Para quê servem os peixes? À primeira vista, a resposta é simples e direta: alimentação. O que muitos desconhecem é que existe uma grande variedade de produtos derivados da pesca que vão além do que se pode imaginar.

Preparamos uma lista com diferentes possibilidades para aproveitar os resultados da pescaria. Confira!

1. Peixebúrguer

O primeiro da nossa lista de produtos derivados da pesca já está conquistando o mercado consumidor. Diferentemente dos filés empanados — que antes figuravam como alternativa às carnes mais tradicionais para o hambúrguer —, o peixebúrguer é feito a partir do processamento do peixe com temperos e farinha de mandioca.

Parte de uma iniciativa para ajudar os pescadores do Mato Grosso, essa é apenas uma das soluções para aproveitar melhor a pescaria e gerar renda. Também foram ensinadas receitas de charque, salame, farinha de peixe e outras diferentes delícias.

Parece uma proposta interessante, não?

2. Kani

O Kani é bastante conhecido pelo seu uso na culinária japonesa. A palavra, em japonês, significa caranguejo, porém, no seu preparo, é mais comum o uso de produtos derivados da pesca — principalmente massa de peixes brancos.

O aroma e o sabor dependem muito da qualidade e da receita usada em sua fabricação. Eles podem ser obtidos tanto com caldo do próprio caranguejo ou mesmo de lagosta.

3. Ração para cães

Há muito tempo, dizia-se que produtos derivados da pesca eram um veneno para cachorros. Na verdade, o único cuidado necessário é com as espinhas. Para aproveitar os benefícios do mar nas refeições dos pets, algumas empresas possuem rações com a carne e/ou o óleo de peixe.

Os adeptos da alimentação caseira canina também indicam a inclusão dessa proteína na dieta dos peludos. Há quem prefira o salmão ou a sardinha para garantir uma fonte de ômega 3.

4. Couro

O mercado de curtume de peles de peixe está em crescimento. A técnica é aplicada na obtenção de couro para fabricação de itens para o uso em produtos como bolsas, sapatos, roupas entre outros.

Um dos principais peixes usados é a tilápia, um peixe de água doce nativo da África, mas que se adaptou com perfeição ao clima brasileiro.

5. Linguiça

Outro produto alimentício geralmente ligado às proteínas suínas ou bovinas, as linguiças de peixe e camarão são alternativas mais saudáveis — menos gordurosas — às receitas clássicas.

A comercialização ainda é pequena, mas vem conquistando adeptos pelo país afora.

6. Suplemento

O óleo de peixe é largamente utilizado como suplemento alimentar e tem diversos benefícios e funcionalidades — para quem pratica atividades físicas ou não. Ele ajuda na obtenção de ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Há ainda quem garanta que ele ajuda em processos de emagrecimento e ganho de massa muscular. O importante é garantir que eles sejam parte de uma rotina de hábitos saudáveis, além da prática esportiva, como pode ser a própria atividade pesqueira.

É surpreendente conhecer tantos produtos derivados da pesca tão diferentes, não é mesmo? Aproveite sua visita aqui no blog para conhecer 6 lugares incríveis no Brasil para você praticar a pescaria esportiva e promova o turismo junto a essa gostosa atividade!