Conheça 10 filmes sobre pesca para assistir e se divertir!

filmes sobre pesca

Não existe coisa pior que ficar zapeando pelo catálogo de filmes e não achar nada bom para ver. Portanto, se você é daqueles que, até quando está procurando o que assistir, só pensa em pescaria, temos uma boa notícia: há uma série de títulos que abordam o tema!

Prepare a pipoca e confira nossa lista com 10 filmes sobre pesca. Muitos deles estão disponíveis em serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime, Globoplay, Disney+), e para facilitar sua vida, já colocamos o link para você acessar diretamente!

1. No Coração do Mar

Começando a lista por um filme de 2015 que fez muito sucesso. No Coração do Mar é dirigido por Ron Howard (de Apollo 13 e O Código da Vinci) e traz em seu elenco Chris Hemsworth e Tom Holland, o Thor e o Homem-Aranha do Universo Marvel nos cinemas.

O enredo do filme é baseado nos livros Moby-Dick, de Herman Melville, e No Coração do Mar, de Nathaniel Philbrick, e acompanha a tragédia envolvendo o navio baleeiro Essex, por volta do ano de 1820.

Para quem se interessa pela história da pesca, é um filme muito interessante, que mostra como era feita a captura das baleias até o século 19, época em que a gordura do animal era usada como combustível, e como era uma atividade perigosa.

Além disso, a trama é bastante envolvente, tem momentos de tirar o fôlego! Está disponível para assinantes da Netflix

2. Nada é Para Sempre

Você já deve conhecer o talento de Brad Pitt de grandes filmes como Clube da Luta, Sr. e Sra. Smith, Tróia e Bastardos Inglórios. Nada é Para Sempre, lançado em 1992, foi o primeiro grande papel do ator, que tinha apenas alguns anos de carreira.

Ele se passa no início do século 20 e narra a história dos irmãos Norman (Craig Sheffer) e Paul (Brad Pitt), filhos de um pastor da cidade de Missoula, em Montana, nos Estados Unidos. O mais velho é regrado e estudioso, e o mais novo, rebelde e inconsequente. 

filmes sobre pesca nada é para sempre

Os temperamentos distintos desencadeiam aventuras para cada um: Norman está tentando seguir a carreira de professor e se apaixona por Jessie Burns, enquanto Paul se envolve em diversas peripécias graças ao seu estilo de vida desregrado.

Apesar das diferenças que os separam desde pequenininhos, é na pesca que os irmãos conseguem se entender, se divertir e passar tempo juntos. 

O filme foi dirigido pelo brilhante e premiado Robert Redford, e ganhou o Oscar de melhor fotografia em 1993. O roteiro é baseado no livro semi-biográfico Nada é Para Sempre, do escritor americano Norman Maclean.

Atualmente, não está disponível em nenhum serviço de streaming, mas pode ser alugado online pelo Google Play ou pelo YouTube.

3. O Velho e o Mar

Esse é um clássico absoluto entre os filmes sobre pesca, e se você ainda não viu, precisa assistir! Lançado em 1958, é baseado no livro de mesmo nome do escritor Ernest Hemingway.

O “velho” em questão é um senhor cubano muito experiente, que carrega no corpo as marcas de seus anos de pescaria. De repente, ele se vê em um período ruim e fica 84 dias sem fisgar nenhum peixe.

Enquanto os outros pescadores tiram sarro e desacreditam do velho, o menino Jabby, de apenas 14 anos, quer ajudá-lo a superar a má fase, e ao mesmo tempo, aprender com suas histórias e vivências.

É um filme tocante, que nos revela o quanto é importante ter respeito e buscar aprender com nossos antepassados. Está disponível para alugar no site de streaming Looke

4. Mar em Fúria

Em 1991, ocorreu a grande Tempestade do Halloween, um evento raríssimo que só ocorre uma vez a cada cem anos e que ocasiona ondas de 30 metros e ventos de quase 200 km/h. 

No meio de todas essas condições estava o navio pesqueiro Andrea Gail. Mar em Fúria narra justamente os percalços enfrentados pelos tripulantes para salvar suas vidas e voltar em segurança para a margem. 

filmes sobre pesca mar em fúria
A tripulação do Andrea Gail. Foto: Divulgação/Warner Bros.

Estrelado por grandes nomes do cinema americano como George Clooney, Mark Wahlberg, Diane Lane e John C. Reilly, esse filme sobre pescadores tem grandes momentos de tirar o fôlego, com efeitos especiais incríveis. 

Está disponível para assinantes do Globoplay.

5. Peixes do Velho Chico

Esse é um documentário imprescindível para quem pratica a pesca esportiva, especialmente na água doce. Peixes do Velho Chico é um convite para conhecer a fauna aquática do Rio São Francisco com quem mais entende do local: os próprios pescadores.

O filme é dividido em quatro partes: Nascente Rio São Francisco, Rio Cipó, Rio Pandeiros e Alto & Médio Rio São Francisco. Cada uma é dedicada a desvendar um dos recortes do Velho Chico.

As imagens aquáticas são impressionantes, e mostram diversos peixes (tabarana, lambari, cascudo, mandi) em seu habitat natural. Idealizado e dirigido por Rafael Melo, tem duração de 70 minutos e está disponível gratuitamente no YouTube. Assista abaixo!

6. Calmaria 

Baker Dill (vivido pelo vencedor do Oscar Matthew McConaughey) é um pescador que vive em uma pacata ilha do Pacífico. Nas horas vagas, para ganhar trocados, leva turistas em passeios em seu barco. 

Tudo muda quando sua ex-mulher Karen (interpretada pela vencedora do Oscar Anne Hathaway) lhe encontra anos após a separação e pede para que Baker se livre de seu atual marido, um sujeito agressivo e abusivo.

Além dos protagonistas, o filme ainda tem no elenco outras personalidades premiadas, como Djimon Hounsou, Diana Lane e Jason Clarke. Está disponível para assinantes do Amazon Prime.

7. Pescando Confusão

Em uma lista de filmes sobre pesca, não poderia faltar uma boa comédia. Pescando Confusão acompanha as aventuras de Joe Waters (Joe Pesci) e Gus Green (Danny Glover), dois amigos que partem para um campeonato de pesca na Flórida.

No caminho, acabam se envolvendo com um ex-presidiário, que rouba o carro de Joe. Para recuperar o veículo, os amigos pedem a ajuda de Rita (Rosanna Arquette) e Angie (Lynn Whitfield), duas garotas que encontram na estrada.

Agora, os dois precisam achar o bandido e retomar seu caminho rumo à viagem de pesca. Um filme muito divertido e atemporal, e que pode arrancar boas risadas! Está disponível para aluguel no serviço de streaming Apple TV.

8. Pateta em: A Arte de Pescar

O Pateta dispensa apresentações: fez parte (e continua fazendo) da infância de muitos desde quando foi criado, há quase 90 anos. Uma de suas aparições mais famosas é na série How To…, em que o personagem da Disney ensina os espectadores a arte de praticar diversos esportes como natação, baseball e, é claro, pesca esportiva.

A Arte de Pescar é um curta-metragem divertido e atemporal, e narra desafios enfrentados por qualquer pescador: saber como usar a vara, a isca e os equipamentos, como atrair os peixes e como pilotar um barco.

O filme completo está disponível no Disney+, serviço de streaming da Disney.

9. Amor Impossível

Que tal uma comédia romântica para ver acompanhado? Amor Impossível foi lançado em 2012 e acompanha a história de Fred Jones (Ewan McGregor), um cientista que trabalha no Departamento de Agricultura e Pescas.

O cientista viaja até o Iémen a pedido de um sheik (Amr Waked) apaixonado por pesca que pretende introduzir salmões nos riachos de seu país. Lá, conhece a inglesa Harriet Chetwode-Talbot (Emily Blunt).

filmes sobre pesca amor impossível
O sheik (Amr Waked) quer que Fred (Ewan McGregor) lhe ajude na pesca de salmão no Iêmen. Foto: Divulgação/Lionsgate UK.

Tanto a viagem quanto as novas amizades vão ajudar Fred em seu processo de ressignificação, já que ele passa por algumas crises pessoais em sua vida. Disponível para aluguel no YouTube e no Google Play.

10. Pesca Implacável 

Esse item não é exatamente um filme, mas sim um programa de TV, porém decidimos colocá-lo na nossa lista pois está disponível na Netflix e vai lhe render uma ótima diversão, além de ação, drama e humor.

O programa tem oito episódios e acompanha as aventuras de diversos pescadores de água salgada em busca de atum na costa do Oceano Pacífico, nas cidades de Washington e Oregon.

Para os espectadores, é uma verdadeira lição sobre determinação e paciência, além de mostrar a importância de se aprimorar as técnicas de pesca. Certamente, você aprenderá muitas coisas e poderá aplicá-las em seu cotidiano de pescador.

Com todos esses filmes sobre pesca, você vai ter o que assistir por um bom tempo! Como são de diferentes gêneros (ação, aventura, drama, comédia, animação), não corre o risco do assunto ficar repetitivo.

Faltou algum filme na nossa lista? Deixe seu comentário! Não se esqueça de preencher o formulário abaixo para assinar nossa newsletter.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *