Muito se fala sobre os tipos de varas, molinetes, anzóis e iscas para realizar uma boa pescaria. No entanto, as facas são ferramentas muito importantes e que não devem ser deixadas de lado. Seja você um pescador iniciante ou, até mesmo, experiente na pesca esportiva, é fundamental saber como escolher e fazer o uso de uma boa faca de pesca.

Se você quer ter uma aventura de sucesso, saiba que contar com uma boa lâmina pode ser muito útil. Não sabe como escolher o equipamento mais adequado? Não se preocupe! Neste texto, vamos falar sobre os diferentes tipos e usos da faca de pesca. Confira!

Qual o material de fabricação da faca e suas características?

Em primeiro lugar, é importante conhecer o tipo de material que é utilizado na confecção de uma faca de pesca. Existem, atualmente, em nosso mercado, algumas lâminas formadas por dois materiais: aço inox e aço-carbono. Cada liga metálica tem suas características próprias e que distinguem a forma de uso e as funcionalidades.

Em linhas gerais, o aço inox é feito a partir de uma liga de ferro e cromo — oferecendo maior resistência à oxidação. Porém, mesmo não necessitando de cuidados específicos, essa lâmina é mais difícil de ser afiada. Já a liga de aço-carbono é formada por ferro e carbono e, embora perca o fio mais rapidamente, ela pode ser afiada facilmente.

Como escolher uma faca de pesca?

Não existe uma fórmula para determinar o tipo certo de faca e também não há certo ou errado. O que existe, na verdade, é a lâmina ideal para cada situação. Se você vai passar muito tempo viajando para pescar ou acampar, por exemplo, o melhor caminho é optar por um produto que ofereça um melhor corte e mais praticidade na hora de afiar.

As facas estão disponíveis em diversos modelos, materiais e tamanhos, bem como o uso de cada uma delas pode variar. Algumas têm finalidades bem específicas, sendo destinadas a determinadas atividades. Enquanto isso, outros tipos podem ter fins mais genéricos, sendo usadas de maneiras mais versáteis.

Tudo depende dos seus gostos e do seu estilo de pescaria. Porém, para escolher a faca certa, observe as principais características que você deve ter atenção antes de comprar o seu equipamento.

Lâmina ideal

Como dissemos, as lâminas costumam ser de aço inox, aço-carbono ou titânio. Para pescarias de mergulho, em que a parte cortante ficará em contato constante com água, as versões de aço inox ou titânio são mais recomendadas, pois não oxidam.

O material de fabricação da lâmina faz toda a diferença para a qualidade do produto. Conferir esse detalhe é fundamental para o tempo de uso da ferramenta, e também para saber de quanto em quanto tempo precisará ser afiada novamente.

Tipo de cabo

O cabo é a parte de apoio para segurar a faca e, se você não sentir firmeza, o corte perde a precisão e erros podem ser cometidos. Por isso, analise a anatomia do item e veja se é confortável, assim como material de que ele é feito.

Alguns modelos, como a Taue HK-019, têm o cabo diferenciado para o corte de linhas, o que facilita o processo de pesca. As facas de cabo emborrachado também são ótimas alternativas, já que evitam que a peça escorregue da mão.

Tamanho

Os tamanhos das facas são variados e é preciso levar em consideração o tipo de pescaria. Algumas são menores e mais práticas, com cerca de 25 cm a 35 cm. Já outras podem chegar aos 40 cm de comprimento no tamanho total.

As facas do tipo Kit de Sobrevivência costumam ser maiores, isso se deve aos dispositivos que integram a peça, como anzol, bússola e outros itens.

Outros detalhes

As facas de pesca são comumente usadas para cortar linhas, retirar anzol e mais uma série de utilidades. Há modelos que têm um lado serrilhado que pode ser muito útil, como para cortar cordas grossas de nylon.

Manter a faca bem afiada é um fator determinante que pode fazer toda diferença na sua pescaria. Já imaginou estar em um momento decisivo na captura do peixe e a lâmina falhar no corte? Seria muito frustrante perder seu peixe por esse motivo!

A bainha é outro ponto que merece atenção. Para ter mais agilidade, o fácil acesso à faca é prioridade, principalmente em situações de emergência. Porém, ela deve ser segura o suficiente para evitar perdas e acidentes. E, por último, busque uma ferramenta que possa ser limpa com facilidade. Isso será determinante para a conservação da sua faca de pesca.

Quais os principais tipos de faca para pescaria?

Conhecer o perfil do corte da lâmina é fundamental para compreender como tal faca pode ser utilizada no seu dia a dia. Além disso, existem modelos de corte preciso, para o preparo de iscas ou de alimentos e para entalhes. Veja, a seguir, alguns dos tipos mais conhecidos.

Hollow

É o modelo de faca que você tem na sua cozinha, o mais comum. Durante a pesca, é usado principalmente para cortes finos e superficiais, já que sua lâmina é bastante afiada, mas não é indicada para usos com alto impacto.

Flat

Essa lâmina tem inclinação lateral e ponta triangular, com desbaste reto ou parcialmente reto. Seu perfil de corte resiste a pancadas, portanto, pode ser usada para serviços mais brutos ou com alto impacto.

Convex

O perfil de corte dessa lâmina é arredondado, por isso, é mais resistente a pancadas. Ela é mais indicada para trabalho bruto, sendo assim, é uma versão menos utilizada como faca de pesca.

Canivete

O canivete é um dos tipos de lâmina mais usados em todo o mundo, principalmente por sua praticidade e por ser de fácil manuseio. Porém, costuma ser de menor tamanho, funcionando bem para trabalhos detalhados e mais precisos, como para processar iscas e alimentos — contudo, sua lâmina não pode receber pancadas. Ter um canivete em seu equipamento de pesca é sempre uma boa opção.

Na hora de escolher uma faca de pesca, você deve investir em uma que será de maior utilidade para suas aventuras. Se for o caso, adquira uma versátil e que possa servir para mais de uma função, ainda que esse procedimento não seja o mais indicado. Para quem gosta de pescar em alto-mar, por exemplo, as facas menores e os canivetes são as ferramentas mais interessantes por conta do tamanho reduzido.

Não há grandes dificuldades para encontrar a faca de pesca ideal para você. O mercado oferece muitas opções incríveis, especialmente se optar por comprar materiais de pesca online. Nessas lojas, você encontrará muitos modelos e poderá conhecer mais sobre os tipos citados, até decidir pela que atende melhor às suas necessidades.

Agora que você já sabe como escolher o item certo para você, confira os modelos de faca de pesca da Quisty! Assim, terá a certeza de que a sua pescaria será um sucesso!