, que permitam a transpiração e a respiração da pele, tanto em dias de frio quanto de calor.

Se você for procurar pelo pintado no inverno, lembre-se de optar por camisas de manga comprida. Para completar sua vestimenta e ficar bem aquecido, utilize chapéu, máscara e óculos de sol com lentes polarizadas.

Na Quisty, você encontra roupas com estampas exclusivas para a sua pescaria de pintado. Clique no banner abaixo para conferir!

como pescar pintado