Aprenda a tirar fotos de pesca e impressionar seus amigos!

fotos de pesca

Ao tirar aquele peixão da água, é sempre bom tirar uma foto com o celular para registrar um momento, mandar do grupo do WhatsApp dos amigos, postar nas redes sociais e guardar como recordação. 

Porém, se você não fizer uma boa foto de pesca, escolhendo um ângulo e um local com boa iluminação, o resultado será um desastre: além do registro ficar ruim, o peixe ficará parecendo menor ainda na imagem.

Se você quer aprender dicas de como tirar fotos bonitas na pescaria, veio ao lugar certo. Continue a leitura e confira!

Conceitos básicos de fotografia

Antes de começar a tirar fotos, é importante que você saiba algumas noções básicas de fotografia. Isso vai ajudar a tirar boas fotos com o que você tem em mãos (geralmente, a câmera do celular).

A palavra fotografia vem do grego e significa “desenhar com luz”. É por meio da luz e suas nuances que a câmera consegue capturar a imagem. Portanto, é indispensável que o local tenha uma boa iluminação.

Além disso, lembre-se que todo objeto faz uma sombra. Sempre que for tirar suas fotos, observe bem em que direção elas estão e se atrapalham algum elemento da cena.

Outro conceito importante de se ter em mente é a composição. Isso porque, além do objeto fotografado (nesse caso, um pescador e seu peixe), haverá muitos outros elementos no ambiente. 

Se você não prestar atenção, pode ser que a sua imagem saia com pessoas passando atrás, equipamentos espalhados no chão, sacolas, latas, garrafas e outros itens que acabam poluindo a foto. Lembre-se procurar um bom ângulo para focar no pescador e no peixe.

Melhores ângulos para fotos de pesca

Agora que você já entendeu pontos para compor a sua foto, vamos explicar alguns dos principais ângulos, ou seja, formas de se posicionar em relação ao objeto fotografado. Confira com a gente!

De cima

Na fotografia, há dois ângulos básicos: quando o fotógrafo se posiciona por cima do objeto e quando ele se posiciona por baixo. Cada um pode dar efeitos e sensações diferentes na sua imagem.

No caso da pescaria, o ângulo por cima é ótimo para fotos de peixes mais robustos, como um pacu, tambaqui ou pirarucu. O registro dará uma sensação de peso, como se o animal fosse muito difícil de levantar. 

fotos de pesca

A dica é que o pescador fique agachado e olhando para cima, diretamente para a câmera. Lembre-se de tomar cuidado para que a sua sombra não saia na foto.

De baixo

Esse ângulo é o oposto do anterior: o fotógrafo se posiciona abaixo do pescador fotografado. Nesse caso, tome cuidado para que a sombra dele não se projete sobre a lente da câmera, o que pode deixar a foto escura.

As fotos por baixo são práticas para alongar a silhueta de peixes, pois dão a impressão de que seu comprimento é maior. Peça para que o pescador segure o animal esticando o braço para frente, assim, ele ficará mais próximo da câmera, ganhando destaque e tamanho.

Caso esteja tirando uma selfie, você pode fazer isso com a ajuda de um alicate de contenção prendendo o peixe, formando um ângulo de 45 graus entre o celular e você.

fotos de pesca
Ao tirar uma selfie, posicione a câmera por baixo para dar uma sensação de que o peixe é maior.

Plano aberto

Como o nome sugere, plano aberto é quando você tira uma foto da cena como um todo, e não somente do pescador. Nesse caso, você pode posicionar a câmera deitada e na altura das suas mãos, naturalmente.

Esse ângulo é muito útil para tirar fotos da pesca destacando também a paisagem, os rios, o sol e outros elementos que possam estar presentes. 

fotos de pesca

Horários para tirar fotos de pesca

Agora que já falamos dos ângulos, vamos a outro detalhe muito importante: o horário. Cada momento do dia tem seus próprios elementos, e com algumas dicas, você pode usá-los a seu favor!

Manhã

É um horário com uma boa quantidade de luz natural, porém é preciso saber aproveitá-la. Ao tirar a foto, posicione-se sempre de costas para o sol para que toda a iluminação esteja no pescador que será fotografado. Importante: tome cuidado com a sua sombra para que ela não atrapalhe a fotografia.

Durante o amanhecer, também ocorre um fenômeno chamado lusco-fusco, quando o horizonte tem um pouco de luz, porém o céu permanece escuro. Caso queira fazer uma foto mais “artística”, posicione o pescador bem em frente ao sol. O resultado será uma imagem com pouca resolução de detalhes, mas com um efeito bem bacana!

fotos de pesca
Posicionando-se contra o sol, você pode tirar belas fotos ao amanhecer.

Tarde

De tarde, a luminosidade é muito forte, e isso pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem. Cabe a você encontrar formas de encaixar bem os elementos e produzir belas fotos de pesca.

O primeiro conselho ao tirar fotos de tarde quando o sol está a pino é procurar por uma sombra leve, como um guarda-sol, árvore ou toldo. Do contrário, a foto pode acabar saindo estourada – ou seja, muito clara, com pouca definição e com sombras do próprio rosto.

Caso não seja possível achar uma sombra, tente fazer uma foto com o ângulo de cima. Se o sol não estiver tão alto, posicione-o em um dos lados para que a luz bata na lateral da pessoa fotografada.

Para o entardecer, você pode utilizar as mesmas dicas das fotos de manhã, pois a luminosidade será bem parecida. Aproveite a famosa “golden hour”, o momento em que a luz do sol fica avermelhada, para tirar boas fotos.

Noite

Para fotografar, é necessário luz. Se de noite não há muita luminosidade, para que as fotos fiquem boas, você terá que criar sua própria fonte, seja com uma lanterna ou com o flash do celular.  

fotos de pesca
Utilize luz artificial para tirar fotos durante a pesca noturna.

A dica aqui é que, se você tiver dois celulares à disposição, use o flash de um e tire a foto com outro. Dessa forma, você pode direcionar a luz para a lateral do pescador e fazer com que ela não bata diretamente no rosto.

Truques para tirar fotos incríveis

Por fim, vamos ajudar você com algumas dicas práticas e fáceis de aplicar para melhorar a qualidade das suas fotos de pesca.

Posicione a câmera próxima do peixe

Quando você posiciona a câmera próxima do peixe, pela proporção, ele aparenta ser maior. Portanto, quando quiser dar aquela valorizada no bruto, segure-o na horizontal e utilize essa técnica.  


fotos de pesca

Pratique e busque referências

Os fotógrafos profissionais costumam buscar referências no trabalho de colegas para ter ideias para suas próprias fotos. Esse é um exercício muito útil e que você também pode colocar em prática seguindo pescadores e páginas de pesca nas redes sociais. Sempre que achar algo legal, salve a foto.

Além disso, não se esqueça de praticar. Durante a pesca, para dar uma descansada entre uma fisgada e outra, experimente tirar umas fotos. Além de muito divertido, você estará treinando para melhorar a qualidade das suas imagens.

Ensine algumas dicas aos seus amigos

De nada adianta aprender a tirar boas fotos se seus amigos não retribuírem. Portanto, sempre que for pescar, ensine algumas técnicas sobre ângulos e luminosidade para quem estiver com você. 

Se você chegou até aqui, está mais que pronto para tirar suas fotos de pesca! Lembre-se de tomar cuidado para não derrubar seu celular ou câmera no rio – ou vai acabar saindo no prejuízo!

Para receber novas dicas sobre pesca, como equipamentos e técnicas, basta preencher o formulário abaixo e assinar nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *