O bagre é um peixe que habita os rios de água doce e também a água salgada, sendo encontrado em diversas partes da América do Sul. Com mais de 2 mil espécies reconhecidas no Brasil, o peixe recebe nomes diferentes de acordo com cada local, como “jandiá” e “cambeva”.

Para a pesca do bagre, é preciso saber exatamente onde encontrá-lo e quais equipamentos usar, uma vez que o peixe tem hábitos diferenciados, com relação a outras espécies.

Com as condições ideais, a pesca desse peixe é muito prazerosa. É possível capturá-lo durante o ano inteiro, porém, é recomendável que a pesca seja feita durante a noite.

Confira mais detalhes de como capturar esse belo peixe!

Conheça o animal

Cada espécie de peixe tem um comportamento diferente, e todo bom pescador deve se preparar antes de sair para pescar. Para a pesca de bagre, por exemplo, é essencial que se informe sobre seus hábitos, alimentação e cuidados para se ter com o animal.

O bagre é um peixe de couro, ou seja, sem escamas. Ao todo, são conhecidas mais de 2 mil variações, identificáveis pelo seu corpo em formato de cone, cabeça achatada e bigodes (também chamados de barbilhões) nas laterais da boca.

Para reconhecer o bagre, é só observar a coloração do dorso e ventre, que é acinzentada ou amarelada. Seu tamanho chega a 50 centímetros e ele pode pesar até 2 quilos.

O bagre de água doce é mais comum, e vive em leitos de rios, açudes, córregos e represas, abrigando-se nas águas barrentas e profundas entre galhos e pedras. Quanto mais suja a água estiver, maior será a possibilidade de conseguir pescar o seu bagre naquele ambiente. 

Isso porque o peixe não se guia pela visão, que é bastante limitada, mas pelo olfato e pelo tato (por meio dos bigodes). É uma das poucas espécies que preferem ficar em águas escuras e barrentas, e saber disso vai ajudar a encontrar os lugares com condições ideais para a pescaria.

A pesca de bagre a noite também é uma oportunidade e tanto. A visão desprivilegiada faz com que muitos tenham hábitos noturnos, circulando prontos para serem fisgados.

Os bagres são carnívoros e se alimentam de pequenos peixes, vermes e artrópodes que habitam o fundo dos rios.

pescar bagre
O bagre tem hábitos noturnos e costuma habitar a parte mais funda de águas rasas.

Saiba manusear o peixe

Depois de capturar o bagre, é preciso ter muito cuidado para tirá-lo do anzol. Isso porque o peixe possui três ferrões do tipo serrilhado, que contêm uma mucosa venenosa. Mesmo não sendo letal, o ferimento causa dores desagradáveis e uma queimação no local perfurado ou arranhado.

Os ferrões estão localizados nas laterais e no dorso superior. As barbatanas do bicho também podem cortar, se esse não for manuseado corretamente. Por isso, utilizar luvas, alicates de pesca e outros equipamentos próprios é fundamental para que a diversão não seja atrapalhada por um eventual acidente.

É necessário ter atenção a uma espécie de bagre em especial: o bagre amarelo. Assim como as demais espécies, essa tem seus ferrões venenosos, mas com uma perfuração ainda mais dolorosa.

Quanto menor o peixe, mais dolorido será o machucado. Uma forma de aliviar a dor, caso seja ferido, é fazer compressa de água morna, para que os vasos sanguíneos dilatem, até a ajuda médica chegar. Lembre-se de não tentar tirá-lo sozinho, ou você pode acabar se ferindo ainda mais.

Escolha o equipamento correto

O equipamento é outro fator essencial para a pesca de bagre, e ter os itens certos à mão pode ajudar a capturar muitos peixes. Para uma briga boa, lembre-se de utilizar equipamentos mais leves, ou você não conseguirá sentir a fisgada. 

Comece escolhendo uma vara micro sensível, como as telescópicas. Dica: É incomum encontrar animais muito grandes dessa espécie, porém, tenha uma vara reserva, caso você encontre um bruto e a primeira quebre.

A linha vai depender muito do perfil do pescador. Há quem prefira espessuras de 0,20 milímetros, mesmo com o risco de romper durante a briga. Se você não tem experiência, aposte em variações entre 0,30 e 0,40 do tipo monofilamento

Para os animais de tamanho normal, há como pescar bagre com molinete leve. Já se você souber que os peixes da região onde pesca costumam dar um pouco mais de trabalho, leve uma carretilha.

Com relação ao anzol, prefira os do tipo maruseigo, que têm uma haste maior, já que o bagre tem uma boca grande e pode engolir o equipamento, se for muito pequeno. Opte pelo número 4.

As iscas para bagre são bastante variadas, mas como o peixe tem uma alimentação vasta e se atrai por iscas com odor forte, prefira as naturais. Entre as que você pode utilizar, estão:

  • lagostim;
  • fígado de frango;
  • língua de boi;
  • peixes pequenos;
  • minhocas.

Monte um sistema para a pesca de bagre

Para aumentar ainda mais as chances de pescar bagres, monte um sistema simples que mantenha a isca a um ponto mais fundo da água. Com poucos itens, você terá um equipamento bem completo e seguro. 

Pegue um pedaço de linha entre 50 e 60 centímetros e amarre o anzol à ponta. Com um stopper ou nó de correr, prenda uma chumbada de 5 a 7 gramas, dando uma distância de um palmo até o anzol.

Por último, na outra ponta, prenda um distorcedor, que vai ligar o sistema ao restante da vara. Faça um nó simples para que fique bem firme. 

pescar bagre
Para pescar os bagres do fundo, monte um sistema simples com chumbada.

Vista-se adequadamente

A vestimenta é tão importante quanto qualquer outro equipamento de pesca. Afinal, pescar sem as roupas corretas pode causar queimaduras, insolação, hipotermia e diversos problemas de saúde. 

Para a pesca de bagre, utilize camisas com proteção UV+50, que podem evitar queimaduras e proporcionar conforto durante as horas debaixo do Sol. Além disso, escolha roupas com tecido dry fit, que são flexíveis e ajudam a controlar a temperatura corporal.

Na Quisty, você encontra uma grande variedade de roupas para pescador. São estampas exclusivas, e que podem ser personalizadas com o seu nome, frases e até o nome da sua equipe. Para escolher a sua, clique no banner abaixo!

pescar bagre