O que é pesca ultralight? Saiba como funciona essa modalidade

o que é pesca ultralight

O prazer de pescar está justamente na briga com o peixe. Depois da fisgada do animal, os próximos minutos serão intensos, e o pescador deverá mostrar todas as suas técnicas e habilidades. E para sentir ainda mais a adrenalina, uma ótima opção é praticar a pesca ultralight.

Mas afinal, o que é pesca ultralight? Em linhas gerais, podemos dizer que é uma modalidade esportiva praticada com equipamentos mais leves, com o objetivo de sentir melhor a movimentação dos peixes e aumentar o desafio de fisgá-los.

Quer entender melhor como isso funciona? Abaixo, explicamos tudo com mais detalhes e listamos algumas dicas para quem pretende começar a praticar essa modalidade. Leia até o fim para saber mais!

Por que praticar pesca ultralight?

Na pesca esportiva comum, a escolha dos equipamentos deve ser balanceada com o tamanho do peixe e o ambiente da pesca. Porém, ao usar varas, linhas e molinetes mais robustos, muitas vezes o pescador perde a sensibilidade com relação ao ambiente e, consequentemente, tem menos controle sobre a fisgada.

A pesca ultralight é justamente a simplificação de todos esses fatores para proporcionar mais ação e emoção à pesca. O equipamento fica reduzido somente a vara telescópica, molinete, linha e anzol, todos com o peso ultraleve, e sem nenhum sistema adicional, chumbada, boia ou líder.

Uma das grandes vantagens é que, como os equipamentos são bem mais sensíveis, é mais fácil de sentir qualquer movimentação do peixe. Se o animal estiver manhoso, rodeando a isca, você poderá observar pela movimentação da linha e da ponta da vara.

Outro diferencial acontece depois da fisgada. Assim que o bruto abocanhar a isca, você perceberá que a adrenalina é bem maior! A tração será grande, e cabe a você trabalhar bem a linha para não perder o pescado.

Por fim, mesmo tendo menos linha no carretel, você conseguirá uma boa distância no arremesso, já que podem ser usadas iscas mais leves e não há outras ferramentas fazendo peso.

Equipamentos para pesca ultralight

Para a pesca com ultralight, o equipamento deve ser escolhido com cautela, afinal, mesmo que seja mais leve, ele precisa dar conta da fisgada. Portanto, apesar de leve, ele deve ser resistente e apropriado para a modalidade.

Comece escolhendo uma vara telescópica de carbono, que tenha uma boa envergadura e resistência entre 2 e 8 libras. O tamanho pode variar de acordo com o estilo do pescador, mas é recomendável que esteja entre 4 e 8 pés. O cabo emborrachado também pode tornar a fisgada mais confortável.

Para a pesca ultralight, não é recomendado o uso de carretilha, que pode tirar um pouco da sensibilidade do pescador. Prefira um molinete pequeno de numeração até 500, com capacidade para 100 metros de linha. No momento da prática esportiva, deixe o drag no limite.

o que é pesca ultralight equipamentos para pesca
O molinete pequeno é a melhor forma de trabalhar a linha na pesca ultralight.

As linhas podem ser tanto monofilamento quanto multifilamento, de acordo com o perfil do pescador, porém apropriadas para ultralight. A resistência máxima deve ser de entre 6 e 10 libras. 

Com relação aos tipos de anzóis, mantenha-se nos modelos mais simples, como maruseigo entre 14, 16 e 18. Se preferir, utilize itens encastoados. Outros itens opcionais são um suporte de varas regulável e um salva varas, já que você estará com um kit leve em mãos, e precisa evitar que ele caia na água.

Iscas para ultralight

Uma das grandes vantagens do ultralight é que quase qualquer isca natural pode ser utilizada, independentemente do peso. Como não há dificuldades com relação ao peso durante o arremesso, itens mais leves podem ser lançados a maiores distâncias.

Caso esteja procurando um peixe específico, a dica é optar pelas iscas naturais mais atrativas para ele: espécies mais vorazes tendem a atacar filezinhos ou miúdos de frango; já pacu e tambaqui preferem alimentos doces.

Se estiver pescando com massa, deixe-a em um ponto mais macia, porém sem esfarelar. Isso ajuda na hora de identificar se o peixe está próximo da fisgada.

Técnicas de pesca ultralight

A pesca ultralight pode ser feita tanto por pescadores de água salgada quanto água doce, seja em praias, costeiras, alto mar, rios, lagos e pesqueiros. Esteja atento somente ao tamanho e peso dos peixes do local, para evitar a perda dos equipamentos.

A principal dica é apostar na sensibilidade. Seja na hora do arremesso, de trabalhar a linha ou de fisgar o peixe, você precisará de muita atenção e destreza para saber o momento certo de agir.

Por se tratar de um equipamento leve, não se engane com a movimentação da isca! Naturalmente, ela vai se mexer mais que na pesca comum, porém, espere até que ela dê uma leve esticada e a ponteira se curve para dar a ferroada. 

o que é pesca ultralight tecnicas de pesca ultralight
Redobre a atenção e a sensibilidade na hora da pesca ultralight!

Por fim, tome muito cuidado com a vara! Quem não está acostumado pode acabar se assustando com a força do peixe e deixando o equipamento ir embora com a fisgada. 

Cada vez mais pescadores têm se interessado pelo que é pesca ultralight e como colocá-la em prática. Com essas dicas simples, é possível se iniciar na modalidade e conseguir fisgar muitos brutos.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da pesca, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter! Você receberá novidades diretamente no seu e-mail!


2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *