O peixe-espada está presente em todo o litoral brasileiro, vivendo dentro e fora de baías e em torno de ilhas. Ele é um animal esguio, veloz e agressivo, difícil de ser fisgado. Apesar disso, muitos pescadores, principalmente os que exercem a pesca esportiva, desejam descobrir como pescar peixe-espada.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Nós vamos ajudar nessa missão. Para tanto, separamos as 8 melhores dicas que você não pode deixar de saber para aprender a fisgar essa espécie. Preparado? Então, vamos nessa!

1. Conheça a espécie

Se você está começando na pescaria, pode ser que relacione esse nome aos animais robustos, com nariz pontudo. Esses são, na verdade, os peixes-vela, como o marlim-azul, agulhão-bandeira e o espadarte. 

O peixe-espada (também chamado de guavira) é uma espécie esguia, com cabeça cônica e corpo alongado. Costuma medir por volta de 1 metro de comprimento, porém os maiores exemplares podem chegar a 3,5 metros. 

É chamado assim graças à sua coloração prateada brilhante, seu corpo alongado e sua cauda pontiaguda. Ao brilhar no sol, lembra muito o formato de uma espada. 

como pescar peixe espada
Peixe-espada: ganhou esse nome graças ao seu formato e coloração. 

Trata-se um peixe muito voraz e com comportamento agressivo, o que o torna excelente para a pescaria esportiva. Sua boca é alongada e possui alguns dentes pontiagudos que podem acabar machucando os pescadores mais desavisados. 

2. Saiba quais são os melhores locais e épocas

A melhor época para pesca de peixe-espada é no verão, embora ele possa ser capturado durante o ano todo. A espécie é encontrada no Oceano Atlântico, principalmente em águas frias, rasas e calmas. 

No litoral brasileiro, os melhores locais onde pescar peixe-espada são baías, canais, praias e próximo de ilhas, pois eles nadam em cardumes e seus hábitos de caça são noturnos. Durante o dia, costuma nadar no fundo do mar. Ao entardecer, eles se aproximam das praias e costas pela superfície, sendo esse o melhor momento para a sua pescaria.

3. Escolha os melhores tipos de iscas

Sem uma boa isca, não há como pescar peixe-espada. As mais utilizadas são os peixes menores, como a sardinha, pois são o principal alimento da espécie. É possível prendê-las ao anzol tanto inteiras quanto em pequenas postas, o que fica a critério do pescador.

Outras opções de peixes que podem ser utilizados em pedaços são o bonito e a sardinha.  Se você prefere utilizar uma isca artificial, ela deverá parecer realmente com uma sardinha, ou seja, ter cores fortes e ser bem iluminada e reluzente. 

Esse tipo de peixe é atraído por brilho, e por esse motivo é fortemente indicada a utilização de equipamentos que reluzem. Uma dica é colocar qualquer tipo de luz em suas iscas para peixe-espada, conforme falaremos mais adiante. As chances de fisgá-lo aumentam consideravelmente.

4. Observe quais equipamentos devem ser utilizados

Como já falamos, essa espécie tem um formato bastante diferente de outras comumente relacionadas à pesca esportiva. Por isso, o equipamento também costuma ser um pouco diferente, de ação média a pesada.

Comece escolhendo uma vara que suporte linhas de 10 a 20 libras. Já para o molinete ou carretilha, selecione um com capacidade para armazenar 100 metros de linha com 0,60 milímetros.

Como a mandíbula dessa espécie é muito forte, é recomendado utilizar chicote de aço de 10 a 20 centímetros, já que o animal tem a capacidade de cortar materiais mais frágeis. Monte esse sistema na ponta da linha utilizando snaps ou nós de correr, de acordo com a sua preferência.

Por fim, os melhores anzóis são os do tipo maruseigo com tamanho variando entre 4/0 e 6/0 ou garateias entre 1/0 e 2/0.

como pescar peixe espada
Para a pescaria de peixe-espada, utilize linha 0,60 mm com chicote de aço.

5. Utilize uma boia luminosa

Como já falamos, o peixe-espada é atraído por objetos reluzentes e luminosos. Por isso, uma tática muito empregada por pescadores especialistas em capturar essa espécie é usar uma boia luminosa.

Você pode comprá-las prontas ou colocar um item chamado lightstick acoplado a uma boia comum. Prenda-a no final da linha e no início do chicote, e faça outro nó (ou coloque um stopper) para regular a altura máxima em que ela ficará.

6. Pratique a técnica de “linha boba”

Outra técnica muito utilizada para a captura do peixe-espada é a “linha boba”. Nesse caso, não se usa chumbo nem boia, apenas a linha, um empate de aço e o anzol ou garateia.

Estique a linha levemente e deixe que o próprio movimento da água balance a isca. Dessa forma, o comportamento fica mais natural, e o peixe se sente atraído a dar uma boa fisgada. 

7. Tenha cuidado ao manusear o peixe

Muitos pescadores iniciantes acabam perdendo os seus equipamentos ao fisgar um peixe-espada. Isso acontece porque o animal é muito forte e agressivo. Por isso, esteja preparado!

Outro importante cuidado que se deve ter é em relação às pernas. O peixe-espada costuma dar uma chicoteada com sua cauda afiada. Então, é recomendado que se use calças compridas em sua pescaria.

Uma característica da espécie é a de ter dentes muito afiados e, como já vimos, uma mandíbula forte. Por isso, ao fisgar o peixe, utilize alicate ou luvas para ajudar na remoção do anzol da boca e preservar a integridade dos seus dedos.

como pescar peixe espada
Tome cuidado ao manusear o peixe-espada!

8. Vista-se adequadamente

Se você já acompanha nosso blog, sabe que não há como pescar peixe-espada ou qualquer outra espécie sem a vestimenta adequada para pescaria. Ao utilizar roupas comuns feitas de algodão, sarja ou jeans, sua pele poderá se queimar pelo contato com o Sol.

O recomendado é que se utilizem camisas feitas de tecidos dry fit, pois elas são respiráveis e ajudam no controle da temperatura corporal e da umidade, expelindo o excesso de suor. Também são confortáveis, permitindo liberdade na movimentação do pescador.

Outro fator imprescindível é que as roupas sejam feitas de malhas que protejam contra os raios ultravioleta, evitando que as horas debaixo do Sol causem queimaduras e insolação na pele. Por fim, cubra a cabeça com máscara e boné com proteção UV e óculos de sol polarizados.


Na Quisty, você encontra dezenas de modelos de roupas para pescador com proteção UV +50 e feitas com tecidos confortáveis, para que sua pescaria possa durar horas! Quer conferir? Clique no banner abaixo!

como pescar peixe espada