Não há nada melhor do que poder viajar com os amigos para uma temporada de pescaria estendida, certo? Poder relaxar, conversar, desfrutar das belezas naturais e, é claro, pegar muitos peixes. Mas será que pescar é sempre a mesma coisa?

Existem diversas maneiras de praticar este hobby tão querido por inúmeras pessoas ao redor do mundo. Duas delas — ambas bastante conhecidas — são a pesca esportiva e a pesca artesanal. A princípio, podem até parecer a mesma coisa. Porém, quando olhamos com maior atenção, é possível verificar as diferenças que as separam, bem como aquilo que partilham em comum.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo esse post e entenda as principais diferenças entre as modalidades. Boa leitura!

O que é a pesca artesanal?

O nome pode até parecer confuso para quem nunca ouviu falar, mas trata-se de uma atividade bastante séria. Pescar artesanalmente é se lançar à busca de peixes de água doce ou salgada com fins comerciais. Ela se caracteriza por geralmente estar associada à mão de obra familiar e às pequenas embarcações.

Um bom exemplo pode ser visto nas praias brasileiras, quando pais e filhos que têm um barco se lançam ao mar, em busca do sustento diário. Eles costumeiramente vendem aquilo que conseguiram ao longo do dia para o comércio local ou até mesmo para os turistas. A área de atuação se localiza nas proximidades da costa marítima ou na beira de pequenos rios e lagos.

Existe até uma lei nacional que regulamente este tipo de pescaria, tamanha a sua importância para a economia e a presença histórica significativa que ela tem nas regiões costeiras.

Segundo o Portal Brasil, o país possui mais de um milhão de pescadores ativos. Os números impressionam, afinal, a média indica que teríamos cerca de um pescador para cada 200 habitantes.

Como funciona a pesca esportiva?

Já a modalidade esportiva tem como principal objetivo o desenvolvimento de um hábito saudável, que seja focado na diversão e não mantenha nenhum tipo de ambição econômica.

Associada ao relaxamento, ela geralmente é praticada por pessoas que desejam ter bons momentos ao lado da família e dos amigos. Portanto, é feita com o intuito exclusivo de entreter e alegrar.

Isso não quer dizer que essa modalidade de pesca também não tenha suas regras. Todo pescador esportivo deve saber que é preciso ter alguns cuidados com os peixes para não machucá-los, evitando ao máximo causar ferimentos no animal. Devolvê-los depois de fisgar também é de praxe.

Além disso, é fundamental se atentar para as espécies permitidas e os lugares nos quais se pode pescar.

Quais as semelhanças entre pesca esportiva e pesca artesanal?

Embora sejam permeadas por conceitos distintos, ambas envolvem algo óbvio em comum: as técnicas. Todos os pescadores devem fugir de determinados erros, que são inerentes a todos os tipos de pescaria. Outra dica importante é estar por dentro dos termos comumente utilizados por quem entende do assunto.

Sendo assim, tanto na pesca esportiva quanto na pesca artesanal, é possível concluirmos que o fundamental para quem se dedica a estas práticas é estar ali, em meio à água, fazendo o que ama.

Achou este post interessante? Não deixe de conferir os 5 benefícios da pesca para a saúde.