O Brasil é muito conhecido por sua diversidade de locais para pesca esportiva. E enquanto muitos pescadores preferem praticá-la na água doce, em rios, represas e lagos, há quem goste mais de fisgar os peixes de água salgada, ouvindo o barulho das ondas e sentindo a brisa do mar.

Se é o seu caso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre os peixes que habitam os mares, praias e costeiras do nosso Brasil. 

Saiba quais são os principais tipos de peixes, os equipamentos mais utilizados, os locais para pescaria no Brasil, as iscas mais comuns e os cuidados para se tomar! Acompanhe com a gente!

Peixes de água salgada para pescar no Brasil

Antes das dicas de como pescar, é importante saber o que pescar. Como o Brasil exibe uma grande biodiversidade de norte a sul, encontramos diversas espécies de peixes de água salgada que são esportivas de se capturar. Abaixo, elencamos as 20 mais populares no país!

1. Anchova

A anchova é um ótimo peixe para se pescar na água salgada, pois é muito esportivo e costuma atacar a isca com frequência. É encontrada em boa parte do litoral brasileiro e se abriga principalmente nas áreas rochosas com arrebentação na maré.

É recomendado o uso de iscas artificiais com boa movimentação, e é muito importante utilizar boas técnicas de arremesso e dar leves toques com a carretilha ou molinete para atiçar o peixe.

peixes de água salgada anchova
Procure a anchova próximo das áreas rochosas e faça movimentos com o anzol para atiçá-la.

2. Badejo

Às vezes conhecidos como badeijo, abadejo ou cherne, esses peixes são uma espécie do grupo das garoupas. Quanto maior o animal, mais profundo é seu habitat, geralmente localizado próximo a tocas e cavernas.

O badejo pode ser capturado tanto com iscas naturais (camarões e pequenos peixes) quanto iscas artificiais de barbela longa. Um cuidado para se tomar é ao arremessar perto de pedras, para que a linha não enrosque.

Também é muito importante utilizar equipamentos robustos e de ação rápida, ou você pode perder os badejos do fundo. 

3. Bagre-bandeira

O bagre é um peixe sem escamas, que habita tanto na água doce quanto salgada. Pode ser encontrado principalmente na costa leste brasileira, se abrigando entre os rochedos e galhadas.

Para fisgá-lo, utilize iscas vivas como o camarão, pois o peixe é atraído pelo olfato. Escolha varas entre 3,5 e 4,2 metros de comprimento, linhas até 0,30 milímetros e um sistema com chumbada na ponta. 

4. Baiacu

Esse peixe é muito conhecido pelo veneno presente em sua carne, que ao ser ingerido pode ser letal. Porém, o que muitos pescadores não sabem é que o baiacu é uma espécie esportiva e divertida de se pescar.

Ele se alimenta de várias espécies de peixes, crustáceos, moluscos e algas, e por isso pode ser encontrado tanto em águas rasas quanto profundas, ou até em mar aberto. Os períodos em que são mais abundantes são primavera e verão.

A principal dica é utilizar chicote de fluorcarbono, pois o peixe possui dentes afiados e que podem cortar a linha com facilidade. 

5. Corvina

Com corpo alongado e cabeça protuberante, a corvina pode chegar a medir 80 centímetros e pesar 6 quilos. Pode ser encontrada em boa parte do litoral brasileiro, em locais tranquilos e com pouca correnteza, principalmente durante o inverno.

O segredo para atrair esse peixe de água salgada das profundezas é utilizar um sistema simples com chumbada. Assim, quando o peso tocar o fundo, o anzol ficará suspenso e se movimentará juntamente com a água. 

Além disso, prefira a utilização de iscas naturais, como sardinha, piaba e lambari.

6. Dourado-do-mar

O dourado-do-mar é um verdadeiro bruto: pode alcançar 2 metros de comprimento e pesar 40 quilos. É um peixe que habita todo o litoral do Brasil e costuma ficar próximo à superfície, perseguindo suas presas. Portanto, é pescado com iscas de superfície.

Evidentemente, é preciso utilizar equipamentos robustos, como varas acima de 60 libras. Além disso, tenha à disposição pelo menos 150 ou 200 metros de linha com resistência acima de 30 libras.

Faça arremessos longos com iscas vivas ou artificiais de superfície e prepare-se, pois a briga pode demorar. O dourado-do-mar não desiste com facilidade, mas, com insistência, você terá um verdadeiro troféu nas mãos para tirar fotos e mostrar para os amigos.

peixes de água salgada dourado
Para pescar dourado-do-mar, utilize equipamentos reforçados.

7. Linguado

Famoso por habitar a zona costeira, o linguado tem os dois olhos do mesmo lado do corpo graças ao seu estilo de vida: o peixe nada levemente inclinado e costuma se abrigar deitado no fundo do mar.

Por ter uma alimentação carnívora, utilize iscas vivas, como pequenos peixes, moluscos ou vermes. As artificiais que imitam esses animais também podem ser efetivas se bem trabalhadas.

Solte o anzol na água até o fundo utilizando uma chumbada simples e aproveite o movimento da correnteza para que a isca se movimente e chame a atenção do bocudo.

8. Olho-de-cão

Apesar de pequeno (não costuma ultrapassar 30 centímetros), esse peixe de escamas é muito gostoso de se pescar. Se esconde no fundo do mar, entre rochas, areia e corais do Oceano Atlântico.

É muito abundante durante o verão na região Nordeste do Brasil, tanto nas praias quanto em regiões costeiras. Utilize iscas artificiais do tipo jig, que são um ótimo atrativo para o bocudo.

9. Pampo

O pampo é conhecido por ser alto, achatado e colorido: pode ter tonalidades de branco, prata, azul e amarelo. Se alimenta de peixes, crustáceos e moluscos, e vive em praias e costões, até 30 metros de profundidade. Pode chegar a 60 centímetros de comprimento e 4 quilos.

Pode ser capturado tanto com iscas artificiais, como jigs e shads, quanto com as naturais, como camarões, tatuíras e sarnambis. Para evitar que a linha se rompa, monte um chicote simples com fluorcarbono.

O canal do Tiago Mariano tem uma dica de como pescar pampos. Confira no vídeo abaixo!

10. Peixe-espada

Abundante em águas frias do Oceano Atlântico, especialmente próximo a baías e ilhas, tem esse nome por ser um peixe esguio, comprido e prateado, sendo similar a uma espada. Não confundir com o marlim-azul, que às vezes é chamado erroneamente de peixe-espada.

Por ser uma espécie carnívora, é muito atraído por iscas naturais como a sardinha, porém também é possível capturá-lo com artificiais azuis ou prateadas que imitem o peixinho. Como a boca do peixe-espada é pequena, preste atenção se ele já está ferroado antes de puxá-lo.

É um peixe muito agressivo, portanto, utilize um chicote de aço na ponta da linha e, ao puxá-lo, tome cuidado, pois tem comportamento imprevisível. Devolva à água o mais rápido possível, já que também se trata de uma espécie sensível.

peixes de água salgada peixe-espada
Espere o peixe-espada morder a isca por completo antes de puxá-lo. 

11. Pescada 

É um peixe muito apreciado na culinária e que proporciona uma pescaria esportiva e divertida. As pescadas podem ser brancas ou amarelas, e geralmente possuem a boca grande e com dentes protuberantes.

É um ótimo alvo para quem gosta de pesca noturna, já que o animal sobe à superfície nesse período para caçar outros peixes. Durante o dia também podem ser capturados mais ao fundo.

Utilize um equipamento médio e teste tanto iscas naturais (como camarões vivos) quanto artificiais (como plugs de meia-água e jigs).

12. Robalo

O bom e velho robalão é um dos peixes de água salgada mais conhecidos pelos pescadores. Vive em estuários e costeiras de boa parte do litoral brasileiro, e algumas vezes em mangues e partes altas de rios.

Responde bem tanto às iscas naturais, como camarão vivo, corrupto vivo, lambari e piaba, quanto artificiais, como zara, stick e popper. Nesse último caso, utilize cores chamativas, como amarelo, verde-limão e rosa, para chamar a atenção do bicho.

Use sua sensibilidade e alterne entre toques rápidos e longos com a vara para chamar a sua atenção.

13. Tainha

A tainha é muito abundante no litoral Sul e Sudeste do Brasil, e pode chegar a medir 1 metro e pesar 8 quilos. Os pescadores profissionais costumam capturá-la em tarrafas, mas também é possível fisgá-la pelo anzol.

Utilize carretilhas e varas de porte médio, pois é uma boa briga. Também é essencial utilizar uma boia própria para a pescaria de tainha, tanto como forma de cevar o peixe como de fisgá-lo.

14. Tarpon

O tarpon – às vezes chamado de pirapema, pema, camarupim e tarpão – é um peixe de água salgada que pode chegar a medir 2,5 metros e pesar 150 quilos. É conhecido por sua boca ossificada e grande.

São mais abundantes no Hemisfério Norte, mas também podem ser encontrados no Norte e Nordeste brasileiro. Para capturá-lo, utilize equipamentos reforçados, como anzóis 4/0 ou 8/0 e linhas até 30 libras.

peixes de água salgada tarpon
Pesca de tarpon: invista em equipamentos reforçados que aguentem o peso e a força do peixe.

15. Xaréu

Essa espécie encanta muitos pescadores por sua beleza: tem uma coloração brilhante, entre o prateado e o dourado, às vezes com tonalidades de azul e amarelo, corpo achatado e cauda furcada. Pode ter 1,5 metro de comprimento e pesar até 25 quilos.

Aqui vão algumas dicas de pescaria de xaréu: procure no litoral baiano, local em que o peixe é muito abundante; utilize anzóis entre 2/0 e 6/0 e linhas por volta de 0,30 milímetros. Não se esqueça de reforçar seu kit com um chicote de fluorcarbono com espessura entre 0,70 e 0,90 milímetros.

16. Betara

Também conhecida como papa-terra, perna de moça, judeu e corvina cachorro, trata-se de um peixe briguento que passa boa parte do dia procurando por alimento no fundo dos mares, na região da arrebentação das praias.

A dica é usar uma chumbada fixa com pernada longa para o fundo, região em que o peixe mais ataca a isca. Lembre-se de deixar a pontinha do anzol à mostra, para que a betara seja ferroada durante o bote.

17. Caranha

Encontrado da costa do Amapá ao Paraná, a caranha tem corpo alongado e uma grande boca com dentes pontiagudos. Costuma medir por volta de 65 centímetros e 8 quilos, embora haja exemplares de mais de 1,5 metro.

É possível pescá-la tanto com iscas naturais quanto artificiais. Utilize equipamentos de perfil médio a pesado. Equipe a ponta da linha com um empate de aço para evitar que o peixe corte-a com os dentes.

18. Cavala

A cavala tem um corpo achatado, fusiforme e com pequenas escamas, podendo chegar a medir 1,5 e pesar 30 quilos. É um peixe briguento, famoso por seu comportamento agitado e seus saltos sobre a água durante a fisgada. 

Para capturá-la, é necessário escolher uma bóia que mantenha a isca em meia água, e equipamentos de ação média a pesada.

peixes de água salgada cavala
Cavala: encontrada em todo o Brasil, é um peixe de meia água.

19. Olho-de-Boi

É um peixe robusto, achatado e pouco comprido, que habita principalmente costões rochosos e recifes. Pode alcançar os 2 metros de comprimento, pesando impressionantes 80 quilos.

Graças a seus hábitos carnívoros (se alimenta de peixes e lulas), aposte nas iscas naturais – principalmente a sardinha – para atraí-lo. Além disso, prepare-se para a briga, pois esse animal não desiste com facilidade. 

Dica extra: essa espécie se locomove em pequenos cardumes, por isso, se você capturou um olho-de-boi, é provável que consiga fisgar outros que estejam próximos.

20. Agulha

Finalizando nossa lista com um peixe mais leve, semelhante ao peixe-espada. Porém, não se engane com o seu tamanho: é uma espécie muito voraz e com uma fisgada intensa, muito divertida de se pescar.

O agulha habita as zonas costeiras e algumas vez até sobe para os rios. Para pescá-los, use iscas naturais e anzóis pequenos, que caibam em sua boca achatada.

Como pescar peixes de água salgada?

Agora que você já está familiarizado com os peixes (e com algumas dicas básicas para capturá-los), chegou a hora de conferir as melhores dicas de como pescá-los! Abaixo, elencamos algumas:

Qual a melhor época para pescar na água salgada?

Sabemos que, para o pescador, não existe tempo ruim para pescaria. Entretanto, há épocas do ano em que os peixes estão mais ativos e atacam mais a isca, justamente por sofrerem influência de fatores externos.

Isso porque, assim como os seres humanos, os peixes se comportam de forma diferente de acordo com as estações, a temperatura, os ventos, a quantidade de luz e sombra, a disponibilidade de comida, entre outros tantos fatores.

Geralmente, o período entre primavera e verão, mais precisamente de outubro a março, é o melhor para se pescar em água salgada. É a época em que as temperaturas do mar são mais altas, e os peixes se aproximam da superfície para buscar alimento.

peixes de água salgada qual a melhor época para pescar na água salgada
O verão é a melhor época para os pescadores de água salgada.

Além disso, no calor, a oxigenação na água é maior, tornando a maioria dos animais mais ativos e propensos a atacar a isca. 

Entretanto, a época de cada peixe de água salgada pode variar segundo as características da espécie. Sempre há aqueles com metabolismo diferente e que preferem as estações mais amenas, como é o caso da tainha. 

Qual a melhor lua para pescar em água salgada?

A lua tem uma relação muito íntima com os oceanos. Conforme o satélite natural se aproxima da Terra, ele pode acabar deformando as águas graças a força da gravidade, formando as famosas marés. Por isso, suas diferentes fases também afetam diretamente no comportamento dos peixes. 

Se você tem costume de pescar em alto mar, prefira o período de lua cheia, pois a iluminação natural é mais abundante e os animais estão mais agitados, próximos da superfície da água.

Já se você prefere pescar em baías e costeiras, programe sua pescaria para os períodos de lua crescente e minguante, que também oferecem uma boa luminosidade, e os peixes estão à procura de alimento em regiões mais rasas.

A dica é evitar a lua nova, período em que os animais estão mais escondidos e o pescador tem pouca visibilidade.

Quais os melhores equipamentos para pesca em água salgada?

Ainda que você seja um excelente pescador, sem os equipamentos de pesca adequados, será muito difícil pescar seus peixes favoritos. Esses utensílios servem para ajudar a colocar suas técnicas em prática e facilitar ainda mais a captura de grandes brutos.

Já de início, é importante ressaltar que a escolha dos equipamentos depende muito do tipo de peixe que você pretende pescar. Acima, já listamos algumas dicas que podem auxiliar na sua escolha. 

A seguir, você terá uma ideia geral a respeito dos melhores equipamentos para água salgada, levando em consideração o tamanho e o peso médio dos peixes e as características do ambiente.

Vara de pesca

A pesca de arremesso, seja na praia ou na costa, exige a utilização de uma vara com um bom comprimento para buscar os peixes. A dica é escolher um modelo com pelo menos o dobro da sua altura (geralmente entre 3,4 e 4,5 metros).

Ela também precisa ter uma boa envergadura, o que proporciona à vara um melhor arremesso e uma libragem de pelo menos 50 libras.

peixes de água salgada vara de pesca
A pesca de praia exige uma vara longa e com boa envergadura.

Já para os pescadores de alto mar, a regra é um pouco diferente. Como os peixes ficam mais próximos dos barcos, você pode utilizar uma vara de menor comprimento para trabalhar a isca verticalmente. 

Os modelos tubulares ou maciços com tamanho entre 1,5 e 2 metros são mais que suficientes para essa modalidade. A libragem pode variar entre 15 e 30 libras, de acordo com o peixe e o restante do equipamento.

Dica importante: se possível, tenha à disposição mais de um modelo de vara de pesca para ir trocando durante o dia. Você conseguirá resultados incríveis!

Molinete

Para fisgar peixes de água salgada, ao invés da carretilha, é comum optar por molinete. O segredo é escolher um modelo grande e robusto, que comporte uma grande quantidade de linha.

Linha de pesca

Para a pesca de praia, a melhor opção, geralmente, é linha de monofilamento com espessura entre 0,14 a 0,25 mm. Para o alto mar, escolha as mais grossas, entre 0,50 mm a 60 mm.

O mais importante é que você tenha bastante linha à sua disposição, pois na pesca de água salgada, os peixes costumam puxá-la bastante. Um comprimento bom é de pelo menos 100 metros.

Iscas

As iscas são um grande divisor de opiniões entre os pescadores: há sempre quem prefere as naturais, e quem não abre mão das artificiais. Na pesca de água salgada, não há uma regra, e é possível ter ótimos resultados com as duas. 

Se você é do time das iscas naturais, algumas alternativas comuns são peixes e frutos do mar, como sardinha, camarão, lula e siri, e moluscos, como corrupto, tatuíra e sarnambi. Para que fiquem bem presos ao anzol, enrole com elastricot.

Já as melhores opções de iscas artificiais são jumping jigs, shads e shrimp dancers, pois têm um movimento mais natural, similar ao dos peixes. 

Dica extra: Cuidados com equipamentos de pesca

Os equipamentos de pesca de água salgada exigem grande cuidado por parte dos pescadores, pois com o passar do tempo, a salinidade da água e da brisa marítima podem danificá-los. 

Para evitar que isso ocorra, faça manutenção com frequência, limpando cada uma das peças e retirando o excesso de água e areia. 

Dica importante: para aumentar a durabilidade dos equipamentos, você também pode marinizá-los, ou seja, passar uma demão de spray de silicone. Isso ajuda a diminuir os malefícios da salinidade da água.

Roupas para pesca na água salgada

Será que você já está pronto para a pescaria? Ainda não! Mesmo conhecendo os peixes, as condições externas e os melhores equipamentos e técnicas, é importante que você se proteja adequadamente!

Ao pescar na água salgada, seja em alto mar, nas praias, nas baías ou na costeira, o pescador está vulnerável a diversos fatores externos como a radiação ultravioleta, emitida pelo sol e as altas temperaturas. Sem a proteção adequada, isso pode ocasionar queimaduras, hipotermia e até favorecer o desenvolvimento de doenças graves, como câncer de pele.

Além disso, também é essencial a utilização de roupas que proporcionem uma boa flexibilidade, para facilitar a movimentação durante a pesca, e que sejam confortáveis quando vestidas.

Confira, a seguir, quais peças de roupas são essenciais para a pesca em água salgada, disponíveis no site da Quisty!

Camisa de pesca

A camisa de pesca é a armadura do pescador. Essa peça de roupa é capaz de oferecer proteção necessária para uma pescaria de horas, amenizando qualquer efeito causado pelo clima e intempéries, além de proporcionar um ótimo conforto.

Sua primeira vantagem é justamente a proteção contra os raios ultravioleta. Como o pescador fica em contato com a luz solar durante horas, não é incomum que tenha problemas de saúde em decorrência dessa exposição. A camisa cria uma barreira protetora entre a radiação e a pele, impedindo que ela se queime ou sofra danos. 

A dica é optar por uma camisa com fator de proteção UV 50+, o que significa que sua pele demora 50 vezes mais o tempo convencional para sofrer os prejuízos da radiação solar.

A camisa de pesca também auxilia no controle da temperatura corporal. Por ser feita em tecido dry fit, uma microfibra com pequenos furinhos em sua extensão, ela não se encharca, ao contrário de malhas comuns como algodão e poliéster, e ainda permite a passagem de ar.

Por fim, vale ressaltar que essa peça de roupa é confortável e flexível, possibilitando que o pescador se movimente livremente durante a pescaria.

peixes de água salgada camisa de pesca
peixes de água salgada

Máscara de pesca

A região do rosto e do pescoço também pode ficar vulnerável durante a pesca em água salgada. Para evitar os malefícios do sol e do clima, vista uma máscara de tecido dry fit que cubra essa região. 

Dica: para proteger todo o rosto, combine a máscara com um óculos de sol polarizado com proteção contra os raios ultravioleta.

peixes de água salgada
peixes de água salgada

Chapéu/boné de pesca

O couro cabeludo é uma das regiões mais afetadas pelos raios solares. Por isso, para finalizar sua vestimenta de pescador, não se esqueça de utilizar um chapéu ou boné, que ofereça proteção contra a radiação.

peixes de água salgada boné e chapeu
peixes de água salgada

A pesca de peixes de água salgada não é tão fácil quanto muitos pensam, porém, com esse guia completo que você acabou de conferir, será muito mais fácil fisgar uns bons brutos e se divertir com os amigos.

Vale lembrar que a pesca não é uma ciência. É importante compreender os hábitos dos peixes e os fatores externos da natureza, mas também é essencial treinar e ter suas próprias experiências. Quanto mais você se aventurar, mais vai aprender sobre esse esporte que tanto amamos. 

Por fim, não se esqueça de se proteger! Na Quisty, você encontra modelos exclusivos de roupas para pescaria, estampadas com seus peixes de água salgada favoritos. Clique no banner abaixo e confira!

peixes de agua salgada quisty