A pescaria é um esporte no qual a concentração e os mínimos detalhes fazem toda a diferença para determinar o sucesso na procura por aquele peixe. Por isso, devemos planejar o máximo possível, procurando evitar cometer alguns erros técnicos ou estruturais.

Veja no post de hoje quais são os piores erros na pescaria e como evitá-los. Confira!

1. Errar na escolha do material 

Se tudo for preparado de última hora, corre-se o risco de esquecer algo. Com a pesca não é diferente. Sempre que possível, organize com antecedência o equipamento e todo o material que vai levar. Uma boa ideia é fazer uma lista, dividindo em categorias (como equipamento de pesca, segurança e alimentação), e conferir se todos os itens estão separados. Não é nada legal chegar no local de pesca e ver que algum material importante está faltando, ou que você trouxe a isca errada.

2. Não se preparar bem antes da pescaria

Estar bem preparado e disposto tem a mesma importância que a escolha do material de pesca. Por isso, veja algumas formas de não prejudicar sua diversão ao pescar:

Tenha uma boa noite de sono

Alguns pescadores preferem sair para pescar logo cedo. Às vezes, antes até do sol raiar, já que aproveitam melhor o dia, e é o momento em que os peixes estão em movimento. Se você tiver dormido mal no dia anterior, será difícil manter a concentração e a paciência necessária para fisgar. 

Alimente-se bem antes, durante e depois

Em hipótese alguma vá a uma pescaria sem se alimentar. E, ao comer, evite alimentos pesados, gordurosos. Dê preferências para comidas leves, principalmente frutas. Assim fica mais difícil sofrer com náusea, dor no estômago ou algum mal-estar causado pela alimentação

3. Pensar que a pesca começa dentro do barco

Quando você sobe no barco, a sua pescaria já se iniciou. Tenha planejado como será o deslocamento que você fará e quais são os melhores pontos de pesca. É sempre bom lembrar que nesses pontos o excesso de barulho, seja da embarcação ou dos tripulantes, pode deixar você mais longe do peixe esperado.

4. Não escolher o melhor equipamento de pesca

A definição do melhor equipamento para ser usado na pescaria depende de inúmeros fatores. A região em que ela será realizada, o clima, a espécie do peixe, a maré. Logo, estudar todos esses detalhes vai fazer com que você esteja mais preparado para as adversidades que podem acontecer durante a prática. 

5. Não estar preparado com um kit de pesca flexível

Uma pesca feita em mar aberto é totalmente diferente da que realizamos em um pesqueiro, em um açude ou em um rio. Se formos de manhã ou à noite, nossa preparação também é diferente. Por isso, em um kit de pesca, devemos ter, além do equipamento básico:

  • remédios de uso pessoal;
  • repelentes e filtros solares;
  • óculos polarizados, bonés e chapéus com protetores de orelha e pescoço;
  • água e frutas;
  • capa de chuva, lanternas, canivete;
  • iscas de reserva.

Esses itens vão evitar que algum contratempo interrompa a atividade antes do planejado, ou que aconteça algum acidente “evitável”. Com esses cuidados, você impede que qualquer imprevisto possa estragar o dia de pesca. 

Quer saber mais sobre pescaria? Receba então conteúdos em seu e-mail! Basta assinar nossa newsletter que enviaremos pra você as melhores dicas de pesca.