A pesca em pesqueiro pode ser tão prazerosa quanto a praticada na natureza. Os estabelecimentos e os lagos estão cada vez mais equipados para receber o público e oferecer uma prática esportiva de altíssima qualidade.

Pensando nisso, elencamos sete dicas para pescar em pesqueiro para quem gosta dessa modalidade e pretende melhorar os resultados. Vamos conferir?

1. Preze pelo bem-estar do peixe

Não é porque você está em um pesqueiro que não deve se preocupar com os peixes! Mesmo sendo um ambiente artificial e controlado, é essencial que você siga todos os cuidados com o bem-estar dos animais.

Um erro muito comum que muitos pescadores cometem é ficar com o peixe fora d’água durante longos períodos. O tempo máximo que os bichinhos podem ficar fora do seu habitat é de dois minutos — período suficiente para você tirar sua foto e devolvê-los.

Além disso, manuseie com cuidado e evite ficar com a mão nas guelras do peixe, pois isso pode prejudicar sua respiração.

2. Tenha bons equipamentos

Caso você esteja indo no pesqueiro para a pesca de tilápias e outros peixes pequenos, pode usar as varas de bambu ou telescópicas. Entretanto, alguns brutos demandam equipamentos mais resistentes e específicos.

Nesse caso, pesquise com antecedência qual o tipo de equipamento ideal para o peixe que você pretende pescar. No nosso blog, temos uma categoria de Iscas e Peixes, com dicas valiosas para você carregar diversos tipos de peixes.

Na dúvida, opte por itens versáteis, que possam ser usados para capturar diversas espécies. No caso da vara, modelos com entre 2,40 e 3 metros e libragem entre 30 e 50 libras são excelentes e devem servir para a maioria dos peixes, especialmente tambas e pacus. Já os tipos de linhas e chicotes podem variar, ainda mais em casos em que os animais estão mais manhosos.

dicas para pescar em pesqueiro tenha bons equipamentos
Escolha equipamentos bons e versáteis.

Uma dica importantíssima é se informar com outros pescadores ou até com as pessoas que trabalham no pesqueiro, pois eles podem lhe dar instruções sobre os peixes daquele local.

3. Saiba quais as melhores iscas

Mesmo em pesqueiros, você pode usar tanto iscas naturais quanto artificiais, e como qualquer outro item de pesca, a escolha vai depender do peixe que você quer capturar.

No ramo das iscas naturais, as opções mais versáteis são as massas, sejam elas feitas de farelo para peixes ou de alimentos doces. Costumam atrair os brutos pois têm cheiro forte e esfumaçam quando lançadas na água.

Outras opções são minhocas, miúdos de galinha e boi (coração, rim, fígado), queijo, salame, beijinho, bacon e goiabada.

Já as artificiais mais recomendadas são as que imitam minhocas, borboletas ou insetos. Lembre-se de confirmar com o pesqueiro com antecedência se o uso desse tipo de isca é permitido.

4. Escolha o melhor lugar

Para os pescadores mais inexperientes, esse é um grande mistério. Aposte sempre nos locais em que os peixes costumam se abrigar, ou seja, próximos da margem e de barrancos, galhadas, plantas, espinheiros ou frutinhas.

Uma das principais dicas para pescar em pesqueiro é chegar cedo. Os pescadores esportivos gostam de acordar antes mesmo do sol nascer, então, se você se atrasar, pode acabar perdendo os melhores lugares. 

5. Leve sua licença de pesca!

A licença de pesca é a “carteira de motorista” do pescador. É essencial que ela esteja sempre à mão em qualquer local que você for praticar o “pesque e solte”, até mesmo nos pesqueiros.

A única exceção para essa regra são os pesque-pagues, que são abertos para o público geral, e não é necessário estar habilitado para pescar. 

6. Tome cuidado com acidentes

Os pesqueiros parecem ambientes mais controlados que rios e mares, porém, se engana quem acha que não existem acidentes de pesca nesses locais. É necessário estar atento para evitá-los!

Um dos azares mais comuns na pesca de pesqueiro é cair no lago, já que a margem muitas vezes é íngreme e escorregadia. Procure sempre manter uma distância segura, especialmente se estiver acompanhado de crianças pequenas.

dicas para pescar em pesqueiro tome cuidado com acidentes
Acidentes acontecem! Esteja atento para evitá-los ao máximo.

Da mesma forma, quando for tirar fotos com os peixes, evite aproximá-los demais da sua cabeça, pois alguns animais se movimentam muito fora d’água e podem acabar machucando.

7. Use as roupas certas!

Por fim, não poderíamos deixar de falar da importância das roupas de pesca. Seja na natureza ou nos pesqueiros, elas são sua principal fonte de controle da temperatura corporal e proteção contra os raios ultravioleta do sol.

Comece vestindo uma boa camisa de pesca, feita de tecido resistente e respirável. Esse é o principal item pois cobre uma boa parte do corpo que está em contato direto com a radiação solar.

Complemente seu visual com chapéu/boné, máscara de pesca e óculos de sol polarizados. Calças e calçados apropriados também podem ser úteis.


Na Quisty, você encontra roupas feitas com tecido dry fit e que oferecem proteção fator UV 50+. Clique no banner abaixo para conferir nossos modelos!

dicas para pescar em pesqueiro use as roupas certas