Quais são as vantagens da linha de monofilamento?

A linha de monofilamento é a preferida da maioria dos pescadores e isso não é à toa. Esse tipo de linha já é muito conhecido no mercado da pesca. Como o próprio nome diz, ela é composta por um único filamento feito de nylon, e isso influencia bastante o uso da linha. 

Uma das maiores vantagens de usar uma linha de monofilamento é o custo-benefício. As possibilidades que esse modelo permite aos apaixonados por pesca é bem grande e seu custo é baixo. Entendeu por que ela é a preferida dos pescadores?

Se cuidadas de forma correta, as linhas de monofilamento podem ser usadas por bastante tempo. Cada vez mais o mercado tem mostrado inovações e a qualidade das linhas de monofilamento, que já era boa, tem ficado ainda melhor.

Além do ótimo custo-benefício, ela é bastante prática. Se você precisar fazer nós, por exemplo, não vai ter nenhuma dificuldade. Por ser fácil de manusear, é superindicada para pescadores iniciantes e também para os mais experientes.

Quais são as vantagens da linha multifilamento?

A principal diferença entre a linha de multifilamento e monofilamento é a quantidade de fios que a compõem. Os vários fios desse modelo fazem com que ela dure mais que a de monofilamento, pois são fabricadas de fibras sintéticas chamadas de Dyneema ou Spectra. Porém, o seu custo pode ser até 3 vezes maior.

Outra vantagem é a chamada memória de linha, que é praticamente zero. Isso significa que ela não é elástica e não deforma ao ser puxada. Essa característica é um grande diferencial para pesca em mar, por exemplo, mas requer um ajuste específico no freio da carretilha ou molinete. 

Qual é a melhor opção entre as duas? 

Pensando na durabilidade, qualidade, versatilidade e custo dos dois tipos de linha, podemos dizer que, na maioria das vezes, a de monofilamento é a melhor opção. Gastando pouco, você terá um equipamento de pesca de qualidade e que conseguirá usar em muitas ocasiões diferentes.

A de multifilamento é uma boa opção em casos mais específicos, ou seja, para pescas de peixes mais pesados, em águas mais profundas ou para peixes de boca mais dura que exigem mais força na hora da fisgada. Se você não for praticar esse tipo de pesca, opte pela linha de monofilamento que, sem dúvida, funcionará muito bem.

Como escolher a linha ideal para você?

Há uma série de fatores que devem ser pensados antes de escolher a linha certa para a sua pescaria. A escolha do material deve ser feita com muito cuidado, sempre levando em consideração as condições climáticas, lua, espécies a serem fisgadas e outros aspectos que fazem toda diferença ao final da pescaria.

Antes de sair a procura das linhas para comprar a que você deseja, conheça algumas dicas dos aspectos que devem ser pensados e que ajudarão a escolher a melhor linha.

Considere o tamanho do peixe

As já conhecidas linhas de monofilamento são bastante utilizadas para a pesca de peixes de pequeno e médio porte, pois facilitam o manuseio e captura dos animais. Porém, se você prefere pesca em alto-mar que tenha peixes maiores e com direito a bons embates, a linha de multifilamento é a pedida certa.

Para não ter problemas com linhas arrebentadas durante a fisgada, o tamanho e a espécie do peixe são fatores determinantes a serem levados em conta. Quanto maior o peixe, mais grossa ela deve ser.

Escolha a grossura da linha

Outra característica da linha de multifilamento é que ela é mais fina e tem a superfície mais áspera — podendo até mesmo danificar a vara se ela não for própria para o uso da linha — e cortante, o que exige um cuidado maior no seu manuseio.

Apesar de serem mais finas, elas aguentam maior tração e suportam até duas vezes mais que a linha de monofilamento. Apesar de serem finas, elas são mais visíveis na água, o que pede o uso de um líder de monofilamento ou de fluorcarbono para tentar disfarçar a isca.

Saiba a resistência de cada linha

Já ficou claro que as linhas de nylon são mais frágeis, enquanto as de multifilamento são mais resistentes, não é? Porém, por outro lado, a linha multifilamento quase não resiste à abrasão, sendo facilmente cortada quando entra em contato com rochas, árvores e outros materiais.

Se você gosta de capturar peixes que têm a boca mais dura e a fisgada mais firme — como os dourados — e costuma pescar em profundidades onde os peixes se movimentam mais, as linhas de multifilamento têm uma performance muito superior.

Além disso, esse tipo de linha tem mais resistência à água, mantendo-se no lugar certo. Ela também não tem elasticidade e garante arremessos mais longos e maior sensibilidade.

Confira a durabilidade

Por serem muito mais resistentes que a linha de monofilamento e aguentarem maior pressão, as linhas de multifilamento duram bem mais, se utilizadas corretamente. Porém, já é possível encontrar linhas de nylon mais resistentes e duráveis.

Confeccionadas utilizando tecnologias de ponta, as chamadas linhas fotocromáticas não têm memória e elasticidade, se aproximando ainda mais da proposta da linha de multifilamento. Tudo isso sem perder as características de linha monofilamento, como a descrição.

Sabendo a diferença entre as linhas de monofilamento e de linha multifilamento fica muito mais fácil investir na que se encaixa no seu perfil de pescador, não é mesmo? É preciso analisar cada detalhe antes de escolher a linha e demais equipamentos de pesca esportiva, uma vez que qualquer decisão errada pode frustrar a sua pescaria.

Para aproveitar ainda mais suas pescarias com as dicas que você aprendeu, que tal dar uma olhada nas linhas de monofilamento para comprar o item certo e ter sucesso na sua pescaria?