Muito se fala sobre os tipos de varas, molinetes, anzóis e iscas para realizar uma boa pescaria. No entanto, as facas são ferramentas muito importantes e que não devem ser deixadas de lado. Seja você um pescador iniciante, seja você, até mesmo, experiente na pesca esportiva, é fundamental saber como escolher e fazer o uso de uma boa faca de pesca.

Se você quer ter uma aventura de sucesso, saiba que contar com uma boa lâmina pode ser muito útil. Não sabe como escolher o equipamento mais adequado? Não se preocupe! Neste texto, vamos falar sobre os diferentes tipos e usos da faca de pesca. Confira!

Qual o material de fabricação da faca e suas características?

Em primeiro lugar, é importante conhecer o tipo de material que é utilizado na confecção de uma faca de pesca. Existem, atualmente, em nosso mercado, algumas lâminas formadas por dois materiais: aço inox e aço-carbono. Cada liga metálica tem suas características próprias e que distinguem a forma de uso e as funcionalidades.

Em linhas gerais, o aço inox é feito a partir de uma liga de ferro e cromo — oferecendo maior resistência à oxidação. Porém, mesmo não necessitando de cuidados específicos, essa lâmina é mais difícil de ser afiada. Já a liga de aço-carbono é formada por ferro e carbono e, embora perca o fio mais rapidamente, ela pode ser afiada facilmente.

Como escolher uma faca de pesca?

Não existe uma fórmula para determinar o tipo certo de faca e também não há correto ou errado. O que existe, na verdade, é a lâmina ideal para cada situação. Se você vai passar muito tempo viajando para pescar ou acampar, por exemplo, o melhor caminho é optar por um produto que ofereça um melhor corte e mais praticidade na hora de afiar.

Conhecer o perfil do corte da lâmina é fundamental para compreender como tal faca pode ser utilizada no seu dia a dia. Além disso, existem facas de corte preciso, para o preparo de iscas ou de alimentos e para entalhes. Veja, a seguir, alguns dos tipos mais conhecidos:

Hollow

É o modelo de faca que você tem na sua cozinha, o mais comum. Durante a pesca, é usado principalmente para cortes finos e superficiais, já que sua lâmina é bastante afiada, mas não é indicada para usos com alto impacto.

Flat

Essa lâmina tem inclinação lateral e ponta triangular, com desbaste reto ou parcialmente reto. Seu perfil de corte resiste a pancadas, portanto, pode ser usada para serviços mais brutos ou com alto impacto.

Convex

O perfil de corte dessa faca é arredondado, por isso, é mais resistente a pancadas. Essa faca é mais indicada para trabalho bruto, sendo assim, acaba sendo menos usada como faca de pesca.

Canivete

O canivete é um dos tipos de lâmina mais usados em todo o mundo, principalmente por sua praticidade e por ser de fácil manuseio. Porém, costuma ser de menor tamanho e, por isso, funciona para trabalhos detalhados e mais precisos, como para processar iscas e alimentos. Contudo, sua lâmina não pode receber pancadas. Ter um canivete em seu equipamento de pesca é sempre uma boa opção.

Na hora de escolher uma faca de pesca, você deve investir em uma que será de maior utilidade para suas aventuras. Se for o caso, adquira uma versátil e que possa servir para mais de uma função, ainda que esse procedimento não seja o mais indicado. Para quem gosta de pesca em alto mar, por exemplo, as facas menores e os canivetes são as ferramentas mais interessantes, por conta do tamanho reduzido.

Quer receber outros conteúdos como este enquanto se prepara para as próximas pescarias? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a todas as novidades do mercado de pesca esportiva.