Em qualquer excursão ou viagem de pesca, sempre tem alguém que esquece de levar um item importante, sejam equipamentos usados para a captura dos peixes, ou para o manejo e organização.

Uma das formas de evitar que isso aconteça é saber exatamente o que levar para uma pescaria. Entendendo qual a serventia de cada item e fazendo uma lista com todos eles, é mais fácil de conferir tudo antes de sair de casa.

Elencamos os itens essenciais para a sua pescaria e explicamos a serventia de cada um. No final, também disponibilizamos uma checklist para que você não se esqueça de nada. Vamos conferir?

Equipamentos de pesca

Para começar, é impossível ir para uma pescaria sem os equipamentos. Eles serão utilizados – em conjunto com as habilidades do pescador – para atrair, fisgar e manusear os peixes.

Como sempre ressaltamos, cada tipo de peixe exige um tipo de equipamento específico. Portanto, se informe sobre quais os utensílios mais adequados para conseguir capturar a espécie que você deseja.

O equipamento básico de um pescador consiste em vara de pesca, linha, molinete ou carretilha e anzol. Todos têm variações com relação a formato, tipo, capacidade e tamanho. Além disso, também pode ser necessário o uso de boia, stopper, chumbo ou líder.

o que levar para uma pescaria
Molinete e anzol são alguns dos itens imprescindíveis para a sua pesca.

Utensílios e acessórios de pesca

Além dos equipamentos, há outros itens que não são utilizados para a captura do peixe, mas que podem facilitar muito no manejo. Nenhum desses utensílios ou acessórios é necessário, mas seu uso é recomendado.

Como exemplo, temos os alicates, que servem tanto para desprender o anzol da boca do animal quanto para tirá-lo da água e fazer o manuseio. Como os peixes costumam se mexer após serem fisgados, isso pode evitar acidentes, além de ajudar a garantir sua famosa foto de pescaria.

Outro acessório importante é a maleta. Trata-se da melhor forma de organizar seus equipamentos como anzóis, iscas, stoppers, linhas e chumbos, facilitando a troca durante o dia.

Por fim, também temos o passaguá (também chamado carinhosamente de puça, jereré, landuá ou coador), que ajuda tirar os peixes da água – especialmente os maiores.

Outros itens facultativos são uma faca ou canivete, caso seja necessário cortar as iscas ou algum pedaço de linha, e uma lanterna, para se prevenir ao escurecer.

Iscas de pesca

As iscas talvez sejam um dos artigos de pesca mais pessoais. Muito embora haja recomendações de acordo com a espécie de peixe, a mão do pescador e as técnicas utilizadas são determinantes para a escolha do que levar para uma pescaria.

Por um lado, temos as iscas naturais, feitas a partir de matéria orgânica. Podem ser utilizados peixes inteiros ou em pedaços, frutos do mar, crustáceos, moluscos, minhocas, alimentos e massas, feitas de frutas, legumes, vegetais, farinha e outros ingredientes.

Além do visual, elas também podem atiçar o peixe pelo cheiro, sabor, coloração e consistência em contato com a água. 

O outro tipo são as iscas artificiais, feitas de materiais sólidos (madeira, plástico ou metal) para imitar características de animais marinhos. São divididas em iscas de superfície, iscas de meia água e iscas de fundo, de acordo com sua posição na água. 

o que levar para uma pescaria
Leve suas iscas favoritas para a pescaria!

Os tipos mais comuns são stick, sputnik, popper, deep runner, jigs e spinner. Nesse caso, o formato da isca, a barbela e a coloração influenciam bastante no comportamento do peixe. 

Vestimenta de pesca

Como sempre, não poderíamos deixar de ressaltar a importância de utilizar uma boa vestimenta de pesca. Sem esse fator, você pode desenvolver queimaduras, hipotermia, febre, náuseas e acabar tendo que ir para casa mais cedo. 

Comece escolhendo um bom chapéu ou boné que proteja o rosto da luminosidade e o couro cabeludo dos raios solares. Feito isso, vista o rosto com óculos polarizados e máscara, deixando toda a região da cabeça bem conservada.

O mais importante é justamente a camisa de pesca. Escolha um modelo que ofereça proteção contra os raios ultravioletas, impedindo que seu tronco e braços se queimem.

Além disso, também é importante que seja feita de tecidos dry fit, que permitem mais liberdade nos movimentos e também auxiliam no controle da temperatura corporal.

Checklist para pescaria

Por fim fizemos uma checklist com tudo o que levar para uma pescaria. Caso algum dos itens não seja adequado para a sua pescaria, basta tirá-lo da sua lista. 

Equipamentos

  • varas de pescar
  • linhas
  • molinete/carretilha
  • anzóis
  • bóias
  • stopper
  • chumbo
  • líder de fluorcarbono

Acessórios

  • alicates
  • maleta de pesca
  • passaguá
  • faca ou canivete
  • lanterna

Iscas

  • iscas naturais (peixes, frutos do mar, moluscos, minhocas e massas)
  • iscas artificiais (stick, sputnik, popper, deep runner, jigs e spinner)

Roupas

  • chapéu ou boné
  • óculos polarizados
  • máscara
  • camisa de pesca

Alimentos e bebidas

  • água potável

Conferiu todos os itens da lista do que levar para uma pescaria? Então agora você está pronto para fisgar seus peixes preferidos! Não se esqueça de se cuidar para evitar acidentes, que podem acontecer em viagens e excursões desse tipo.

Para assegurar sua segurança, garanta seu vestuário para pesca! No site da Quisty, você encontra camisas, máscaras, bonés e chapéus exclusivos., Basta clicar no banner abaixo para conferir!

o que levar para uma pescaria