A pesca no mangue exige do pescador um pouco de experiência e de preparo com equipamentos e com logística. Realizada na maioria das vezes em uma embarcação, essa modalidade garante sempre muita emoção e aprendizado.

O mangue é uma área importantíssima para o meio ambiente, sendo um dos ecossistemas mais ricos que existem, sua existência é essencial para a vida marinha e para qualidade da água do mar. Então, há a necessidade de se observar as marés e, principalmente, o clima, que pode mudar repentinamente nessas regiões.

Neste post, nós vamos expor alguns dos pontos mais importantes sobre a pesca esportiva no mangue. Certamente, o material será de grande valia para você pescador!

Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura!

Entenda mais sobre a importância do mangue na natureza

Além de ser fundamental para a vida marinha e para qualidade da água do mar, como dito, o mangue é um habitat único para dezenas de seres vivos.

Várias espécies de peixes e de outros organismos vivem exclusivamente nesse tipo de ambiente e, obviamente, cada um deles realiza seu papel no equilíbrio de todo o ecossistema de uma determinada região.

Outro ponto importante de ser mencionado é que os mangues ajudam a amenizar o efeito estufa, fazendo remoção de uma parte do dióxido de carbono que está presente na atmosfera.

Devemos ressaltar que o CO2 é importante para vida vegetal. Plantas e algas utilizam dióxido de carbono para realizar a fotossíntese. Portanto, sua presença é essencial para a vida e para a manutenção da flora de uma determinada localidade.

No Brasil, os mangues são protegidos por lei desde 1965. Entretanto, é importante lembrar que essas áreas ainda estão sob risco da ação do homem no meio ambiente.

Conheça as vantagens e desvantagens da pesca no mangue

Agora que você já sabe mais acerca dos manguezais, chegou a hora de falarmos sobre a parte mais esperada: a pesca esportiva nesses locais.

As vantagens

Falando primeiramente sobre as vantagens da pesca nesse habitat, nós podemos ressaltar acima de tudo a grande quantidade de espécies de peixe que estão presentes. O maior destaque fica para o robalo, que é um dos animais mais cobiçados pelos pescadores.

Esse peixe é inteligente e proporciona um grande desafio para quem está em busca de uma experiência intensa na água. Ele apresenta uma boa tração na corda e quase sempre garante ao pescador um excelente dia.

Outra vantagem que podemos mencionar é a extensão da área de pesca. O Brasil é o segundo país do mundo com cobertura total de manguezal. Isso significa que dificilmente o pescador ficará sem novas áreas para prosseguir com sua atividade esportiva.

As desvantagens

Agora, falando a respeito das desvantagens, devemos ressaltar que a pesca nos manguezais exige muita preparação.

A utilização de equipamentos especiais — que envolve a escolha adequada de varas, molinete, linhas, um bom repelente e vestimentas de qualidade para o conforto no esporte, por exemplo — é mandatória. Sem bons equipamentos não há possibilidades de uma boa pescaria.

A utilização de um barco também é recomendada, o que pode ser um empecilho para aqueles que começam a ter suas primeiras experiências de pesca no mangue.

Saiba que os peixes dessas regiões também demandam boas iscas devido à boa alimentação a que têm acesso em seu habitat. Além disso, quase sempre é preciso observar as marés e o comportamento dos animais para conseguir resultados satisfatórios no dia da pescaria.

Como você pode observar, o ambiente em questão exige muito do pescador. Por isso, o mangue se apresenta como lugar fundamental para quem já soma uma significativa “quilometragem” no esporte que atrai milhares de fãs ao redor do mundo.

Gostou do conteúdo sobre pesca no mangue? Que tal aprofundar ainda mais seus conhecimentos e fazer a leitura do nosso material sobre pescaria noturnaBoa leitura!