Muitos pescadores iniciantes não sabem bem como começar sua pescaria, afinal, são muitas espécies de peixes para conhecer, detalhes para decorar, equipamentos para aprender a usar e técnicas para memorizar. 

Pensando nisso, listamos oito dicas de pesca importantíssimas que devem estar na cabeça de todos os pescadores, especialmente os iniciantes. Vamos conferir?

1. Pratique pesca esportiva

Se você não tem experiência com pesca, lembre-se de sempre praticar a pesca esportiva – ou seja, após a captura, devolver o peixe ao seu habitat natural. Essa prática é essencial para cuidar do meio ambiente, já que existem espécies protegidas pelo Ibama ou ameaçadas de extinção. 

dicas de pesca
Os pescadores esportivos devolvem o peixe à água e ajudam a cuidar do meio ambiente.

Ao levar um peixe não permitido para casa, você pode acabar causando um grande dano à natureza. Já ao devolvê-lo para água, ele sobrevive e permanece procriando.

Para praticar uma pesca esportiva limpa, tenha cuidado ao manusear o peixe, lembrando de deixá-lo por pouco tempo fora da água. Além disso, utilize anzóis sem farpa e que estejam de acordo com o tamanho do peixe.

2. Valorize o silêncio

Se você está começando a pescar agora, já deve ter ouvido falar que é necessário ficar quieto ou você acaba espantando os peixes. De fato, o melhor amigo de todo pescador deve ser o silêncio.

Isso porque a água é uma grande difusora de sons. Qualquer barulho próximo da superfície pode formar ondas, deixando os peixes desconfiados – ou até os espantando por completo. 

Além disso, os animais aquáticos possuem uma estrutura chamada linha lateral que capta as vibrações da água. Trata-se de um órgão muito sensível, e ao sentir uma leve trepidação pode acabar por assustá-los. 

Por isso, ao pescar, nada de barulhos altos! Se precisar se comunicar com algum companheiro, procure falar o mais baixo possível, apenas para que ambos entendam.

3. Coloque a segurança em primeiro lugar

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de pescar é a segurança. Hoje, há uma série de acidentes de pesca que podem ocorrer graças às condições climáticas, ao equipamento, ao local e aos peixes. 

Todos eles podem ser evitados se você redobrar seu cuidado. Comece vestindo uma boa roupa que dê flexibilidade e ofereça proteção contra os raios solares. Em seguida, tome muito cuidado ao manipular ou arremessar iscas e anzóis, pois possuem pontas que podem causar ferimentos graves. O mesmo vale para o uso de alicates, facas ou quaisquer elementos pontiagudos e cortantes. 

Outra dica importante é conhecer o local, os peixes e o ambiente, pois pode haver animais ferozes, venenosos ou peçonhentos. Não custa nada fazer uma breve pesquisa antes de sair para a pesca.

4. Utilize seus sentidos

Muitos pescadores são muito acostumados a pescar dependendo apenas da fisgada do peixe. Porém, ao estar em um ambiente de pesca, vale a pena utilizar seus sentidos para obter melhores resultados.

Sua visão pode detectar bem a movimentação de peixes, por isso observe sempre locais próximos da costa ou das galhadas, onde os animais costumam se concentrar. Da mesma forma, procure prestar atenção aos sons, como diferentes barulhos de água se movimentando.

dicas de pesca
Fique atento a todos os seus sentidos durante a pescaria.

Por fim, treine o tato das mãos para sentir os movimentos da linha. Você verá que os resultados serão excelentes e será cada vez mais fácil de saber a hora certa de ferroar o peixe.

5. Invista em equipamentos

Como sempre falamos aqui em nosso blog, para cada tipo de peixe há um equipamento ideal para a captura. Ao utilizar itens impróprios, você pode acabar quebrando a vara, rompendo a linha, perdendo o anzol e até machucando o animalzinho. 

Para uma boa fisgada, pesquise antes quais os melhores equipamentos para o local que você irá pescar e faça um investimento. Há sempre ótimos itens por um bom custo-benefício e que cabem na sua tralha.

6. Treine, pois a prática leva à perfeição

Todo mundo conhece um pescador calça branca: aquele que chegou agora na pesca e já quer mostrar todos os seus conhecimentos. Porém, como qualquer esporte, é preciso praticar para ser realmente bom.

Hoje, você pode utilizar a internet para pesquisar dicas sobre iscas, técnicas de arremesso e trabalho do anzol e formas de se dar uma boa fisgada, portanto, use isso ao seu favor para estudar antes de partir para a prática.

Ao pescar, não se esqueça de pedir dicas para pescadores mais experientes, pois eles certamente têm muito a ensinar. O objetivo é que você aprenda e se divirta, e estar disposto para aprender é essencial!

dicas de pesca
Os pescadores mais velhos têm muito a ensinar!

7. Saiba fazer os nós básicos

Uma dica que pode salvar você em muitos momentos é aprender a fazer os nós para pesca básicos. Mesmo que hoje seja possível utilizar stoppers e outros apetrechos, esse é um tipo de conhecimento que você sempre poderá utilizar para inúmeras técnicas de pesca.

Entre os tipos mais conhecidos estão o nó gota, o nó para anzol pata, o nó de contenção e o nó para união de linhas. Aprenda a fazê-los no passo a passo abaixo, feito pelo canal Vídeo Mania

8. Vista-se adequadamente

Por último, mas não menos importante, é essencial que você esteja vestindo boas roupas! Como já falamos, o uso de vestimenta inapropriada pode gerar queimaduras, insolação, hipotermia e até desenvolver doenças mais graves.

Para evitar esses problemas, nossa dica de pesca é começar escolhendo uma boa camisa. Os melhores modelos, além de oferecerem proteção contra os raios ultravioleta, são feitos com tecido dry fit, um tipo de malha leve e confortável que evita o acúmulo de suor e permite que o pescador se movimente tranquilamente. 

Além disso, complete seu visual com máscara e chapéu ou boné, ambos com proteção contra os raios ultravioleta. Você ficará bem protegido e poderá pescar durante horas sem se preocupar!

Na Quisty, você encontra camisas de pesca, máscaras, chapéus e bonés. Clique no banner abaixo para conferir nossos modelos!

dicas de pesca