O black bass (Micropterus salmoides) é um dos peixes mais apreciados entre os amantes da pesca esportiva de água doce. Essa paixão se dá por conta de suas características marcantes, como a agressividade e a voracidade com que ele combate. Pescar black bass, portanto, é um desafio que torna o hobby muito mais interessante.

Originário da região de lagos e rios do sudeste dos Estados Unidos, o black bass foi trazido para o Brasil em 1922 e hoje é possível encontrá-lo em vários locais do país. Neste post você confere algumas dicas interessantes para se sair bem na pesca dessa espécie. Confira!

Onde encontrar o black bass?

De maneira geral, a espécie pode ser encontrada nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Em São Paulo, o black bass está presente em quase todas as represas do sistema Cantareira: represa do Cachoeira, represa do Juqueri, represa do Atibainha e represas do Jacareí.

O peixe gosta de água doce, limpa e calma, e se alimenta de pequenos peixes, insetos, larvas e rãs. Normalmente se abriga em troncos, galhos, bambuzais e em locais com muita vegetação aquática — para emboscar as presas mais facilmente.

A temperatura preferida desses peixes fica entre os 18ºC e os 27ºC, mas suportam bem o frio, se necessário. A primavera é uma das estações mais propícias para a pesca, já que eles saem das águas profundas para acasalarem no raso.

Qual é a isca perfeita?

A isca correta é um dos segredos para pegar um black bass. Os tipos mais indicados para esse peixe são poppers, divers e streamers. É preciso trabalhar com calma e precisão para acertar: com o popper, por exemplo, faça o arremesso deixando apenas o líder ultrapassar a estrutura, deixando bem rente.

Espere poucos segundos, repousando sobre a água e dê uma puxada seca e precisa, tornando a deixar repousando por mais alguns segundos. A presa provavelmente vai atacar a isca enquanto ela estiver parada ou assim que for arremessada.

Que outras dicas são importantes para pescar black bass?

Por ser um peixe desconfiado, astuto e muito agressivo, a precisão é a melhor característica para um pescador que deseja capturar a espécie. Um pincho bem posicionado já vai fazer uma boa parte do trabalho.

Quando sentir o ataque, aguarde para que ele saia com a isca na boca nadando, para então, fisgar. Um erro bastante cometido é fisgar assim que você sente o ataque, pois como o peixe tende a ser voraz, a possibilidade de ele largar a isca primeiro é grande.

Atente-se também para que a cor da água do rio ou do lago esteja de acordo com a isca escolhida. Onde a água é limpa, opte por iscas de cor clara e tamanho pequeno. No caso de águas escuras ou na pesca à noite, as iscas brilhantes e maiores podem fazer a diferença.

Pescar black bass é um desafio na pescaria esportiva. O segredo está no estudo para usar as iscas certas, além do silêncio, da paciência e da sensibilidade para perceber quando o peixe abocanha a isca, pois eles tendem a ser bem delicados para passar despercebidos. Assim, uma fisgada brusca e forte pode trazer mais sucesso para a sua pescaria. Agora é só chamar os companheiros e se divertir na busca ao black bass!

Agora que você já sabe algumas dicas para pescar black bass, que tal descobrir onde e como pescar tucunaré em São Paulo?