O habitat natural de um peixe é traçado a partir de suas características — e isso influencia até mesmo no sabor de sua carne. Devido às particularidades de formação, cada espécie foi se adaptando melhor a uma região ao longo do tempo. O legado dessa evolução é a preservação e acentuação das particularidades de uma gama diversa de peixes no Brasil.

As diferenças da pescaria esportiva em águas doces ou salgadas passam pelas características de seus próprios habitantes. Portanto, antes de partir para uma nova aventura, conheça as diferenças entre peixes de água doce e salgada.

Variedade nacional

Uma ligeira maioria dos peixes vive em ambientes de água salgada — curiosamente, apenas 1% das mais de 30.000 espécies de peixes consegue sobreviver aos dois ambientes. Considerando a esmagadora diferença de quantidade de água salgada em relação ao volume de água doce no planeta e, proporcionalmente, no país, a diversidade que ocorre nos rios e lagos é muito maior do que no mar.

Peixes de água doce

Em geral, esses peixes são um pouco menores que os de água salgada. Suas particularidades fisiológicas divergem por conta dos líquidos corporais mais concentrados.

A vivência na água doce acentua a absorção de água do meio e aumenta a produção e eliminação de urina, expandindo a troca com os lagos e rios, que também servem como cenário de reprodução.

Os principais representantes da água doce no Brasil são o lambari, a traíra, o pintado, o dourado e a tilápia. A biodiversidade dos peixes de água doce no Brasil é considerada a maior do mundo, levando em conta que nosso país também tem o maior número de peixes nessas condições.

Dicas para a pesca em água doce

Esses peixes possuem uma alta tolerância às variações de temperatura e são muito resistentes. As espécies têm uma época ideal para a pesca, é preciso pesquisar sobre cada uma de seu interesse.

Março e abril são os melhores meses para pesca nessas condições, já que têm menos turistas e um melhor clima. Entenda e respeite as restrições de cada local.

As melhores iscas para peixes de água salgada são o pão, a salsicha, o queijo, a minhoca, coração de galinha, pequeninos lambaris, ração para peixe e principalmente as massas (explore seus sabores).

Peixes de água salgada

Os peixes habitantes da água salgada têm como características marcantes sua maior atividade, seu tamanho e suas diversas cores. Com o alto teor de sais do mar, seus líquidos são menos concentrados, pois a salinidade marinha provoca essa considerável perda de líquidos para que se equilibrem melhor com o meio.

Os mais presentes nas regiões oceânicas são a cavala, o robalo, o pargo, o badejo e o namorado. São pouco adaptáveis a condições extremas, precisam de um parâmetro regular físico-químico das águas.

Dicas para a pesca em água salgada

A maré, as chuvas e o vento são particularidades que influenciam na qualidade sua pesca na água salgada. É preciso também observar o período de desova do peixe que está buscando. Outubro e março são bons períodos, pois os peixes ficam mais próximos da superfície por causa do calor e seus predadores também sobem em busca de alimento.

Boas iscas são: camarão proveniente do local, sardinha, minhoca de praia, a lula e o corrupto, muito presente em toda a costa brasileira.

O Brasil tem regiões maravilhosas para a pesca esportiva. A diversidade de espécies em qualquer uma das águas é fascinante, o que engrandece ainda mais essa atividade. Agora, com essas informações, com certeza você fará melhores escolhas quando for partir para uma nova viagem, certo?

Então, o que achou do nosso post? Conseguiu entender melhor a diferença entre peixes de água doce e salgada? Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine já nossa newsletter e não deixe nada passar!